Notícias Cidades/Geral
Municípios da Faixa de Fronteira poderão ter Fundo de Desenvolvimento
Os municípios localizados na Faixa de Fronteira poderão receber recursos de um Fundo de Desenvolvimento. Eles serão aplicados em programas de financiamento ao setor produtivo, em projetos de desenvolvimento econômico e na realização de investimentos em infra-estrutura, ações e serviços públicos. A criação do Fundo está sendo proposta na Emenda Constitucional 6/2009 que deve ser votada no Senado após as eleições.
Justiça acata pedido do MPT e determina que Senai faça concurso
A Justiça do Trabalho acatou o pedido do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, que obriga o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI) a promover concurso para seleção de funcionários. A decisão é da Juíza Eleonora Alves Lacerda, da 5º Vara do Trabalho em Cuiabá.
Governo do Estado investe no município de Acorizal
Localizado na região Centro-Sul de Mato Grosso, o município de Acorizal, distante 91 quilômetros de Cuiabá e com quase 6 mil habitantes, segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recebeu mais de R$ 40 milhões em investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Infraestrutura (Sinfra), entre os anos de 2003 e março de 2010.
Greve dos servidores do MPT completa 2 meses na 2ª
Representantes dos servidores do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso estiveram reunidos nesta terça-feira (27.07) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). Na próxima segunda-feira (02.08) completa dois meses que o segmento está em greve no estado. O movimento grevista é nacional.
AMM orienta municípios sobre elaboração do Plano Local de Habitação
Municípios têm prazo até 20 de agosto para manifestar interesse na elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – PLHIS. A iniciativa é de fundamental importância para que as prefeituras tenham acesso a recursos para a área de habitação, provenientes de programas governamentais ou de emendas parlamentares, principalmente do ministério de Cidades.
Famílias pobres terão descontos de até 65% nas contas de luz
As famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, vão pagar mais barato pela conta de luz. Elas serão enquadradas nos critérios da Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de 10% a 65%, de acordo com o consumo.
Índios deixam hidrelétrica em MT
Indígenas deixaram o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã (MG), nesta terça-feira (27). Após reuniões, representantes dos índios, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da empresa responsável pela construção e do governo entraram em acordo.
Justiça proíbe Cemat de cobrar PIS e Confins de avicultores de Nova Marilândia
O juiz Alexandre Delicato Pampado, da Vara Única da Comarca de Arenápolis (258km a médio-norte de Cuiabá), deferiu o pedido de tutela antecipada pleiteado pela Associação dos Avicultores de Marilândia (Avimar) e determinou que a concessionária Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat) suspenda a cobrança, a partir da presente decisão, de PIS e COFINS nas faturas de energia elétrica de todos os associados da Avimar, até a solução final da questão (Autos nº 875-60.2010.811.0026).
Índios invadem usina e mantêm 208 reféns no interior de MT
Passam bem os cerca de 280 trabalhadores que são mantidos em cárcere privado por índios de 11 etnias nas obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos, no município de Aripuanã (976 quilômetros de Cuiabá). De acordo com a Polícia Militar, os índios estão agindo de forma pacífica e aguardam uma reunião nesta segunda-feira para negociar com os representantes da empresa Águas de Pedra, responsável pela usina.
Mato Grosso realiza operação inédita no Brasil contra o tráfico de drogas
Teve início na terça-feira (20) em Mato Grosso Uma ação integrada entre as forças estaduais e federais ligadas à Segurança Pública, denominada Operação Gênesis, para combater o tráfico de drogas nos 983 quilômetros de fronteira que Mato Grosso possui com a Bolívia.