Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010 | por Afra Balazina e Herton Escobar

Queimadas na Amazônia anulam ganhos da queda no desmatamento

A agropecuária provocou o aumento das queimadas na Amazônia em áreas onde houve redução do desmatamento. É o que mostra um estudo de pesquisadores brasileiros publicado hoje na revista Science. O fogo é usado para limpar as áreas e, muitas vezes, passa despercebido porque as copas das árvores podem esconder, dos satélites usados para monitorar o desmate, o estrago que acontece embaixo delas.
Leia mais...
Segundo a pesquisa, as queimadas cresceram 59% entre 1998 e 2007
Segundo a pesquisa, as queimadas cresceram 59% entre 1998 e 2007

Estudo revela que ilhas do Pacífico estão crescendo, não afundando

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

Um novo estudo geológico revela que ilhas do Pacífico que se acreditava estarem ameaçadas pelo aumento do nível do mar na verdade estão crescendo, e não afundando. As ilhas de Tuvalu, Kiribati e da Micronésia estão entre as que cresceram, devido ao acúmulo de restos de corais e sedimentos.

Leia mais...

Corpo de Bombeiros realiza workshop de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza, entre os dias 8 a 11 de junho, o 2º Workshop de Planejamento para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Mato Grosso. O encontro será no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Leia mais...

Bird destina US$ 495 milhões para projetos energéticos no norte do Brasil

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

O Banco Mundial deve destinar US$ 495 milhões para projetos energéticos no norte e noroeste do Brasil, informou a entidade em um comunicado. Os projetos deverão beneficiar 3 milhões de pessoas.
Leia mais...

Massa de ar polar deve derrubar temperatura em MT no fim de semana

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

Uma massa de ar polar avança sobre o sul, sudeste e centro-oeste do país neste fim de semana e deve provocar novos recordes de frio em várias cidades. O ar polar, que está no norte da Argentina, entra nos estados do sul neste sábado e causa queda acentuada de temperatura. No domingo e segunda, o frio deve chegar ao centro-oeste.
Leia mais...

Desastre nos EUA deve aumentar custos do óleo, dizem analistas

Publicado em Sexta - 04 de Junho de 2010

As dificuldades do grupo petroleiro britânico BP em deter a maré negra no Golfo do México suscitam novas interrogações sobre as perfurações em águas profundas, com efeitos possíveis para projetos de exploração, inclusive o do pré-sal no Brasil, e um aumento certo nos custos de extração e, portanto, dos preços do barril.
Leia mais...

Brasil fica em 2º lugar em ranking de

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010

O Brasil ficou em segundo lugar em um ranking de "consumo verde" compilado pela National Geographic Society, uma instituição científica e educacional com sede nos Estados Unidos.
A lista foi elaborada por meio de entrevistas com 17 mil pessoas em 17 países, entre emergentes e avançados, e mediu os hábitos em relação a consumo e estilo de vida em 65 quesitos.
Leia mais...

BP avança contra vazamento; mancha aproxima-se da Flórida

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010

Um terço das águas do Golfo do México estão proibidas à pesca devido à mancha de óleo que se aproxima da Flórida, mas a BP informou nesta quinta-feira ter conseguido algum avanço em sua tentativa de interromper o vazamento, jogando no mar milhões de litros de um controverso dispersante.
Leia mais...

Aumento de incêndios florestais na Amazônia preocupa cientistas

Publicado em Quinta - 03 de Junho de 2010 | por da Efe

A taxa de desmatamento na Amazônia diminuiu, mas o aumento dos incêndios florestais poderia anular os benefícios dessa queda, segundo um artigo publicado nesta quinta pela revista "Science".
Leia mais...

Poluição sonora ameaça peixes, diz pesquisa

Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010

Peixes estão sendo ameaçados por crescentes níveis de poluição sonora, segundo um estudo realizado por cientistas europeus. A pesquisa, publicada na revista Trends in Ecology and Evolution, estudou o impacto que o barulho criado por plataformas de gás e petróleo, navios, barcos e sonares têm em espécies de peixes nos oceanos do mundo.
Leia mais...