Noticias Economia
Assegurada área ao milho
A semeadura da soja, em Mato Grosso, evolui em um cenário oposto ao registrado no ano passado, quando a forte estiagem atrasava os trabalhos das plantadeiras, o que por sua vez colocava em xeque o tamanho da segunda safra e mais, a sua qualidade. Com as chuvas mais regulares nesta reta final de outubro, o que se colhe neste momento do campo é um avanço de 23,5 pontos percentuais em relação ao ritmo observado em igual período do ano passado. Mais que um indicador de uma boa safra à soja mato-grossense, esta performance revela que a área destinada ao cultivo do milho segunda safra, dentro da janela de plantio, está assegurada.
Taxas de juros e burocracia são maiores entraves para expansão do crédito
As altas taxas de juros e a excessiva burocracia são os principais entraves para a expansão do crédito no Brasil, segundo análise do presidente do Grupo Advento e vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), Juan Quirós.
JBS é empresa brasileira mais internacionalizada
A JBS-Friboi é primeira colocada no ranking de transnacionais brasileiras em 2011, pelo segundo ano consecutivo. É o que aponta um levantamento elaborado pela Fundação Dom Cabral com base em receita, ativos e número de funcionários de 65 companhias no ano passado.
Agricultura familiar precisa de Políticas Públicas, aponta Riva
Com uma economia baseada no setor primário, Mato Grosso necessita de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, a fim de promover investimentos tecnológicos no setor na busca de uma economia sustentável. Esta foi a avaliação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, nesta sexta-feira (21), durante a abertura da audiência pública, que discutiu questões ambientais, em especial a sustentabilidade dos recursos hídricos no Brasil. O evento faz parte de uma série de reuniões referente à Conferência das Nações Unidas Rio + 20, que irá acontecer em junho de 2012.
Hyundai: empresa já exportou 2 mi de veículos para a A. Latina
A Hyundai Motor, maior fabricante automobilístico da Coreia do Sul, exportou para a América Latina dois milhões de veículos, a metade deles nos últimos cinco anos, informou neste domingo a companhia.
Impasse do pré-sal atrasa leilões da ANP
Se o impasse em relação aos royalties, no caso de a divergência entre Estados produtores e não produtores continuar após a apreciação da Justiça, tende a resultar em mais um atraso na fixação das datas das próximas rodadas de licitação de blocos exploratórios de petróleo.
Desaceleração da economia faz empresa enxugar operação
A desaceleração do ritmo de crescimento da economia brasileira fez com que as empresas enxugassem as operações. Um quarto das demissões de funcionários que ocupam cargos de gerência e direção de grandes e médias companhias neste semestre ocorreu por causa de cortes estruturais, revela pesquisa da consultoria Produtive, especializada em recolocação de profissionais.
Investidor reduz aposta em commodities no 3º trimestre
Investidores reduziram a exposição nos mercados de commodities por dois trimestres consecutivos, o que ocorre pela primeira vez desde a última crise financeira global, de acordo com o banco de investimentos Barclays Capital. O volume de recursos aplicados em commodities no terceiro trimestre do ano caíram US$ 15 bilhões, para US$ 393 bilhões. Os mercados de energia representaram a maior perda trimestral dos fundos desde que o banco começou a coletar os dados, no início de 2008.
Soja: exportação de MT em setembro cai 5%
O volume exportado por Mato Grosso, em setembro, foi de 349 mil toneladas, apresentando diminuição de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o volume exportado foi de 371 mil toneladas, segundo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Leia mais...
Cemat amplia produção de energia pensando na Copa
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa visitou na manhã desta quinta-feira (20.10), as obras da subestação de energia elétrica da Rede Cemat, no Distrito Industrial, em Cuiabá, que teve a capacidade ampliada em 80%, com a substituição de um transformador de 25 megavolts-amperes (MVa) por um de 45 Mva.
Leia mais...
