Noticias Cidades/Geral
Violência na própria família tem índices altos no Estado
A maioria das situações de conflito (27,3%) vividas pelos mato-grossenses foi na própria família no período de 5 anos, de acordo com a PNAD, o que expõe a fragilidade da organização mais básica da sociedade. A violência intrafamiliar e de gênero ainda é um desafio para as autoridades, que enfrentam as relações de intimidade na interrupção do ciclo. No âmbito nacional, o ambiente trabalhista é o que mais gera conflitos sociais.
Insegurança atinge 43% da população
Insegurança atinge em MT 43% da população
A sensação de insegurança atinge 43,1% da população mato-grossense, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frente ao medo instalado, o levantamento aponta ainda que 52,9% das residências do Estado têm algum tipo de dispositivo de segurança para tentar inibir a ação de criminosos. Pessoas na faixa etária entre 25 e 49 anos estão entre as maiores vítimas de tentativa de roubo e furto.
OAB aponta problemas na justiça de MT; ministra constata morosidade
Dentre os problemas cruciais do Poder Judiciário apontados pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso estão a falta de gestão e do cumprimento dos princípios da Administração Pública insculpidos no artigo 37 da Constituição Federal. Ao relatar as consequências e prejuízos percebidos pela sociedade com a falta de estrutura da Justiça Estadual, a falta da devida atenção aos direitos dos servidores e magistrados, em especial os que atuam em Primeira Instância, os altos valores das custas processuais, o presidente da OAB/-MT, Cláudio Stábile Ribeiro, foi apoiado com entusiasmo pelos presentes na audiência pública realizada pelo Conselho Nacional de Justiça.
Justiça suspende licença de hidrelétrica no Nortão que iria a leilão nesta semana
A Justiça Federal no Pará suspendeu, em caráter liminar, o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Teles Pires, na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Pará, impedindo que o projeto participe do leilão de energia marcado para a próxima sexta-feira (17).
Cidades pequenas de Mato Grosso investem mais no combate a dengue, diz MP
Os municípios de pequeno porte estão investindo muito mais no combate à dengue, por meio de divulgação e mobilização, do que os municípios maiores, onde os índices da doença também são mais altos.
Estado investe R$ 500 mil em pavimentação asfática no município de Colíder
Nesta quinta-feira (16.12), às 17 horas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), inaugura duas importantes obras no município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá), cujos investimentos somam R$ 500 mil oriundos de emendas parlamentares.
Prefeito de Paranatinga quebra convênio com SUS; população sem atendimento
Mesmo havendo um hospital na cidade, pacientes de Paranatinga têm sido transferidos para Primavera do Leste, Poxoréu e Rondonópolis depois que o prefeito Vilson Pires (PRP) quebrou o convênio entre o SUS e a unidade. De acordo com Lia Kim, filha da proprietária do hospital, o desentendimento teria ocorrido quando a prefeitura passou a ser a responsável pela verba destinada à saúde, inclusive, pelos recursos que antes eram repassados diretamente ao hospital.
Conclusão do recapeamento da BR-163 no Nortão fica para 2011
A obra de recapeamento do trecho entre Sinop e Santa Helena (km 836 ao km 899,3) não deverá ficar pronta até o final do mês. A assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura Mato Grosso informou ao Só Notícias que a empreiteira contratada não conseguiu finalizar a obra antes do início do período chuvoso mas que ainda está dentro do prazo estabelecido em contrato, que vai até abril de 2011.
Mato Grosso terá 19 feriados e pontos facultativos em 2011; confira
O governo do Estado publicou hoje, no Diário Oficial, o decreto divulgando os dias de feriados nacional, estadual e ponto facultativo nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso, do ano de 2011. As datas deverão ser cumpridas pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.
Promotora de Justiça defende atuação rigorosa para evitar a ocorrência de crimes graves contra a mulher
O combate à violência contra a mulher exige uma atuação mais rigorosa nos crimes de lesões leves e ameaças, pois evita a ocorrência de crimes mais graves, como homicídios. O posicionamento foi defendido pela promotora de Justiça coordenadora das Promotorias Especializadas no combate à Violência Doméstica e contra a Mulher de Cuiabá, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, durante o congresso estadual “O Ministério Público na Proteção Jurídica e Social da Diversidade”, realizado nesta segunda e terça-feira (13 e 14), em São Luís, no Estado do Maranhão.