Noticias Cidades/Geral
Figueirópolis e Lambari D"Oeste recebem o projeto Luz em Conta
Os caminhões do projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat, chegam à cidade de Figueirópolis D"Oeste (406 km de Cuiabá) nesta segunda-feira (16), para beneficiar 20 moradores com a substituição de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos novos e mais eficientes. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemat e permite que moradores de baixa renda possam reduzir o consumo de energia elétrica em suas residências. Nesta terça-feira (17), o projeto estará em Lambari D"Oeste (339 km da capital).
Secretário Estadual de Comunicação recebeu título de cidadão Várzeagrandense
O Secretário Estadual de Comunicação do Estado de Mato Grosso, jornalista Osmar Carvalho, recebeu título de Cidadão Várzeagrandense, por meio de projeto de autoria do vereador Toninho do Gloria líder da bancada do PV e presidente da ONG MT Contra a Pedofilia.
TRF nega liberdade ao empresário Josino Guimarães
O desembargador Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, da Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, negou o pedido de liberdade do empresário Josino Guimarães, preso no último dia 9, no município de Rondonópolis.
4 pessoas morrem no final de semana
Quatro pessoas morreram neste final de semana em acidentes nas rodovias federais que cortam Mato Grosso. A Polícia Rodoviária Federal registrou 27 acidentes e 10 pessoas ainda ficaram feridas.
Estudante morre e 9 pessoas ficam feridas em Sinop
Os bombeiros de Sinop (500 km ao norte) confirmaram, a morte do estudante Iohan Oswin Elisen, 16 anos. Ele estava no VW Santana que se envolveu num acidente com um VW Gol, ambos de Sinop, por volta das 17h30, deste domingo (15) na estrada Adalgisa. A polícia está investigando as causas do acidente, onde pelo menos 9 pessoas (que estavam nos 2 carros) foram encaminhadas ao Pronto Atendimento (PA) para serem atendidas.
Ginásios abandonados
Cuiabá, cidade-sede da Copa de 2014, não tem tradição e tampouco políticas públicas regionais voltadas aos esportes. Há décadas os times cuiabanos não disputam competições nacionais, as escolinhas de futebol abertas nos bairros sobrevivem a duras penas, algumas com a ajuda de entidades organizadas. Já os ginásios esportivos estão abandonados, com algumas exceções.
Pesca predatória é tema do Conexão STJ
Mais de 75% da população de peixes no mundo está ameaçada devido à pesca predatória, segundo um estudo apresentado em Hamburgo pela WWF, organização ambientalista internacional. Com relação a este tema, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem julgado no sentido de proteger o homem e a própria natureza contra essa prática ilegal. Para o entrevistado desta semana do Conexão STJ, ministro Gilson Dipp, o Tribunal tem uma jurisprudência muito avançada, considerada uma das mais ricas da América Latina, e tem trabalhado para que o cidadão se conscientize da importância da preservação.
Pais enterram os filhos precocemente
Homicídios, acidentes de trânsito e suicídios são causas responsáveis por 62,8% dos óbitos de jovens brasileiros, dos 15 aos 24 anos de idade. O dado consta no Mapa da Violência 2011, organizado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. O estudo servirá de subsídio para a implantação de políticas públicas de enfrentamento da violência.
Mães são principais agressoras em Mato Grosso
As mães estão em primeiro lugar no perfil dos agressores à crianças e adolescentes em Mato Grosso. Os dados foram reunidos pelos 36 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atenderam em 2010, 8.136 crianças e adolescentes.
Escritório agilizará regularização das terras de gleba
Um escritório do Governo do Estado será instado no município de Peixoto de Azevedo (691 Km ao norte de Cuiabá), em parceria com a prefeitura local, para descentralizar o recebimento de processos para a regularização fundiária das terras na Gleba Jarinã. O governador Silval Barbosa, acompanhado do presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, realizou uma reunião com os produtores da gleba, na Câmara de Vereadores, na tarde desta sexta-feira (1), para conscientizá-los da necessidade de agilizarem os documentos para a titulação.
