Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2011

Cuiabá abriga 42% de todos os médicos em atuação no Estado

Cuiabá tem 17% da população mato-grossense, mas abriga 42% de todos os médicos em atuação no Estado. O dado faz parte da pesquisa “Demografia Médica no Brasil”, realizada em parceria entre o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Regional de São Paulo.
Leia mais...
Pronto-atendimento: estudo mostra que médicos fogem da desorganização e ineficiência do Sistema Único de Saúde
Pronto-atendimento: estudo mostra que médicos fogem da desorganização e ineficiência do Sistema Único de Saúde

Bebê aguarda há uma semana por cirurgia no coração no Sul de MG

Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2011

Um bebê espera há uma semana por uma cirurgia no coração em um hospital de São Lourenço, na Região Sul de Minas Gerais. O hospital da cidade não tem estrutura para realizar a operação. A Justiça determinou através de um mandado de segurança que o recém-nascido seja transferido para uma unidade de saúde em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Leia mais...
Ivete Sangalo está internada desde domingo.
Ivete Sangalo está internada desde domingo.

Ivete Sangalo é internada em Salvador com meningite, diz hospital

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2011

A cantora Ivete Sangalo está internada no Hospital Aliança, em Salvador, segundo informou a assessoria de imprensa da artista na manhã desta segunda-feira (5). De acordo com a diretoria médica da unidade de saúde, a cantora apresenta quadro de "meninginte benigna não contagiosa".
Leia mais...

SUS realizou 1,5 mil atendimentos de radioterapia em Mato Grosso

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2011 | por Bianca C. Zancanaro

O câncer é a segunda causa de mortes por doenças no Brasil e em Mato Grosso a demanda geral de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde em 2012 somou 2.172 casos, sendo que 1.578 pacientes receberam o tratamento. Das  1.991 pessoas que necessitavam de intervenção cirúrgica, apenas 584 foram atendidas. Os dados são do Tribunal de Contas da União, que fez uma auditoria, que iniciou em 2010, sobre o atendimento oncológico do SUS no país.
Leia mais...

Soja pode ajudar no combate à obesidade, diz estudo

Publicado em Segunda - 05 de Dezembro de 2011

Cientistas espanhóis demonstraram as propriedades contra a obesidade e hepatoprotetoras das isoflavonas, substâncias de origem vegetal encontradas principalmente na soja e que atuam de forma similar a determinados hormônios que o organismo humano segrega, como os estrogênios.
Leia mais...

Estado de saúde de Sócrates ainda é grave, apesar de ligeira melhora com antibióticos

Publicado em Domingo - 04 de Dezembro de 2011

Internado no Hospital Albert Einstein desde quinta-feira devido a uma infecção intestinal, o ex-jogador Sócrates apresentou alguma lehora na tarde de sábado (03), depois de noite de complicações em seu quadro clínico.
Leia mais...

Indígenas têm o triplo de chance de chegar aos 100

Publicado em Domingo - 04 de Dezembro de 2011

Às margens do Rio Envira, em Feijó, no Acre, nasceu a índia Maria Lucimar Pereira Marroque Kaxinawá. A data está documentada em certidão de nascimento e RG: 3 de setembro de 1890. Sempre morou em aldeia, casou 2 vezes, gerou 12 filhos (3 ainda vivos) e tem 22 netos. Ela, que pode ser a mais velha do mundo, está entre os 227 indígenas centenários registrados pelo Censo 2010. Com total de 716 mil pessoas autodeclaradas indígenas no País, o grupo tem a maior proporção de pessoas nessa faixa etária. Dados mostram que as chances de um indígena fazer 100 anos é três vezes superior às de um branco. Refletindo dados gerais de velhice, as mulheres índias respondem por 69%.
Leia mais...

Pacientes ostomizados enfrentam diversos problemas

Publicado em Domingo - 04 de Dezembro de 2011

A cada dia em média 15 pessoas realizam cirurgias de ostomia - procedimento cirúrgico onde se faz uma abertura em um órgão e ligação com o meio externo - em Mato Grosso. Após o procedimento, elas precisam retirar as bolsas e fazer reavaliações periódicas, serviço que é oferecido apenas em Cuiabá. O Ambulatório de Enfermagem em Estomaterapia do Hospital Universitário Júlio Müller possui mais de mil pacientes cadastrados.
Leia mais...

Sócrates está em estado grave e respira por aparelhos, informa hospital

Publicado em Sábado - 03 de Dezembro de 2011

Internado pela terceira vez no ano desde a noite da última sexta-feira, o ex-jogador Sócrates respira por aparelhos e está em estado grave segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na manhã deste sábado.
Leia mais...

Mulheres vivem sete anos a mais

Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2011

Em 2010, a esperança de vida ao nascer no Brasil era de 73,48 anos (73 anos, 5 meses e 24 dias), um incremento de 3 meses e 22 dias em relação a 2009 e de 3,03 anos (3 anos e 10 dias) sobre o indicador de 2000.
Leia mais...