Noticias Cidades/Geral
Famílias de Marcelândia esperam agora a nova casa no Conjunto Habitacional que será construído
Praticamente todas as famílias que perderam suas casas em Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá), em decorrência do incêndio, ocorrido no dia 11 de agosto, estão instaladas em casas de parentes e amigos ou alugaram temporariamente um imóvel. No caso de Dona Helena Luzia e sua nora Francisca Teixeira uma amiga cedeu uma casa para que elas se instalassem até a casa do Conjunto Habitacional Fênix ficar pronta. Seis pessoas dividem espaço nos quatro cômodos da casa.
Polícia Militar realiza prova em Cuiabá
Neste domingo (22-08), a partir das 8 horas da manhã, aproximadamente 80 atletas participam da “Strint Triathlon da Polícia Militar”. É o segundo ano consecutivo que a PM realiza a prova. A largada será dada no píer do restaurante flutuante Labarca, em Várzea Grande. A chegada será na lanchonete Tot’s Bar, situada na avenida Beira Rio, onde também servirá de área de transição.
Fábrica de briquetes é alternativa ambiental para destinação de resíduos em Marcelândia
O que fazer com os resíduos de pó de serra gerados com a atividade madeireira se tornou um grande problema para muitas cidades. Em Marcelândia (710 km ao Norte de Cuiabá) essa biomassa altamente combustível contribuiu para que o incêndio tomasse proporções incontroláveis como a registrada na semana passada, em que empresas, casas, carros e animais foram queimados. Uma das alternativas encontradas pelo município, que tem 75% de sua área de floresta e vive do extrativismo de forma sustentável, é a instalação de uma fábrica de briquetes.
Mais de 100 profissionais serão capacitados para combater a lavagem de dinheiro
Representantes da Segurança Pública de Mato Grosso e de órgãos públicos estadual e federal iniciam, na segunda-feira (23.08), o ‘Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro’, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça. Serão cinco dias de aperfeiçoamento na Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), em Cuiabá. A abertura acontece às 08h30, desta segunda.
Motocicilista morre em acidente na MT-251
Um motociclista morreu na manhã deste sábado em um acidente na MT-251, entre as cidades de Campo Verde e Chapada dos Guimarães. De acordo com informações da Polícia Militar, Valmir Roque Pedroti (45), fazia parte de um grupo de motocilistas que vinha de Rondonópolis para Chapada.
Minha consciência está tranquila, diz juiz afastado por suspeita de pedofilia
Investigado por suspeita de envolvimento em crime de abuso sexual contra menores, o juiz da Infância e da Juventude de Paranatinga, Fernando Márcio Marques de Sales, que foi afastado do cargo na última quarta (18), resolveu quebrar o silêncio. “Silenciei-me até então por não ter condições emocionais mínimas de me manifestar, porém destaco com veemência que minha consciência está tranquila, serena, pois sou ciente do que fiz e, principalmente, do que não fiz”, declarou.
8 praias no Estado são reprovadas pela Sema; Praia Nortefly é aprovada
Oito praias mato-grossenses foram consideradas impróprias para banho devido o alto índice de coliformes fecais na água. Os locais receberão placas de aviso aos banhistas. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que divulgou o resultado do monitoramento de balneabilidade realizado em 26 praias da Baixada Cuiabana e região Oeste de Mato Grosso.
Enquanto em muitos bairros rede sequer chegou, no São Mateus, apesar de existente, córrego-esgoto é a céu aberto
MT é o sexto pior em saneamento
Mato Grosso é o sexto pior Estado da Federação em atendimento de domicílios com rede de esgoto, segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa revela que apenas 5,4% dos domicílios mato-grossenses são atendidos pela rede de esgoto (o panorama é de 2008). Embora tenham sido constatados avanços, o Centro-Oeste é a segunda pior região neste quesito, ganhando apenas do Norte.
Evitar exposição ao sol é apenas uma das medidas
A orientação da Defesa Civil para as escolas é evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 16h, lembrando que o período de calor mais intenso ocorre das 12h às 15h. A natação está liberada. A ingestão de muito líquido pelas crianças também é recomendada. O ideal é levar para a sala de aula garrafas de água a serem consumidas durante as atividades.