Noticias Cidades/Geral
MP aciona concessionária por problemas com esgoto
O Ministério Público acionou a concessionária que presta serviços de água e esgoto em Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) após a constatação de irregularidades no sistema de tratamento de esgoto. O MP se posicionou devido a centenas de reclamações dos moradores quanto ao forte odor provocado por falhas no sistema.
Nortão: buscas por jovem desaparecido em obras de usina passam de um mês
As buscas pelo jovem Jhonatha da Silva Santos, 18 anos, que desapareceu no deslizamento de um aterro nas obras da Usina Hidrelétrica de Colíder já passam de um mês. Com os trabalhos concentrados inicialmente no ponto onde ocorreu o acidente, o tenente do Corpo de Bombeiros de Colíder, Rafael Ribeiro Marcondes, explicou, ao Só Notícias, que a "estratégia" foi revista". Pelo menos 30 mil metros cúbicos de terra já foram retirados.
Juíza de Sorriso determina arquivamento de processos que pediam impugnação de Rossato
A juíza Débora Roberta Pain Caldas, titular da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, sem necessidade de decisão do mérito, reconheceu que o candidato a prefeito Dilceu Rossato (PR), da coligação Sorriso de Verdade, é Ficha Limpa e determinou o arquivamento de duas ações que pediam impugnação de candidatura. Os dois processos foram movidos pelo Ministério Público Eleitoral, acatando representação do Partido Republicano Brasileiro (PRB), contra o registro da candidatura de Rossato.
Sinop e Sorriso estão entre os 10 no ranking do trabalho infantil em MT
Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) está entre os 10 municípios com maior número de crianças e adolescentes no trabalho infantil em Mato Grosso. Na faixa etária de 10 a 17 anos, 14% estão ocupados em alguma atividade. São 17.409 menores. É o quarto maior número do Estado, perdendo apenas para Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Na quinta posição está Tangará da Serra, com 12.419 crianças e adolescentes trabalhando, correspondendo 15,6% do total. Sorriso é o sexto no ranking. Juntos, os dez municípios possuem quase metade dos menores que estão ocupados.
CMN autoriza renegociação de dívidas de produtores de maçã
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira, 23 de agosto, durante reunião ordinária, a composição de dívidas por meio da contratação de operação de crédito rural com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para liquidação de operações de crédito rural de investimento contratadas por produtores de maçã.
MT é o quarto em número de resgatados de trabalho escravo
Mato Grosso é o quarto estado em número de trabalhadores escravos localizados no país, respondendo por cerca de 8% dos 13,8 mil trabalhadores libertados no período. Se por um lado o número mostra o avanço nas ações de fiscalização e resgate, por outro demonstra que muito ainda precisa ser feito para que se atinja o patamar ideal, o da erradicação do trabalho análogo à condição de escravo. Os dados foram apresentados pela diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, que esteve em Cuiabá nesta quinta-feira (23), e fazem parte de um estudo desenvolvido pelo órgão no Brasil, realizando o cruzamento de dados oficiais de diversos órgãos e institutos.
Ônibus estão proibidos de impedir acesso de passageiros sem cartão
As empresas de transporte coletivo em Cuiabá estão impedidas de impedir a entrada de passageiros que não possuem cartão eletrônico. A posição adotada pelas empresas, de acordo com o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania e do Consumidor, é ilegal e afronta decisão judicial proposta pela 6ª Promotoria Cível.
Mutirão resulta em 86% de conciliação
Mutirão realizado pela Justiça Federal de Mato Grosso promoveu audiências de conciliação para 37 processos em que a Caixa Econômica Federal cobrava dos clientes pagamento dos empréstimos contratados via Construcard. Do total de ações, 62,16% foram submetidas a audiências, sendo que em 86,95% delas as partes acordaram o pagamento instantâneo ou parcelamento do débito. Mutirão foi realizado entre 24 de julho e 7 de agosto pela 2ª Vara.
Trabalhadores nascidos em agosto já podem sacar abono salarial
Os trabalhadores nascidos em agosto já podem sacar o pagamento do abono salarial (Pis/Pasep) referente ao exercício 2012/2013, no valor de R$ 622 (um salário mínimo). Os próximos a retirar o benefício são os que nasceram em setembro, a partir do dia 29. A data final para saque no próximo exercício é 28 de junho de 2013.