Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Vinícius Tavares/De Brasília

MT aumenta em 357,3 mil hectares a área de soja plantada, afirma Conab

Mato Grosso registrou aumento de 357,3 mil hectares na área de soja plantada em relação à safra anterior. Este ano, o produtor destinou 6,1 milhões de hectares ao cultivo, contra 5,8 milhões no ano passado, o que representa um incremento supeiror a 6%. As informações fazem parte do oitavo levantamento do ciclo 2009/10 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Leia mais...

Agricultura de São José R.Claro incentiva o aumento da bacia leiteira

Publicado em Sábado - 08 de Maio de 2010 | por Sergio Guimarães

A Secretaria Municipal de Agricultura e meio Ambiente – Seagrima, de São José do Rio Claro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar e propiciar renda aos pequenos e médio agricultores, participou, junto com a Cooperativa dos Agricultores de São José do Rio Claro – Coopercasp, do Dia de Campo, realizado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Luverdense – Cooagril,  na quinta-feira (06.04), na cidade de Lucas do Rio Verde.
Leia mais...

Principais avanços nos setores de orgânicos e pecuária de leite ganham destaque no II Rio Eco Rural

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Luis Alexandre Louzada

A Sociedade Nacional de Agricultura participa da segunda edição do Rio Eco Rural, nos dias 13 e 14 de maio, em Nova Friburgo (RJ), mostrando os principais avanços do estado nos setores de orgânicos e pecuária de leite.
Leia mais...

Safra 09/10: PR volta a superar MT na produção

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010 | por Mariana Peres

Durou apenas um mês a conquista da primeira posição no ranking brasileiro da produção de grãos e fibras do Brasil por Mato Grosso. Depois de conquistar o título pelos dados do sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início do mês passado, ontem, o resultado do oitavo levantamento reconduziu o Paraná ao topo, após ampliar em 22% a produção, atingindo estimativa de 30,63 milhões de toneladas (t).
Leia mais...
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.

Programa de óleo de palma precisa da pesquisa para avançar

Publicado em Sexta - 07 de Maio de 2010

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem (06.05) o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, em Tomé-Açu, estado do Pará. Falando para um público composto, principalmente, de agricultores familiares, o Presidente enfatizou que o Programa é muito bom e fez um comentário bem-humorado: “com as condições oferecidas, até eu vou querer plantar palma”.
Leia mais...

Rui Prado encerra Enipec 2010 mobilizando o setor rural

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010

O presidente da Famato, Rui Prado, encerrou a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) conclamando os produtores rurais e, principalmente, os dirigentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso a se mobilizarem para a votação do novo Código Florestal Brasileiro. “Não sei a data, mas convoco os senhores a se prepararem para irem a Brasília, pois ficar reclamando em Juína, em Cuiabá ou Canarana não adianta. Precisamos nos impor”, afirmou.
Leia mais...

MT: Atividade de confinamento de boi cai em 2010

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Marcondes Maciel

A atividade de confinamento de boi em Mato Grosso este ano deverá apresentar queda de 7,03% em relação aos números de 2009, informou ontem o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) durante o 6º Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) realizado no Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com levantamento de intenção de confinamento divulgado ontem, em 2010 deverão ser confinados 593,190 mil animais, contra 637,983 mil no ano anterior. Segundo o gestor do Núcleo de Análise e Conjuntura do Imea e responsável pela pesquisa, Otávio Celidonio, a queda se deve a dois fatores básicos: falta de um planejamento antecipado do produtor para este ano e alto custo do boi magro.
Leia mais...
Mato Grosso perde a liderança de maior produtor nacional de grãos para o PR
Mato Grosso perde a liderança de maior produtor nacional de grãos para o PR

MT perde a liderança na produção de grãos

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Jonas Jozino

Mato Grosso está perdendo o posto de primeiro lugar na produção de grãos para o Estado do Paraná. É o que informa uma projeção feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a safra recorde de 2010. Segundo o instituto, Mato Grosso que atualmente é o líder de produção nacional de grãos irá colher 19,7 milhões de toneladas, 1,5 pontos percentuais a menos que o Paraná, com a previsão de colheita de 21,2 milhões de toneladas produzidas.

Leia mais...

Frete em Mato Grosso é três vezes mais caro que nos Estados Unidos

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por Venílson Ferreira

O custo de transporte da soja no norte de Mato Grosso até os portos é três vezes superior ao frete pago pelos produtores do Estado americano de Iowa. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os produtores que estão em Sorriso (MT), que fica a 2.282 km do Porto de Paranaguá (PR), têm um custo de US$ 97 por tonelada de soja transportada por rodovia.
Leia mais...

ALL promete cumprir acordo e eliminar gargalo da produção em MT

Publicado em Quinta - 06 de Maio de 2010 | por José Maria Tomazela

Quando os trilhos da Ferronorte atingirem Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a 202 km de Cuiabá, terá sido mais um passo para eliminar um dos principais gargalos à expansão agrícola do Centro-Oeste. A região fica muito longe dos portos e não tem estradas para escoar a produção. O caminhão é o meio mais usado para levar os produtos ao navio, mas a viagem é um risco contínuo e o frete é caro. A ferrovia só agora avança na direção das grandes áreas de cultivo. A concessionária America Latina Logística (ALL) investirá R$ 1 bilhão nessa expansão ferroviária.
Leia mais...