Noticias Economia
Preços para a baixa renda recuam 0,31% em junho, aponta FGV
Os preços para a baixa renda, mensurados pelo IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor --Classe 1), caíram em junho com uma variação negativa de 0,31%
Semestre fecha em alta
A greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), a partir da última semana de junho, prejudicou as vendas daquele mês, mas não foi suficiente para impedir o crescimento de 13,09% no volume de emplacamentos no primeiro semestre do ano, percentual que supera a média nacional.
Índice Ceagesp recua 4,67% em junho
Pelo terceiro mês seguido, o Índice Ceagesp registrou recuo. Em junho, houve queda de 4,67%. Para o economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) Flávio Godas, as geadas ocorridas no final do mês passado nas regiões Sul e Sudeste não provocaram aumento de preço suficiente para alterar a tendência de queda no período.
Primeiro semestre de 2011 mostra comércio forte
“Podemos considerar que este semestre foi muito bom para o varejo de maneira geral, com altos volumes de vendas e em expansão”, pontua Nelson Soares, superintendente da CDL Cuiabá. Mês a mês, o movimento do varejo, de acordo com Serviço de Proteção ao Crédito SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas (SPC/CDL Cuiabá), mostrou fevereiro 3,84% maior que janeiro; março 31,56% superior a fevereiro; abril 1,76% maior que março; maio 11,63% frente a abril; e junho 0,94%, comparado a maio.
Dólar atinge R$ 1,57 no fechamento; Bolsa cai 0,6%
Analistas do mercado de moeda notam que o cenário externo ainda continua como fonte de preocupações.
Produção de veículos no país cresce 4,1% no semestre
A produção de veículos montados no Brasil (1,71 milhão de unidades) cresceu 4,1% no primeiro semestre ante o mesmo período no ano passado, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pela Anfavea (associação das montadoras).
Cai confiança do empresário do setor de serviços na economia
O empresário do setor de serviços está menos confiante na situação atual da economia assim como no cenário para os próximos meses.
Crise de preços do arroz afeta comércio de municípios do RS
A falta de renda que afeta os arrozeiros devido aos baixos preços do produto começa a preocupar os lojistas dos municípios do Rio Grande do Sul que vivem da produção do grão. Segundo os empresários do setor de varejo, algumas atividades comerciais comuns em época de colheita, como reformas, construções e troca de móveis, não estão acontecendo.
Estratégia não-definida
Mesmo adubados de otimismo em relação à nova temporada agrícola, que além de incremento na produção promete bons preços no mercado internacional, os sojicultores mato-grossenses tiveram um sobressalto na última semana, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) mostrou que os problemas climáticos não prejudicaram as lavouras na proporção que se imaginava.
Frio impulsiona vendas de roupas e de outros produtos
O período de frio em Cuiabá costuma aquecer as vendas de roupas típicas para esta época do ano. Como em Cuiabá o frio praticamente tem um calendário incerto e costuma vir por frentes frias inesperadas, as pessoas deixam para fazer estas compras conforme a necessidade aparece.