Noticias Cidades/Geral
Agricultor morre afogado em Sinop
O agricultor Ernesto Ribeiro, 57 anos, morreu, esta tarde, afogado, no Teles Pires, na Gleba Mercedes. Fez muito calor neste domingo e Ernesto decidiu entrar no rio. Na polícia, foi informado que, pouco após ter entrado, ele começou a se afogar. Familiares e amigos tentaram salvá-lo, mas Ernesto não resistiu e faleceu.
Em ação, MP requer que governo ofereça ensino médio a índios em Barra do Bugres
O Ministério Público ingressou com um pedido de liminar para que o governo seja obrigado a oferecer o ensino médio na comunidade indígena Umutina, em Barra do Bugres. Na ação, o MP requer a aplicação de multa diária de R$ 1 mil caso o Estado não cumpra a determinação.
Tangará: MP aciona Ladeia e cobra o cumprimento de carga horária
O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Infância e Juventude de Tangará da Serra, notificou o prefeito do município, Júlio César Ladeia (PR) para que altere o horário de funcionamento dos órgãos públicos municipais por entender que hoje pelo menos 10 horas semanais são desperdiçadas, prejudicando a população que precisa dos serviços prestados por estes órgãos públicos.
Revisão biométrica em Campo Verde começa em novembro
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou o calendário para a realização da revisão do eleitorado e o cadastramento biométrico dos eleitores do município de Campo Verde (a 140 quilômetros de Cuiabaá). Os eleitores terão entre os dias 9 de novembro e 8 de dezembro para comparecer na central de atendimento que será montada no Ginásio Isaías Joubert Romancini.
Chapada em estado de emergência
As queimadas e a falta de água para o abastecimento levaram a Prefeitura de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) a pedir situação de emergência. As estações de captação funcionam com 29% da capacidade, sendo que a principal, que retira água do córrego Quimera, foi desativada devido ao baixo nível do leito. Em situação normal, a produção é de 310 mil litros por hora e hoje não passa de 90 mil litros.
Atendimento ficou muito comprometido, principalmente para crianças que usam fraldas e precisam tomar de 2 a 4 banhos
Sem água, 10 creches fecham na Capital
Pelo menos 10 creches públicas de Cuiabá dispensaram as crianças por falta d"água. Foram 4 unidades que ficaram o dia todo sem atendimento e 6 no período da tarde. As creches são as instituições que mais sofrem com o problema, já que, além do consumo para alimentação, as crianças com fraldas recebem 2 a 4 banhos por dia.
Sábado de sol forte e previsão de chuva para próxima semana
Sábado de sol forte e muito calor é o que os mato-grossenses vão enfrentar em todo o Estado somado ao ar seco que tem predominado nos últimos meses. Faz calor à tarde e a umidade do ar fica muito baixa em várias áreas do Estado.
AMM arrecada três toneladas de alimentos para famílias de Marcelândia
A Associação Mato-grossense dos Municípios encaminhou nesta sexta-feira (24) a Marcelândia um caminhão de donativos que serão distribuídos às famílias atingidas pelo incêndio de grandes proporções ocorrido em agosto. Os donativos foram doados por empresas e instituições durante campanha liderada pela AMM. Foram arrecadadas três toneladas somente de alimentos, além de roupas, material de limpeza, higiene pessoal, calçados, móveis, entre outros. A instituição montou um posto de arrecadação na sua sede e preparou material de divulgação sobre a campanha.
Motoristas ameaçam parar terminais novamente
O terminal ferroviário de Alto Araguaia atingiu lotação máxima nesta quinta-feira (23), formando uma fila dupla de aproximadamente três quilômetros na BR-364. O pátio da empresa lotou com cerca de 400 veículos. Muitos motoristas tiveram que deixar seus caminhões estacionados na estrada. Líderes sindicais não descartam a possibilidade de uma nova paralisação do transporte de grãos para terminais (portos secos) de Alto Araguaia e Alto Taquari.
Funcionários da AMM se mobilizam para ajudar comunidade de Marcelândia
Funcionários da Associação Mato-grossense dos Municípios também se solidarizaram com as famílias de Marcelândia, que tiveram suas casas atingidas por um incêndio de grandes proporções, em agosto passado. Os colaboradores da AMM arrecadaram dinheiro e adquiriram material de higiene e limpeza enviados ao município nesta sexta-feira (24). O material foi encaminhado à cidade juntamente com as doações de empresas e instituições contatadas pela AMM.