Noticias Agronegócios
Agronegócio tem aumento de 1,2% do PIB
As pessoas estão comprando menos. Quem ia ao supermercado no segundo trimestre de 2019, por exemplo, garantia um número maior de produtos no carrinho. Agora, a despesa com o consumo das famílias é 13,5% menor.
Abate precoce de bovinos se intensifica em MT
A proporção do abate de animais acima de 36 meses de idade tem diminuído no estado.
Governo de MT ajusta norma do Fethab e cobrança será sobre grãos aptos para venda
Para o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, a alteração vai fazer com os que os produtores paguem o valor "correto e justo" sobre o Fethab.
União declara áreas livres de aftosa sem vacinação em parte de MT
Em MT, a decisão atinge cerca de 500 mil cabeças de gado em uma pequena área do estado, constituída por propriedades de quatro municípios (Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína), e de todas as propriedades do município de Rondolândia.
Acrimat debate com lideranças do agro e governo ações para combater queimadas
O tema, que atinge o setor produtivo rural e a sociedade de um modo geral, tem tomado destaque na mídia por conta das queimadas registradas no Pantanal.
Estreitamento no referencial da arroba a prazo MT-SP traz otimismo para criadores
Isso significa que, nos dois estados, as cotações têm valorizado em proporções semelhantes: em Mato Grosso a arroba do boi a prazo registrou alta mensal de 4,07%, com valor médio final (livre de Funrural) de R$ 179,96.
Nuvem de gafanhotos se reaproxima do Brasil e bombardeio de agrotóxico gera apreensão
A alta temperatura do último fim de semana na região Sul do Brasil, segundo especialistas, favoreceu o deslocamento dos insetos. A estimativa é de que os gafanhotos, da espécie Schistocerca cancellata, estejam a cerca de 120 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí — uma das menores distâncias desde os primeiros alertas sobre o tema.
Nuvem de gafanhotos volta a preocupar agricultores brasileiros
Por enquanto, a nuvem de gafanhotos está estável, em Corrientes, na Argentina, a 130 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí. As informações sobre os insetos estão sendo repassadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que acompanha a situação com o órgão fitossanitário argentino.
Acrimat debate relação entre bem-estar animal e lucratividade
O doutor explicou que por liberdade fisiológica entende-se o acesso do animal a alimento e água de boa qualidade, para que ele possa viver sua vida em toda sua plenitude. A ambiental é aquela onde o animal pode viver em local que reproduza com muita proximidade o seu habitat natural. “A sanitária é uma das mais importantes, pois devemos criar estes animais em ambiente sadio, sem doenças, sem problemas de saúde”.
Pecuária alia produtividade à preservação do meio ambiente
Outro órgão cuja credibilidade é de extrema confiança quando se trata da apresentação de dados sobre a atividade pecuária é o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).