Noticias Agronegócios
Colheita da soja avança; falta caminhão e frete encarece no Nortão
A medida que a colheita da soja avança nas regiões norte e médio norte de Mato Grosso, um antigo problema para os produtores da oleaginosa volta à cena: a falta de caminhões e o consequente aumento no preço do frete. E neste ano a tendência é o sojicultor pagar mais caro ainda para levar os grãos aos portos de Santos e Paranaguá, já que a produtividade por hectare está sendo boa.
MT: Médio-norte tem melhor colheita
A constatação foi feita pela Equipe 2 do Rally da Safra 2011, que hoje chega a Campo Grande (MS). Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), a média no médionorte é de 50,3 sacas colhidas por hectares. Porém, segundo a expedição, em outras regiões o veranico ocorrido em dezembro ainda preocupa. Ao longo da semana, a equipe que partiu de Cuiabá no dia 7 de fevereiro colheu mais de 50 amostras de soja precoce em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Produtores de MT estão isentos de solicitar certidão de legitimidade
Para averbar o georreferenciamento, os produtores rurais de Mato Grosso não precisam mais solicitar a certidão de legitimidade de origem ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), como era exigido anteriormente.
Fundação MT desenvolve projeto nacional de apoio a novos agrônomos
E agora?” é a pergunta que inquieta a mente de muitos adolescentes pelo Brasil. Por isso a Fundação MT, em parceria com a empresa Tropical Melhoramento Genético (TMG), promove a “Captação de Novos Talentos a Fundação MT”. O projeto, que tem objetivo de encurtar a distância entre o mercado de trabalho e a universidade, percorre as instituições de ensino superior de todo o Brasil a fim de descobrir os talentos de estudantes interessados em pesquisa em algodão e soja no cerrado brasileiro.
Safra de verão pode ajudar na desaceleração dos alimentos
O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira que a entrada da safra de verão no mercado deve conter o ritmo de alta dos preços dos alimentos.
Exportação brasileira de café em janeiro é a maior em 5 anos
O volume de café exportado pelo Brasil em janeiro apresentou aumento de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2010. Foram embarcadas 2,724 milhões de sacas de 60 kg, ante 2,492 milhões de sacas no ano passado, conforme levantamento divulgado hoje pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). Trata-se do melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.
Dilma é convidada para lançar colheita da soja em Lucas R.Verde
O governo estadual e a prefeitura de Lucas do Rio Verde esperam resposta do Palácio do Planalto para a presidente Dilma Rousseff (PT) ir a Lucas, no próximo dia 19, fazer a abetura da colheita de soja. Mato Grosso é o maior produtor da oleaginosa e o município figura entre os maiores em produção e o que exporta grande volume de grãos para diversos países. O convite foi formulado, conforme Só Notícias já informou, na semana passada, pelo prefeito Marino Franz.
Aprosmat realizará Plantão Pré-colheita até o mês de abril
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) se prepara para mais um sistema de Plantão Pré-colheita. Segundo a gerente técnica de sementes da Aprosmat, Denise Miranda, o plantão começou no último dia 31 de janeiro com a análise as cultivares precoce e super precoce. “A expectativa é que o fluxo aumente ainda mais a partir da próxima semana, devido à seca a colheita de cultivares de soja teve um pequeno atraso, mas já estamos nós preparando para receber as amostras”.
Em Brasília, entidades agrícolas de MT buscam maior aproximação com Legislativo e Executivo
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, participou na terça-feira (01), da posse da 54ª Legislatura Federal. Durante todo o dia fez visitas aos gabinetes dos deputados e senadores eleitos pelo estado de Mato Grosso.
Cultivares de feijão da Embrapa são indicadas para agricultura familiar
Quatro cultivares de feijão, entre outras, desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) e sua rede de parceiros são indicadas para pequenas propriedades familiares e se adaptam bem quando cultivadas em sistemas agroecológicos. São elas a BRS Radiante, BRS Estilo, BRS Esplendor e Jalo Precoce.
