Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010 | por Marianna Peres

Estado é 2° maior produtor de madeira. Juara lidera ranking

Juara, município a pouco mais de 700 quilômetros ao norte de Cuiabá, conhecido nacionalmente por deter o quarto maior rebanho do Brasil e o maior de Mato Grosso – mais de 907 mil cabeças – passa a ser conhecido também, como maior produtor nacional de madeira em tora do país, responsável por 4,5% da produção nacional. Conforme números divulgados ontem pelo IBGE, foram extraídos 688,92 mil metros cúbicos (m³). No balanço anual, Mato Grosso ocupa o 2° lugar do ranking, atrás apenas do Pará.
Leia mais...

Rebanho mato-grossense cresce 5,15%

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010 | por Marianna Peres

A liderança nacional no efetivo de bovinos, mantida há alguns anos por Mato Grosso, foi confirmada novamente pelo IBGE, que divulgou ontem a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2009. O rebanho local expandiu 5,15% em relação a 2008, três vezes e meia mais que a evolução registra no país, em 1,5%, no mesmo período.
Leia mais...

Renda dos trabalhadores cresce 6,5% e atinge maior marca da série do IBGE

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

Estimado em R$ 1.515,40, o rendimento médio dos trabalhadores das seis principais regiões metropolitanas do país atingiu em outubro a maior marca da série histórica do IBGE, iniciada em março de 2002, com crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo mês de 2009.
Leia mais...

ANTT analisa duas impugnações ao edital do leilão trem-bala

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

O superintendente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Hélio Mauro, informou que o edital do trem-bala tem dois pedidos de impugnação. Segundo ele, os pedidos não são de concorrentes e estão relacionados aos problemas apontados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no estudo de viabilidade.
Leia mais...

Governo decide amanhã se adia leilão do trem-bala

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

O diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, e representantes da indústria ferroviária em reunião nesta quinta-feira foram informados que o governo vai anunciar amanhã se mantém o leilão do trem-bala na segunda-feira ou se adia.
Leia mais...

Consumidor terá que pagar 15% de fatura do cartão de crédito, no mínimo, a partir de 2011

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

O consumidor deverá pagar pelo menos 15% de sua fatura mensal de cartão de crédito a partir de junho de 2011, conforme portaria editada nesta semana pelo Banco Central. A partir de 1º de dezembro de 2011, essa exigência sobe para 20%.
Leia mais...

PanAmericano é assunto em reunião do Copom desde julho, segundo BC

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) de reduzir o ritmo de alta dos juros em julho e de encerrar o ciclo de aperto monetário em setembro foram tomadas em um cenário em que já sabia que havia problemas no sistema bancário em relação à venda de carteiras de crédito.
Leia mais...

Base de assinantes de TV paga sobe 26% no ano até outubro, diz Anatel

Publicado em Quinta - 25 de Novembro de 2010

O mercado de televisão por assinatura brasileiro cresceu 3,56% em outubro em relação a setembro e 25,7% no ano até o mês passado, informou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira.
Leia mais...

Cuiabá foi principal gerador de empregos mês passado

Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2010 | por Karoline Kuhn

A capital mato-grossense foi a principal geradora de empregos em outubro entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. O saldo é de 442 empregados a mais, resultado de 7.287 admissões e 6.845 demissões feitas por todas indústrias e empresas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Leia mais...

Rebanho de suínos e aves cresce mais do que de bovinos, aponta IBGE

Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2010

De 2008 para 2009, os rebanhos de suínos e aves (galos, galinhas e frangos) cresceram a um ritmo maior do que o de bovinos, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira. Nos dois primeiros casos, a expansão foi de 3,3% e 2,7%, respectivamente. Já o efeito de bois e vacas subiu apenas 1,5%, totalizando 205,3 milhões de cabeças _contingente superior à população brasileira.
Leia mais...