Noticias Cidades/Geral
Fundação reafirma transferência do hospital de Sinop
O administrador da Fundação Comunitária de Saúde de Sinop (Hospital Santo Antônio) Wellington Randall reafirmou nesta quarta -feira (26), que a transferência do Hospital Regional de Saúde foi feita à Fundação, vencedora do chamamento público feito pelo governo do Estado para administrá-lo. Ele rebateu a informação divulgada de que este procedimento não havia sido concretizado.
IML libera cinzas, mas não fornece atestado de óbito
O IML (Instituto Médico Legal) liberou os restos mortais da jovem Katsue Estefane dos Santos Vieira, que foi esfaqueada e teve seu corpo queimado do forno da Pizzaria Fornalha, em Cuiabá, em fevereiro deste ano.
Mapa qualifica profissionais para o combate à aftosa
Uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) capacita médicos veterinários para fazer o inquérito soroepidemiológico que avaliará a existência de circulação do vírus da febre aftosa no Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB). O primeiro treinamento já ocorre nesta semana em João Pessoa/PB e Nata/RN. Novas atividades estão previstas para os meses de outubro e novembro.
Locatelli denuncia "negócios escusos" de Eder Moraes e diz que já enviou documentos ao Ministério Público
Pela terceira vez o empresário e presidente do Sindipetroleo, Aldo Locatelli, utilizou um artigo para atacar o ex-secretário extraordinário da Copa de 2014, Eder Moraes. Com o título “Eder, o companheiro polivalente de Lúdio”, o empresário afirma no texto que Moraes tenta aparecer mais que seu candidato e adora lançar teses vulgares na mídia. Segundo ele, o ex-secretário faz isto para simplesmente iludir as pessoas e se esquivar das denúncias a seu respeito.
Fiscalização flagra falsos dentistas atuando em Arenápolis e Barra do Bugres
Dois homens foram detidos em flagrante nesta terça-feira (25) por suspeita de exercício ilegal da profissão de odontologia, nas cidades de Arenápolis e Barra do Bugres, a 259 e 169 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. As irregularidades foram encontradas durante uma fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Estado tem prazo de 120 dias para sanar problemas no Adauto Botelho
O Estado deverá cumprir em um prazo de 120 dias várias irregularidades estruturais no Centro Integrado de Assistência Social Psicossocial Adauto Botelho ( Ciaps), conforme solicitado em ação emitida pelo Ministério Público Estadual. Entre as falhas no atendimento aos pacientes está a falta de medicamentos, equipamentos sucateados e até camas quebradas.
Estado reage às críticas e diz que Lamartine usa de má fé e manipula
A secretaria estadual de Saúde, sob Vander Fernandes, reagiu às críticas feitas pelos hospitais de Cuiabá, que ameaçam fechar as portas nesta sexta (28), e pela secretaria municipal de Saúde, sob Lamartine Godoy. Conforme nota, encaminhada à imprensa, a pasta justifica que a revogação de portarias que definem repasses ocorreu em reunião com representantes dos municípios e com o aval da Comissão Intergestora Bipartite(CIB) por meio do Sistema de Transferência Voluntária, a partir de setembro para adequar ao orçamento do Estado.
Ministério amplia lista de remédios
O Ministério da Saúde vai incorporar medicamentos para tratar dos sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida por Dpoc, à lista do Sistema Único de Saúde (SUS). Os remédios já estão disponíveis no SUS, mas para outras finalidades, como o tratamento de asma.
Ministério Público diz que redução do valor é ilegal
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB) justifica os atrasos nos repasses da saúde, feitos pelo Estado a prefeituras e consórcios municipais, afirmando que o governo criou 200 novos leitos nos últimos dois anos.
Serviço estadual vira referência
A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae-MT) apresentou suas experiências e práticas no colegiado análogo do Rio (Coetrae-RJ). Ativa desde 2009, a ação mato-grossense tem se centrado em coibir atuações irregulares na agricultura, garimpo, madeireiras e construção civil e une esforços das forças policiais estadual e federal, do Ministério do Trabalho e do Poder Judiciário.