Publicado em Sábado - 16 de Abril de 2011

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 25

A campanha de vacinação contra o vírus influenza sazonal (gripe) será realizada entre os dias 25 de abril a 13 de maio, em Cuiabá. Neste ano, por orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe sazonal foi ampliada para outros grupos, como crianças de seis meses a dois anos, profissionais de saúde, gestantes, e idosos com mais 60 anos.
Leia mais...

Governo quer incentivar fabricação de aparelhos médicos

Publicado em Sábado - 16 de Abril de 2011

O governo pretende incentivar a fabricação de equipamentos médicos no país, disse hoje (15) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, as empresas que instalarem plantas para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia terão “todo apoio de financiamento, isenção tributária e marco regulatório”.
Leia mais...

Após transplante de coração, menino Patrick está sedado e faz exames

Publicado em Sábado - 16 de Abril de 2011

Um novo boletim médico divulgado pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na manhã deste sábado (16), informou que o menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, permanece sedado, e ainda se encontra em período crítico e necessitando de "suporte cardiorrespiratório e renal".
Leia mais...

Doadores de Medula Óssea aumentam no Brasil

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

O número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no Redome. Agora há 2 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). A evolução no número de doadores deveu-se aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA. Essas campanhas mobilizaram hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral. Desde a criação do REDOME, em 2000, o SUS já investiu R$ 673 milhões na identificação de doadores para transplante de medula óssea. Os gastos crescerem 4.308,51% de 2001 a 2009.
Leia mais...

Menos de 1% de doadores de medula óssea estão em MT

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Mato Grosso corresponde apenas a 0,9% do total de doadores voluntários de medula óssea no Brasil. A representatividade da região Centro-Oeste, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), é de 8%, ficando atrás das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. O medo e os mitos em torno do assunto continuam sendo entraves para uma maior adesão.
Leia mais...

São Paulo terá rede de pesquisas oncológicas

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Além das pesquisas com o novo ultrassom, o Instituto do Câncer está formando uma rede com 20 grupos de investigações em câncer.
Leia mais...

Países se aproximam de acordo sobre vacina antigripal

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Está prestes a ser concluído um acordo global pelo qual os países compartilhariam amostras de vírus da gripe, em troca de terem acesso a vacinas mais baratas produzidas a partir desse material, o que pode ser crucial em caso de epidemia, segundo diplomatas envolvidos no processo.
Leia mais...

Mais 1 bebê morre contaminado por superbactéria

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Pode subir para nove o número de mortes de pessoas contaminadas pela bactéria Acinetobacter, resistente à antibióticos, em Maceió (AL). Os médicos suspeitam que a superbactéria tenha sido a responsável pela morte de um bebê prematuro, hoje (15), no Hospital Universitário da capital, onde estava internado. Além deste caso, foram registradas três mortes de recém-nascidos e cinco de adultos com sintomas de contaminamção pela superbactéria.
 
Leia mais...
Marcela Constantino, diretora do Vôlei Futuro
Marcela Constantino, diretora do Vôlei Futuro

Médicos começam a diminuir sedação da líbero Stacy Sykora

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, começaram a diminuir a sedação da americana Stacy Sykora, líbero do Vôlei Futuro. Houve diminuição do inchaço intracraniano, mas a jogadora segue internada na UTI. A informação foi dada por Marcela Constantino, diretora do time de Araçatuba, ao SporTV.
Leia mais...

Nanopartículas podem agilizar diagnóstico do câncer

Publicado em Sexta - 15 de Abril de 2011

Cientistas chilenos criaram nanopartículas que identificam as células cancerígenas e que, dessa forma, podem no futuro tornar mais efetivo o diagnóstico precoce da doença, informaram nesta quinta-feira (14) os pesquisadores que cuidam do projeto.
Leia mais...