Noticias Agronegócios
ALL promete cumprir acordo e eliminar gargalo da produção em MT
Quando os trilhos da Ferronorte atingirem Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, a 202 km de Cuiabá, terá sido mais um passo para eliminar um dos principais gargalos à expansão agrícola do Centro-Oeste. A região fica muito longe dos portos e não tem estradas para escoar a produção. O caminhão é o meio mais usado para levar os produtos ao navio, mas a viagem é um risco contínuo e o frete é caro. A ferrovia só agora avança na direção das grandes áreas de cultivo. A concessionária America Latina Logística (ALL) investirá R$ 1 bilhão nessa expansão ferroviária.
Frete em Mato Grosso é três vezes mais caro que nos Estados Unidos
O custo de transporte da soja no norte de Mato Grosso até os portos é três vezes superior ao frete pago pelos produtores do Estado americano de Iowa. Os cálculos foram feitos pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os produtores que estão em Sorriso (MT), que fica a 2.282 km do Porto de Paranaguá (PR), têm um custo de US$ 97 por tonelada de soja transportada por rodovia.
Mato Grosso perde a liderança de maior produtor nacional de grãos para o PR
MT perde a liderança na produção de grãos
Mato Grosso está perdendo o posto de primeiro lugar na produção de grãos para o Estado do Paraná. É o que informa uma projeção feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a safra recorde de 2010. Segundo o instituto, Mato Grosso que atualmente é o líder de produção nacional de grãos irá colher 19,7 milhões de toneladas, 1,5 pontos percentuais a menos que o Paraná, com a previsão de colheita de 21,2 milhões de toneladas produzidas.
MT: Atividade de confinamento de boi cai em 2010
A atividade de confinamento de boi em Mato Grosso este ano deverá apresentar queda de 7,03% em relação aos números de 2009, informou ontem o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) durante o 6º Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) realizado no Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com levantamento de intenção de confinamento divulgado ontem, em 2010 deverão ser confinados 593,190 mil animais, contra 637,983 mil no ano anterior. Segundo o gestor do Núcleo de Análise e Conjuntura do Imea e responsável pela pesquisa, Otávio Celidonio, a queda se deve a dois fatores básicos: falta de um planejamento antecipado do produtor para este ano e alto custo do boi magro.
Rui Prado encerra Enipec 2010 mobilizando o setor rural
O presidente da Famato, Rui Prado, encerrou a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec) conclamando os produtores rurais e, principalmente, os dirigentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso a se mobilizarem para a votação do novo Código Florestal Brasileiro. “Não sei a data, mas convoco os senhores a se prepararem para irem a Brasília, pois ficar reclamando em Juína, em Cuiabá ou Canarana não adianta. Precisamos nos impor”, afirmou.
Mais quatro editais para a estruturação da cadeia produtiva da pesca e aquicultura
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está lançando quatro editais de licitação com o objetivo de fomentar ações de desenvolvimento e estruturação do setor pesqueiro nacional. A concorrência será voltada para entidades representativas de pescadores e aquicultores e disponibilizará bens e serviços para a atividade pesqueira.
Touro nelore é o 1º a ter genoma sequenciado
O primeiro zebuíno nelore do mundo a ter o genoma sequenciado foi o touro 7308 PO Perdizes, da Fazenda Perdizes, de Campo Grande (MS). O sequenciamento foi realizado pela Genoa Biotecnologia e pela Universidade de Alberta, no Canadá.
Embrapa divulga agricultura de precisão
Desde dezembro de 2009, a Embrapa realiza, em 19 centros de pesquisa, espalhados pelo País, a Rede de Agricultura de Precisão. Essa rede deverá ter, em quatro anos, um levantamento detalhado do que é feito nessa área em propriedades rurais brasileiras. "Nosso objetivo, com a rede, é promover a agricultura de precisão como a tecnologia que pode trazer mais benefícios econômicos ao agricultor e gerar menos danos ao ambiente", diz o coordenador da rede, o pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP).
Enipec debate hoje Código Florestal e cenários da agropecuária
O analista econômico do Banco Rabobank, Guilherme Belotti de Melo, e o economista Ricardo Amorim, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection (GNT), apresentam, na manhã de hoje, palestra destacando os cenários para a agropecuária no Brasil aos participantes do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), aberto ontem à noite, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Alta no preço da soja em MT não reflete em renda
O incremento mensal de até 9% no preço médio da saca de soja comercializada em Mato Grosso não implica em melhora da rentabilidade do setor. Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) que apontam resultados positivos na cotação do grão, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Glauber Silveira, analisa que ainda não é momento para comemorar.