Publicado em Terça - 05 de Junho de 2012 | por Eduardo Mahon

Opinião Fique rico, Bastos!

Não me surpreende a crítica de leigos ao advogado Márcio Thomaz Bastos, porque a repulsa na defesa de um criminoso é histórica.
Leia mais...

Opinião Consumismo e o Meio Ambiente (2)

Publicado em Segunda - 04 de Junho de 2012 | por Juacy daSilva

O crescimento econômico, geralmente mensurado atraés do aumento do PIB de cada país e do mundo em conjunto exerce uma enorme pressão sobre os recursos naturais, onde podemos destacar o solo representado pela expansão das áreas agricultáveis (agricultura e pecuária) e também o desmatamento para a produção de madeira; o sub-solo de onde são extraidos diversos minerais também necessários `a fabricação de diversos produtos; os mananciais representados pelas bacias hidrográficas, os lagos, lagoas, mares e oceanos que também são utilizados para o consumo de água doméstica, industrial, commercial , irrigação e o sistema produtivo em geral, além de produção de alimentos e energia.
Leia mais...

Opinião Da verdade dos fatos à Comissão da Verdade

Publicado em Domingo - 03 de Junho de 2012 | por Bruno Peron

Pouco se sabe sobre as violações aos direitos e deveres durante o regime militar no Brasil, de 1964 a 1985. Algumas tentativas de "encurralar", "envergonhar" e "escancarar" os fatos do período pelo jornalista Elio Gaspari contrastam com o silêncio que ainda se mantém oficialmente sobre os nomes daqueles que sofreram perseguições, torturas e desaparições.
Leia mais...

Opinião Longe do voto consciente

Publicado em Domingo - 03 de Junho de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

A Justiça Eleitoral entra sempre nas campanhas em período eleitoral. Ela tem espaço gratuito na mídia para passar informações sobre as eleições. Entretanto, costuma confundir informação com apoio ao processo eleitoral e sempre passa a fazer propaganda da eleição. Sim, propaganda do pleito. Ao invés de informar a ordem de votar, por exemplo, de quem teria direito a votar e de quem estaria proibido, a Justiça reforça a tese, absurda e distorcida, de que cidadania se exerce com o simples ato de apertar botão colorido no dia da eleição. Trata-se do coroamento de uma confusão entre cidadania na sua plenitude e um de seus componentes, que é o ato isolado e obrigatório de votar.
Leia mais...

Opinião O risco da facilitação da maconha

Publicado em Sábado - 02 de Junho de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Congresso Nacional que, por sua morosidade, possui tantas pendências com a sociedade, como a tão necessária regulamentação de dezenas de artigos da Constituição já em vigor e sem solução há um quarto de século, perde seu tempo analisando projetos que pleiteiam a descriminalização e a facilitação do uso da maconha.
Leia mais...

Opinião O Teatro e a Maquiagem

Publicado em Sexta - 01 de Junho de 2012 | por Lourembergue Alves

Do encontro de três ex-presidentes – um deles do país e dois do STF – resultou uma situação que nada se coaduna com o quadro republicano. E mesmo que assim fosse não se deve confundir opinar com pressionar. Embora especialistas considerem natural e normal a manifestação de um “ex” sobre a data do julgamento do mensalão, até em razão do envolvimento de pessoas do seu partido.
Leia mais...

Opinião Brasnorte no celeiro mato-grossense

Publicado em Sexta - 01 de Junho de 2012 | por José Geraldo Riva

Emancipada em 1986, Brasnorte é um dos municípios mato-grossenses que também depende do enxugamento da máquina pública para prosperar. A presença do Governo do Estado nos mais distantes rincões é necessária, para que o cidadão tenha acesso aos serviços essenciais como educação, saúde e infraestrutura. Mas, para isso é necessária à reforma administrativa, para que os recursos sejam mais bem aproveitados.
Leia mais...

Opinião Novos rumos espaciais

Publicado em Quinta - 31 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

O Programa Espacial Brasileiro já viveu momentos surpreendentes como o do primeiro satélite, SCD-1, que tive a oportunidade incrível de participar do projeto e do lançamento. Outro fator marcante foi o acidente em Alcântara, que ceifou vidas importantes em poucos segundos.
Leia mais...

Opinião O Brasil e a corte trapalhona

Publicado em Quarta - 30 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

São antológicas as histórias (e também as estórias) das cortes palacianas, onde a intriga e os comportamentos subterrâneos acabam interferindo no poder. Reis, rainhas, presidentes, ministros e áulicos viram motivo de piadas ou acabam caindo em desgraça por conta dos mexericos e das relações pessoais mal resolvidas.
Leia mais...

Opinião O retrato da falta de planejamento

Publicado em Terça - 29 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

A partir do instante em que Cuiabá passou a fazer parte da lista das sedes dos jogos da Copa de 2014, cresceram as expectativas de mudanças. Falaram que a Capital se transformaria em um canteiro de obras. Isso foi e continua bastante badalado. O que não é para menos. Pois, há muito, não se tinha tanto falatório a respeito. Mas, até bem pouco tempo, nenhum tijolo chegou a ser assentado, e o “Verdão” virou um montão de poeira e terras.
Leia mais...