Publicado em Quarta - 02 de Junho de 2010 | por Maria Barbant

Setor produtivo manifesta apoio à gestão ambiental de Mato Grosso

Representantes da indústria, agricultura e pecuária, participaram nesta quarta-feira (02.06), de uma reunião com os secretários de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia e de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão. A reunião teve como objetivo avaliar a gestão ambiental em Mato Grosso.
Leia mais...

Queimadas aumentam 128% em Mato Grosso

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010 | por Caroline Rodrigues

O índice de queimadas aumentou 128% em Mato Grosso e a preocupação dos órgãos ambientais é com a previsão que os números serão piores nos próximos meses. A porcentagem é baseada nos focos de calor registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os meses de janeiro e maio deste ano foram 4.431 registros e, no mesmo período do ano passado, foram 1.937. O aumento foi de 2.494 focos. O Estado já é o primeiro no ranking brasileiro das queimadas, seguido de São Paulo, Paraná, Bahia e Minas Gerais.
Leia mais...

Especialista chama a atenção para risco de falta de água na Copa 2014 e Olimpíada

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Alerta é da H2C consultoria em uso racional da água, que realiza, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, regata ecológica na Represa Billings. Nas velas dos barcos, os dez mandamentos para uma Copa Verde no Brasil.
Leia mais...

Secretários reúnem representantes do setor sucroalcooleiro para discutir o MT Legal

Publicado em Terça - 01 de Junho de 2010

Os secretários de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia e de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão participaram nesta terça-feira (01.06) de uma reunião com representantes do setor sucroalcoleiro. A reunião, realizada na sede do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), teve por objetivo discutir pontos do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal e reuniu representantes das Usinas Itamarati, Barralcool, Coprodia, Novo Milênio e Usimat- Campos de Júlio Usinas de Açúcar e Álcool e Biodiesel.
Leia mais...
Navios coletam óleo que emerge para superfície do Golfo do México; substância se concentra no fundo do mar
Navios coletam óleo que emerge para superfície do Golfo do México; substância se concentra no fundo do mar

Maior vazamento de óleo da história dos EUA pode durar até agosto

Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010 | por Gustavo Chacra

A operação denominada "top kill" para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México fracassou e autoridades americanas já admitem que o óleo continuará fluindo do fundo do oceano pelo menos até agosto. O governo acrescenta estar "preparado para o pior" no que já é considerado o maior desastre ecológico da história dos Estados Unidos.
Leia mais...

Gestão florestal na Sema agrava crimes ambientais e Mato Grosso perde cerca de 45% da floresta original

Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010 | por Alline Marques

A transferência da gestão florestal para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) acabou agravando ainda mais os delitos relacionados à extração e comércio ilegal de madeira, fazendo com que os crimes ambientais ficassem ainda mais complexos e necessitassem de profissionais especializados com mais conhecimento. O descaso com a preservação da floresta ao longo dos anos, fez com que cerca de 45% da cobertura florestal originária do estado desaparecesse.
Leia mais...
Foto de satélite da região atingida pelo vazamento no golfo do México, considerado o pior desastre ambiental dos EUA
Foto de satélite da região atingida pelo vazamento no golfo do México, considerado o pior desastre ambiental dos EUA

EUA confirmam viver pior desastre ecológico de sua história

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010

O vazamento de petróleo no golfo do México é "possivelmente o pior desastre ecológico" da história dos Estados Unidos, afirmou neste domingo Carol Browner, conselheira do presidente americano Barack Obama para temas ambientais.
Leia mais...

BP anuncia novo plano para conter vazamento de petróleo

Publicado em Domingo - 30 de Maio de 2010

Após o fracasso da operação para conter o vazamento no Golfo do México, a BP (British Petroleum) anunciou um novo plano para deter o óleo, no mesmo dia em que uma assessora de Barack Obama afirmou que a maré negra no Golfo do México é "provavelmente o pior desastre ambiental" dos Estados Unidos.
Leia mais...

Revista Veja destaca Mato Grosso como grande vilão do meio ambiente

Publicado em Sábado - 29 de Maio de 2010 | por Thiago Itacaramby

A próxima edição da revista Veja que chega às bancas neste domingo (30), coloca Mato Grosso em destaque nacional. A revista traz uma matéria ‘bombástica’ sobre a Operação Jurupari, deflagrada pela Polícia Federal, que resultou na apreensão de 91 pessoas acusadas de crimes ambientais. Entre os envolvidos está Janete Riva, mulher do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado José Riva (PP). Entre os presos no último dia 21, todos já soltos por ordem do Tribunal Regional Federal (TRF).
Leia mais...

BP falha mais uma vez em contenção do vazamento no golfo do México

Publicado em Sábado - 29 de Maio de 2010

A BP falhou mais uma vez nas últimas tentativas de cessar o vazamento de óleo no golfo do México, a partir de uma técnica denominada "top kill", o que configura o segundo fracasso ocorrido neste sábado.
Leia mais...