Publicidade

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010

Circuito Aprosoja: Setor produtivo deve estar atento à cenários político e econômico

A 5ª edição do Circuito Aprosoja foi lançada na segunda-feira (19.04) com o tema o ‘Agronegócio no Novo Contexto Político e Econômico’ e reuniu produtores e autoridades no auditório Antônio Ernesto de Salvo, em Cuiabá.
Leia mais...

Milheto é um dos destaques do 2º Encontro Tecnológico no sul de MT

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Thiago Itacaramby

Mato Grosso é o terceiro maior produtor de milheto do país. A cultura é um dos principais destaques do 2º Encontro Tecnológico realizado pelas Sementes Adriana. O evento acontece durante todo o dia de hoje na região Sul do Estado. Várias palestras técnicas serão realizadas a fim de fomentar a produção agrícola em Mato Grosso.
Leia mais...

Sojicultor de MT quer renegociar dívida

Publicado em Sábado - 24 de Abril de 2010 | por Fabíola Gomes

Sojicultores de Mato Grosso querem renegociar dívidas, argumentando que a produtividade das lavouras foi menor nesta safra 2009/2010 e o volume de vendas antecipadas diminuiu, comprometendo a renda. "A safra deste ano teve produtividades muito diferentes, variando de 45 a 50 sacas, porque as lavouras foram afetadas por microclimas diversos", diz o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira.
Leia mais...

IMAmt lança livro sobre algodão adensado

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançou o livro “O Sistema de cultivo do algodoeiro adensado em Mato Grosso - Embasamento e primeiros resultados”. A obra, de 390 páginas, reúne uma coletânea de assuntos sobre o desenvolvimento do plantio do adensado. Muitos dados, de acordo com o diretor executivo do IMAmt, Álvaro Salles, foram retirados da própria rede de experimentação desenvolvida durante a safra 2008/2009. “Outros documentos foram fornecidos e comentados por especialistas que, gentilmente, deram uma grande contribuição a essa publicação”, disse Álvaro Salles.
Leia mais...

Milho: Estiagem pode provocar perdas de 40%

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010 | por Marcondes Maciel

A supersafra de 9,5 milhões de toneladas prevista para o milho segunda safra pode não se confirmar caso a estiagem se prolongue por mais alguns dias em Mato Grosso. Em todo o Estado, segundo entidades produtores e sindicatos rurais, não chove há mais de 15 dias. Há regiões que sofrem com a estiagem há três semanas e a expectativa é de que a perda passe de 40% caso não chova pelo menos mais duas vezes até à colheita. A previsão foi feita ontem pelos produtores depois de um alerta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja).
Leia mais...
Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores
Circuito Aprosoja está percorrendo 19 pólos agrícolas do Estado com o objetivo de levar informações aos produtores

Nova safra não traz alívio e crise no campo se mantém

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 pólos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Leia mais...

Estudo do Imea traz realidade da sojicultura

Publicado em Sexta - 23 de Abril de 2010

Um estudo feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) mostra que o agricultor que colheu 45 sacas por hectare – abaixo da média de 50 sacas no Estado - e deixou para vender toda soja após a colheita teve um prejuízo de R$ 170 por hectare. Na média, com produtividade de 50 sacas e venda de metade da produção, a rentabilidade ficou em R$ 35 sacas por hectare.
Leia mais...

Medo faz sojicultores planejar abandono da atividade em MT

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira, prevê que 30% dos agricultores devem vender ou arrendar suas terras nos próximos anos, em virtude das dificuldades financeiras para pagar as dívidas que vencem neste ano e continuar bancando o plantio da safra. A afirmação foi feita na noite da última terça-feira, em Rondonópolis (210 quilômetros ao sudeste de Cuiabá), durante o primeiro evento do Circuito Aprosoja, que até o dia 7 de maio irá percorrer mais 18 polos agrícolas de Mato Grosso, levando aos produtores informações para o planejamento da safra 2010/11.
Leia mais...

Mato Grosso deve seguir na liderança em nova pesquisa da Conab

Publicado em Quinta - 22 de Abril de 2010

Em Mato Grosso, a última pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou produção de 30,164 milhões de toneladas em 9 milhões de hectares, colocando o Estado na liderança nacional em volume produzido neste ano.
Leia mais...
MT tem atualmente cerca de 3,1 mi t de milho estocadas da safra passada. Cereal disputa espaço com soja e milho 2010
MT tem atualmente cerca de 3,1 mi t de milho estocadas da safra passada. Cereal disputa espaço com soja e milho 2010

Leilões de milho começam em maio

Publicado em Quarta - 21 de Abril de 2010 | por Marcondes Maciel

O coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese, informou ontem ao Diário que a temporada de leilões de milho em 2010 será aberta na primeira quinzena de maio. Para todo o país está prevista a comercialização de 15 milhões de toneladas via Pepro e PEP (prêmios de equalização de preços e escoamento do produto).
Leia mais...