Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

Empaer ensina produtor a coletar amostras de solo e auxilia a produzir com qualidade e eficiência

O produtor rural para trabalhar com segurança, antes de plantar, deve fazer a análise do solo para detectar possíveis problemas nutricionais, identificando a fertilidade e potencialidade da terra. Esse é o caso do agricultor José Nelson dos Santos, arrendatário de uma propriedade de 4 hectares, na estrada da Guarita, em Várzea Grande, que está fazendo pela segunda vez a análise laboratorial para conferir a correção do solo. Coletou amostras que foram encaminhadas para o laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Leia mais...

Indea divulga resultado da campanha de vacinação Febre Aftosa de maio em MT

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Denise Niederauer

O resultado da campanha da vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses da etapa de maio da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010 será divulgado nesta segunda-feira (12.07) durante entrevista coletiva, às 10 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
Leia mais...

Oferta de boi gordo vai reduzir nos próximos 3 anos em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2010 | por Rosana Vargas

A Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso – constatou através de um levantamento, que nos próximos 3 anos vai diminuir a oferta de boi gordo em consequência do grande abate de fêmeas que aconteceu nos anos de 2006 e 2007. “A conta é simples, o bezerro que nasceu em 2007 é o boi gordo desde ano, 2010. Como nasceram menos bezerros, porque as matrizes foram abatidas, teremos menos oferta de boi gordo”, explicou o diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo.
Leia mais...

Produtores de seringueira do Médio Araguaia ganham linha de crédito

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

O Banco do Brasil lança nesta sexta-feira (09.07) em Água Boa (a 730 quilômetros de Cuiabá), a abertura de crédito para projetos de desenvolvimento sustentáveis voltados a cadeia produtiva da Heveicultura, que é o cultivo de seringueiras. A ação faz parte do acordo assinado, ano passado, entre o Governo do Estado e a instituição financeira para o fomento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das regiões.
Leia mais...

Mais uma vez, é adiada a votação sobre o uso do amianto no Brasil

Publicado em Quarta - 07 de Julho de 2010

A votação que ocorreria hoje (07/07) na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados sobre o dossiê que sugere o banimento do amianto em todo o território nacional de autoria do deputado Edson Duarte (PV-BA) foi adiada mais uma vez por falta de quórum.
Leia mais...

Reunião da Câmara Técnica do Trigo anuncia plantio de 240 hectares em Lucas do Rio Verde

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010 | por Rosana Persona

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Luis Carlos Alécio, fez a abertura da 3ª Reunião da Câmara Técnica do Trigo (CTT), dizendo que o Estado de Mato Grosso tem potencial para a cultura e a secretaria apóia a iniciativa. Na reunião discutiram a instalação de um laboratório para classificação do trigo, apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na elaboração do custo de produção, parceria com os produtores para produção do grão e a redução dos preços da pauta da farinha de trigo.
Leia mais...

Ministro da Agricultura vê condição para país repetir safra recorde

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

A situação econômica dos produtores de grãos do Brasil e um apoio governamental "adequado" ao setor permitirão que o país bata na nova safra o recorde de produção de 146,92 milhões de toneladas registrado na temporada que está terminando, disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, nesta segunda-feira.
Leia mais...

Mato Grosso comercializa 95% do volume do milho ofertado

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Mato Grosso comercializou 95% do milho ofertado ontem, via leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Estado colocou à venda 600 mil toneladas e 569,3 mil foram arrematadas.
Leia mais...

Recursos do crédito rural estão disponíveis nos bancos

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Produtores agrícolas de todo o país já podem contratar crédito rural para a safra 10/11. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os recursos referentes ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) estão à disposição desde ontem, 1° de julho.
Leia mais...

Algodão ocupa área de soja e deve avançar até 20% em 2011

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

O Mato Grosso, principal produtor do País, deve ter um espaço ampliado entre 10% e 15%, de acordo com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Atualmente, foram plantados 422 mil hectares da cultura no estado e, se a previsão se mantiver, o número será de 483 mil hectares para a próxima temporada. Atualmente, há aproximadamente 836 mil hectares de plantação de fibra no Brasil.
Leia mais...