Noticias Economia
Elevação da taxa tem pouco efeito prático, diz Anefac
A elevação da taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano, na última quarta-feira dia 8, “tem pouco impacto nas taxas de juros das operações de crédito” porque existe grande descompasso entre a taxa definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e as taxas efetivamente cobradas ao consumidor.
Honda prevê queda de 65% no lucro anual, afetado por terremoto
A Honda Motor informou nesta terça-feira que prevê uma queda maior que a esperada, de 65%, no lucro operacional deste ano, enquanto luta para se recuperar do terremoto que atingiu o Japão em março.
Bovespa "murcha" no fim e fecha praticamente estável
Mercado imobiliário da Baixada Santista passa por elitização
Os investimentos destinados à exploração de petróleo no pré-sal e a injeção de R$ 6 bilhões na expansão do porto de Santos aqueceram o mercado imobiliário da Baixada Santista e levaram o setor a um processo de elitização.
No G20, Brasil dirá não ao controle de preços
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, já tem em mãos o texto básico da proposta sobre a criação de mecanismos de estabilização dos preços agrícolas. O assunto será discutido em Paris, França, na reunião do G20, no próximo dia 22. Wagner Rossi disse que está estudando o documento e reiterou a posição brasileira contrária a qualquer tipo de controle de preços.
93,8% dos salários têm aumento real em 2010
O porcentual de pisos salariais reajustados acima do índice oficial de inflação em 2010 foi de 93,8%, patamar acima do atingido em 2009, que ficou em 92,9%. O resultado faz parte dos dados que integram o Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que desde 2009 promove a análise do avanço dos pisos salariais. O Dieese considera ganho real o reajuste que supera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Inadimplência do consumidor sobe 8% em maio
A inadimplência dos consumidores cresceu 8,2% em maio ante abril o que representa a maior alta mensal desde março de 2010, de acordo com dados divulgados hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Em relação a maio do ano passado, a inadimplência dos consumidores avançou 21,7% no quinto mês de 2011. De janeiro a maio deste ano, a alta acumulada é de 20,6% ante o mesmo período de 2010.
Sinop: preço do etanol cai 3,67% e da gasolina 1,19%
Os preços médios dos combustíveis nos postos continuam caindo e, em Sinop, dados da Agência Nacional de Petróleo apontam redução de 3,67% no valor do etanol e, de 1,19%, no da gasolina analisados entre a última semana de maio e a primeira de junho.
Ipea lança Boletim de Economia e Política Internacional
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nessa terça-feira, dia 14, a sexta edição do Boletim de Economia e Política Internacional. A publicação, trimestral, trará artigos de pesquisadores da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) e convidados.
Bovespa opera instável na abertura; dólar atinge R$ 1,59
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera instável nos primeiros negócios registrados nesta segunda-feira. Tendo uma agenda econômica repleta de indicadores importantes para esta semana, e a expectativa pelo socorro financeiro à Grécia, analistas preveem um período volátil para as Bolsas de Valores.