Noticias Agronegócios
Comissão confirma que 96% dos estandes da Expomutum foram vendidos
A Comissão Organizadora da Expomutum, que acontece de 08 a 12 de junho, no parque de exposições José Aparecido Ribeiro, em Nova Mutum, confirmou nesta manhã, que 96% dos estandes já forma comercializados. "Dos 101 lugares disponibilizados, 97 já estão com proprietários definidos e os quatro restantes, já estão com várias pessoas interessadas", disse Oduvaldo Lopes Ferreira, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, e presidente da Comissão Organizadora.
Exporriso: polícia define plano de segurança durante a feira
A atuação da Polícia Militar durante a Exporriso, que começa na próxima quarta-feira (11) e segue até dia 15, deverá ser intensificada. "Pedimos reforço de efetivo, inclusive uma equipe da Força Tática e mais seis motocicletas", adiantou, ao Só Notícias, o comandante sorrisense, tenente-coronel Márcio Thadeu Firme. Aproximadamente 30 mil pessoas são esperadas, todas as noites na feira.
AgroSebrae é lançado para capacitar o produtor rural
O Sebrae-SP lança, na Agrishow, o AgroSebrae. O objetivo é fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competitividade. "O produtor rural precisa dominar a gestão para ampliar o seu negócio", diz Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP. Segundo ele, o AgroSebrae está capacitado para os estimados 280 mil produtores rurais do Estado. "Em 42 semanas de treinamentos, o agricultor inscrito sai capacitado pelo programa", garante, lembrando que 90% dos custos são bancados pelo Sebrae. Conforme Caetano, para estruturar o programa, o Sebrae faz parcerias com entidades, como sindicatos.
Expomatupá será lançada na próxima terça-feira
Matupá será palco, em junho, da 2ª Exposição Agropecuária de Matupá, -EXPOMATUPÁ- que reunirá expositores, shows, rodeios em touros e cavalos, parque de diversões, cavalgada, e uma ampla praça de alimentação onde ocorrerão também os shows. Este ano a exposição tem grandes novidades para o agronegócio e será realizado o primeiro leilão de gado de cria e recria. E também o Leilão de reprodutores Nelore P.O das fazendas Pai João e Abacaxi Quebrado.
Mais Alimentos aperfeiçoa atividade de agricultor familiar
Benedito José Comin, 59 anos, é um típico agricultor familiar que reside no município de Monte Alegre (SP). No Sítio Boa Vista da Terra dos Olhos D’água, de 55 hectares, a família trabalha unida e o serviço diário foi aperfeiçoado e se tornou menos árduo depois que financiaram um trator e um distribuidor de calcário pelo Programa Mais Alimentos.
Embarques de milho por Mato Grosso estão 31% maiores
O balanço do primeiro trimestre de 2011 revela que as exportações de milho aumentaram 31% em relação ao volume embarcado por Mato Grosso, em igual período do ano passado. Enquanto de janeiro a março de 2010 foram exportadas 1,42 milhão de toneladas, neste ano foram 1,86 milhão. Quando se compara a receita obtida nos períodos em análise, o incremento é ainda maior: 79%. Os negócios saltaram de US$ 255 milhões para US$ 457 milhões.
Agrishow 2011: Ministro Afonso Florence lança novas colheitadeiras do Programa Mais Alimentos
O Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, lança na tarde desta quarta-feira (4) duas novas categorias de produtos do Programa Mais Alimentos: três colheitadeiras de café e uma colheitadeira de cana-de-açúcar. O lançamento será às 14h, no estande do Mais Alimentos na Agrishow 2011 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP).
Câmara comemora o reconhecimento de Sorriso como a Capital Nacional do Agronegócio
Durante a sessão ordinária de ontem (02.05) o presidente da Câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT) comemorou a aprovação por unanimidade, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados do projeto de lei que reconhece Sorriso como a ‘Capital Nacional do Agronegócio’.
Seminário em Dakar discute estratégias de desenvolvimento rural no Brasil
O secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Lopes de Almeida, participou entre terça-feira (26) e sexta-feira (29), do Seminário de Avaliação de Impacto sobre as Adaptações da Agricultura, em Dakar, no Senegal. No encontro, realizado pelo Banco Mundial, Adhemar de Almeida apresentou as estratégias de desenvolvimento rural para a agricultura no Brasil, em particular o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que despertou interesse nos representantes do governo de Senegal.
Colheita reduz contratação nos canaviais
Segundo o presidente da Coplacana, José Coral, a mudança gradativa no corte da cana tem gerado um grande número de desemprego no setor. Até pouco tempo, o setor usineiro dependia exclusivamente da mão-de-obra humana para realizar o corte da cana-de-açúcar. De uns tempos para cá, o processo de colheita de cana passou por um intenso processo de mecanização. Essa mudança de perfil, onde o homem está cedendo, gradualmente, lugar à máquina, faz, em partes, a colheita nas lavouras de cana-de-açúcar ficar mais eficiente. Segundo José Coral, presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana), a microrregião de Piracicaba conta apenas com 40% de seus canaviais com colheita mecanizada.
