Noticias Cidades/Geral
Comunidade São Gonçalo Beira Rio se prepara para a Festa do Peixe
A comunidade cuiabana São Gonçalo Beira Rio se prepara para a quinta edição da tradicional Festa do Peixe. O evento será realizado de 01 a 03 de abril e faz parte das comemorações oficiais alusivas ao aniversário de Cuiabá, que completará 292 anos no dia 8 de abril.
Comissão de Gestão de Atos de Pessoal emite nota sobre exoneração de servidores comissionados
A secretaria de Comunicação de Várzea Grande emitiu na tarde desta sexta-feira (18.03), nota esclarecendo sobre as exonerações que ocorreram no município. Diferente do espalhado pelo prefeito interino, João Madureira (PSC), sobre a existência de mais de 1.500 servidores fantasmas na administração – a Comissão de Gestão de Atos de Pessoal - praticamente desmentiu Madureira ao esclarecer que foram exonerados apenas 80% dos servidores que por determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
Nortox recebe prêmio ambiental no Mato Grosso
A Nortox recebeu, nesta quinta-feira (17), o prêmio “Reconhecimento à Melhoria da Qualidade da Água”, concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro). A entrega aconteceu durante o seminário “Água, Desafios na Agricultura”, promovido pela Aeagro em Rondonópolis, com apoio do CREA-MT, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outros parceiros. O seminário reuniu renomados pesquisadores e contou também com a participação do navegador Amyr Klink. “A escolha da empresa aconteceu através de um questionário, elaborado para levantar qual empresa tem adotado as práticas mais modernas e mais eficientes para o aproveitamento, a economia e a preservação da água”, afirmou Airton Froeder, presidente da Aeagro. A entidade reúne mais de 120 engenheiros agrônomos de Rondonópolis e região.
Justiça obriga Estado a proteger nascentes do Rio Paraguai de sojicultores
O Governo de Mato Grosso terá que tomar, de fato, medidas visando a efetivação da Área de Preservação Permanente das nascentes do Rio Paraguai, principal rio da Planície do Pantanal Mato-grossense. É o que determina a ordem da Justiça, em caráter liminar, em Ação Civil Pública proposta contra o Estado de Mato Grosso pelo Ministério Público Estadual. Embora a APP tenha sido criada há cinco anos, até hoje ela não foi implantada.
Na região do Tijucal, para onde as mudanças prevêem duplicação de pistas, vai acontecer o desbloqueio na avenida Dr. Mei
Sete obras para desafogar trânsito durante as grandes intervenções para a Copa são dispensadas de EIA/Rima
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) dispensou de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) sete obras de desbloqueio previstas para preparar alternativas em Cuiabá para as grandes intervenções de mobilidade urbana com vistas à Copa de 2014. A dispensa, decidida em reunião extraordinária do Consema ontem, proporciona uma relativa celeridade às obras e a Agecopa já anunciou que lançará os respectivos editais de licitação nos próximos dias.
Equipe da AMM realiza visita técnica a municípios do Médio Norte
Prefeitos das regiões Médio Norte e Baixada Cuiabana receberam esta semana a visita técnica de uma equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios, liderada pelo presidente da instituição, Meraldo Figueiredo Sá. A equipe percorreu nove municípios, dando continuidade ao programa de descentralização das ações.
MPE aciona Estado por degradação ambiental das nascentes do Rio Paraguai
O Ministério Público Estadual obteve liminar, nesta sexta-feira (18), em ação civil pública proposta contra o Estado de Mato Grosso que garante a efetivação da Área de Preservação Permanente das nascentes do Rio Paraguai, principal rio da Planície do Pantanal Mato-grossense. Embora a APP tenha sido criada há cinco anos, até hoje ela não foi implantada. No local, existem lavouras de soja que chegam até aproximadamente 10 metros das nascentes. No período das chuvas, os agrotóxicos utilizados no plantio dos grãos são levados diretamente para o rio.
Estação que detecta terremotos será reativada em Mato Grosso
Uma estação sismológica instalada no norte de Mato Grosso, no município de Porto dos Gaúchos (644 quilômetros de Cuiabá), será reativada no próximo mês. A estação é de responsabilidade do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), que a instalou na região onde são verificados com frequência abalos sísmicos no Estado. Além disso, Mato Grosso é o Estado em que são registrados mais casos de tremores de terra no Brasil. No ano passado, o Observatório Sismológico registrou 42 abalos sísmicos do todo o país, sendo que 20 deles foram em Mato Grosso.
Índios encerram protesto e liberam rodovia em Mato Grosso
Os índios liberaram a pista da BR-163 entre Itaúba e Nova Santa Helena, em Mato Grosso, no início da noite desta sexta-feira (18). Os indígenas mantinham a rodovia bloqueada na altura do quilômetro 943 desde a segunda-feira (14). Somente carros da polícia, dos bombeiros e ambulâncias conseguiam passar.
TCE prorroga prazo de entrega do sistema Aplic
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valter Albano, por meio de julgamento singular assinado, hoje, prorrogou os prazos de envio da Carga Inicial do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) para o dia 21 deste mês e arquivo mensal de janeiro, para o dia 4 de abril. A decisão monocrática será homologada na sessão plenária do dia 22.
Leia mais...