Noticias Agronegócios
Acrismat realiza Dia de Campo do Suinocultor em Rondonópolis
Em comemoração aos seus 20 anos de fundação, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), realizará vários dias de campo durante o ano. O próximo acontece nesse sábado (26.05) na cidade de Rondonópolis.
Soja Plus e ferrugem asiática foram destaques no Entecs
A Aprosoja apresentou aos produtores rurais, durante o Encontro Tecnológico Nacional de Tecnologias de Safras (Entecs), em Lucas do Rio Verde, o programa Soja Plus. O gerente de planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, realizou uma palestra, nesta quinta (24), sobre o programa e explicou que um dos principais objetivos é trabalhar a melhoria da gestão das propriedades. O foco este ano são as adequações nas construções das propriedades e também a qualidade de vida dos trabalhadores.
Em MT, técnicos visitam aldeias indígenas e vacinam o gado
O pecuarista Luiz Zenezokemae foi o primeiro a criar gado na aldeia Salto da Mulher, da etnia pareci, que fica em Sapezal, no oeste de Mato Grosso.
Falta de eclusas preocupa produtores em MT
Os prejuízos à navegação hidroviária de Mato Grosso com a chegada do Complexo Hidrelétrico do Teles Pires-Tapajós tem preocupado o setor agropecuário do estado. O Movimento Pró-Logística de Mato Grosso protocolou um documento na Câmara dos Deputados defendendo a construção de eclusas na hidrovia do Teles Pires – Tapajós a partir do município de Sinop (MT) até Santarém (PA), com extensão de 1.576 quilômetros. O documento foi apresentado durante audiência pública, realizada na tarde desta terça (22), em Brasília.
Guzerá e Gir Villefort entram no mês de junho com três grandes leilões
Três grandes leilões dos criatórios Guzerá e Gir Villefort, de Minas Gerais, prometem movimentar a pecuária no mês de junho. O primeiro será o Leilão Gir Villefort e Convidados, em 4 de junho, às 20h45 (horário de Brasília), pelo Canal do Boi, com 33 animais em oferta.
Associados da Aprosoja estão isentos de pagamento do Funrural
A partir do dia 18 de maio os associados da Aprosoja não precisam recolher o percentual destinado ao Fundo de Assistência ao Produtor Rural (Funrural) na emissão das notas de venda de seus produtos às tradings. A decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região, que declarou inconstitucional o pagamento dos 2,1% ao Fundo na hora de comercializar os produtos agrícolas, passou a ter validade após a publicação do acórdão, no dia 18 deste mês.
SustainAGRO posiciona o agronegócio na Rio+20
Organizações de diversos países que atuam na promoção da agropecuária lançaram o portal SustainAGRO, concebido para reforçar a posição do setor nos debates sobre economia verde e redução da pobreza, temas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entres os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro.
Exposição agropecuária terá leilão, rodeio e shows em Alta Floresta
Alta Floresta, distante 800 km ao norte de Cuiabá, sedia até o próximo domingo (27) a 26ª edição da ExpoAlta. Com a base econômica voltada para a exploração dos setores florestal e mineral, o município ganhou novo perfil e atualmente tem na pecuária de corte uma das principais atividades. Atualmente, a cidade conta com um plantel de 838,9 mil cabeças de gado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Mato Grosso terá primeiro Dia de Campo de Eucalipto
Mato Grosso, conhecido internacionalmente como celeiro do agronegócio – especialmente na produção de grãos, fibras e carne bovina – pode também ser um grande polo florestal, especialmente, por meio do reflorestamento, utilizando eucaliptos. Para apresentar as vantagens e impulsionar a cultura do eucalipto a Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia (CooperFlora Brasil), sediada em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), promove o 1º Dia de Campo promovido da atividade extrativista. O evento será realizado no próximo sábado, dia 26, a partir das 7 horas, na fazenda Girassol do Prata, localizada na estrada velha no sentido Rondonópolis-Cuiabá.
Soja atinge preço recorde em Mato Grosso
Com pouca oferta de soja no mercado e demanda aquecida, o preço não para de subir e já atinge o valor histórico de R$ 56 a saca de 60 kg em Mato Grosso. O problema é que menos de 10% dos produtores vão usufruir dessa boa fase, porque a maioria já comercializou a produção logo no início da valorização da oleaginosa. Mas por outro lado, todos, inclusive os produtores de milho que enfrentam os preços baixos e dificuldade para comercializar a safra 2011/2012, vão desembolsar mais para arcar com os custos na produção da próxima safra, puxado principalmente pelos insumos, como o adubo, cujo preço está diretamente ligado ao valor de mercado das commodities.