Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Alexandro Martello

Mercado aposta em alta maior do PIB no ano

Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, a sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 7,13% para 7,20%, informou nesta segunda-feira (5) o Banco Central por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa da autoridade monetária com os analistas do mercado financeiro. Essa foi a 16ª elevação consecutiva deste indicador.
Leia mais...

Copa eleva atividade do comércio em junho, indica a Serasa

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

A procura dos consumidores por aparelhos eletrônicos, impulsionada pela Copa do Mundo de futebol, foi o principal motivo para a alta de 0,1% apurada em junho ante maio pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, descontadas as influências sazonais.
Leia mais...

Gratificação perde espaço nos salários

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Edna Simão

Antes utilizadas como artifício para elevar a remuneração, as gratificações para os servidores públicos perderam espaço para os reajustes salariais no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A mudança da política de correção salarial do funcionalismo ficou evidente em 2007 e se intensificou no ano seguinte, quando várias categorias tiveram melhora dos rendimentos mensais básicos e, algumas delas, incorporaram as gratificações fixas.
Leia mais...

Salão do Automóvel terá novo recorde

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Cleide Silva

Carros elétricos, híbridos e modelos futuristas já têm presença garantida no Salão do Automóvel de São Paulo, seguindo a tendência dos principais salões do setor, como os de Detroit (EUA), Paris (França) e Frankfurt (Alemanha). O evento brasileiro, que está entre os seis maiores do mundo, será realizado em outubro e terá mais de 450 automóveis em exposição, cerca de 40% deles lançamentos, de acordo com os organizadores.
Leia mais...

Na China, Brasil vai além da commodity

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Paula Pacheco

A China exporta todo tipo de mercadorias para o Brasil, das bugigangas encontradas no comércio popular ao aço e maquinário que atormentam os concorrentes nacionais. Mas também há empresas que fazem o caminho inverso e vendem produtos brasileiros para os chineses ? não apenas commodities, como minério de ferro e soja, mas itens de alto valor agregado.
Leia mais...

Gargalo de infraestrutura chega ao setor de carga aérea

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Renée Pereira

Depois do estrangulamento do setor portuário, agora é a vez de os aeroportos sentirem os efeitos da falta de infraestrutura para o transporte de cargas. Os problemas são iguais aos dos portos: faltam áreas de armazenagem, instalações (câmaras refrigeradas) para produtos especiais e mão de obra suficiente para liberar as mercadorias dentro de padrões internacionais.
Leia mais...

Empresas entram em campo para a Copa de 2014

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Raquel Landim

A seleção brasileira se despediu da Copa da África do Sul na sexta-feira após uma sofrida derrota para a Holanda. Tristeza na torcida, agitação nos negócios. Agora os holofotes globais estarão voltados para a Copa do Mundo do Brasil em 2014. E muitas empresas já estão escalando seus times para entrar em campo.
Leia mais...

Construção civil vive novo "milagre econômico"

Publicado em Domingo - 04 de Julho de 2010

Uma nova onda de investimentos públicos e privados renovou os ânimos da construção civil, que tem batido recordes de produção e emprego mês a mês. Depois de atingirem o fundo do poço na depressão financeira dos anos 80 e 90, agora as construtoras comemoram um novo "milagre econômico", a exemplo do que ocorreu na década 70.
Leia mais...

Pequenas empresas se adaptam para conquistar grandes

Publicado em Domingo - 04 de Julho de 2010

Oportunidade para crescer e se projetar no mercado. É assim que muitas pequenas empresas enxergam a chance de fornecer para um cliente de grande porte.
Leia mais...

BNDES oferecerá linha de crédito

Publicado em Domingo - 04 de Julho de 2010 | por Alexandre Rodrigues

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) obteve autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN) para começar a operar este mês uma nova linha de financiamento para a formação de estoques de etanol. O banco oferecerá R$ 2,4 bilhões em crédito, que serão repassados em operações indiretas, intermediadas por instituições financeiras. O objetivo é criar um mecanismo capaz de diminuir a volatilidade do preço do etanol com a queda na produção durante a entressafra.
Leia mais...