Publicidade

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Alex Fama

Algodão: colheita da pluma chega 70,9% no Estado

A colheita da pluma do algodão em Mato Grosso atingiu 70,9% dos 416 mil hectares de área plandada. De acordo com dados do Instituto Matogrosssense de Economia Agropecuária (Imea), em comparação com o mesmo período da safra passada, a colheita está adiantada em 2,5%, que teve uma área plantada menor de 391,3 mil hectares.
Leia mais...

Ex-ministro da Agricultura ministrará palestra amanhã em Cuiabá

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010

A 6°Edição do ‘Fórum IEL Gestão Empresarial’ , será realizado até o dia 06 de agosto ás 19h30 no auditório do Senai-Cuiabá. Um dos palestrantes desta edição será o economista e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pratini de Moraes. 
Leia mais...

Cana-de-açúcar: variedade certa para o solo certo

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010 | por Pedro Zuazo

A cana-de-açúcar é cultivada em praticamente todos os tipos de solo, dos mais arenosos aos mais argilosos. Os solos arenosos, entretanto são geralmente mais pobres quimicamente, o que prejudica a capacidade de absorção da planta e a torna mais suscetível à ação das pragas. A influência do tipo de solo na propagação das pragas em canaviais será um dos temas tratados no IV Seminário Ambicana, que acontece no dia 18 de agosto, em Ribeirão Preto (SP).
Leia mais...

Mato Grosso negocia 100% do milho ofertado em leilão da Conab

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010 | por Alex Fama

O leilão de milho realizado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) via Prêmio para Escoamento da Produção (PEP) novamente negociou 100% do produto matogrossense ofertado. Foram oferecidos neste leilão 1,2 milhão de toneladas de milho, divididos em seis lotes, e todo o montante foi negociado durante o leilão. O valor total da operação, somente para o Estado, ficou na casa dos R$ 63,3 milhões.
Leia mais...

Colheita do algodão avança e produtividade cai

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Marcondes Maciel

Os cotonicultores de Mato Grosso ainda vivem bons momentos no ano, com cotação valorizada da pluma tanto no mercado interno quanto nas bolsas internacionais, enquanto a colheita no Estado segue em ritmo acelerado, com 57% da área colhida, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última segunda-feira. A produtividade, contudo, apresenta queda de 18,7% em relação à safra passada.
Leia mais...

Soja 10/11: Ritmo faz Imea manter projeção

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2010 | por Marianna Peres

Avaliando ritmo e volume de compras de insumos efetuado pelos sojicultores de Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mantém a mesma estimativa para a temporada 10/11. Ou seja, redução de área plantada, produção e produtividade em relação à safra 09/10. Pela projeção, a área passa de 6,2 milhões de hectares para 6,09 milhões, queda de 2%.
Leia mais...

Safra de soja do Brasil em 10/11 cairá 1,1%, para 67,7 mi toneladas

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2010

A nova safra de soja do Brasil, o segundo produtor mundial, foi estimada em 67,71 milhões de toneladas nesta segunda-feira pela consultoria Céleres, em sua primeira previsão para a temporada 2010/11.
Leia mais...

Terminal ferroviário em Mato Grosso bate recorde de descarga em julho

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2010

A América Latina Logística (ALL) bateu recorde no mês de julho na descarga no Terminal Ferroviário de Alto Araguaia (414 km ao Sul de Cuiabá), atingindo um volume de 665 caminhões descarregados em um único dia. A média diária de descarga saiu de 500 caminhões no primeiro trimestre deste ano, para 600 neste período de safra do milho e agora atinge um recorde histórico de movimentação.
Leia mais...

92% da área cultivada do milho nesta safra está colhido no Estado

Publicado em Domingo - 01 de Agosto de 2010 | por Marcondes Maciel

A área plantada de milho em Mato Grosso, num total de 2 milhões de hectares no ciclo 09/10, está encerrando o mês de julho com 92,1% das lavouras já colhidas, representando 1,84 milhão de hectares. As informações constam do último levantamento sobre a colheita no Estado, divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Leia mais...

Complexo de armazenagem de grãos será inaugurado dia 5 no sul de MT

Publicado em Sábado - 31 de Julho de 2010

Será inaugurado no próximo dia 5 de agosto, o Complexo Cooaleste, uma das maiores unidades de armazenagem de grãos da região sul de Mato Grosso. Instalado em uma área total de 80 hectares, no município de Primavera do Leste, o complexo Cooaleste oferecerá aos cooperados serviços que irão agilizar o trabalho de produtores rurais e agregar valor à produção rural.
Leia mais...