Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Maria Barbant

Tangará da Serra busca orientações da Sema para melhorar operacionalização de Aterro Sanitário

Segundo dados da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, vinculada a Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (SUIMS), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), dos 141 municípios mato-grossenses, 12 possuem Licença Prévia (LP), 14 possuem Licença de Instalação (LI) e 12 obtiveram Licença de Operação (LO). Desses 12, quatro possuem LO em vigência. Seis solicitaram a renovação da licença (LO) e dois operam seus aterros sanitário como lixões, sem encaminhamento para regularização. Cerca de 130 municípios possuem lixões ativos (em funcionamento).
Leia mais...

Cáceres sedia "Seminário Regional Ambiental" nesta semana

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010

Nesta sexta-feira (28.05), o Ministério Público Estadual (MPE) promoverá o "Seminário Regional Ambiental - MP e Sociedade", no município de Cáceres (200 km de Cuiabá). O evento tem como objetivo divulgar as ações dos membros do MP com atuação específica nas áreas ambiental e urbanística. O Seminário terá início às 8h e contará com palestras durante todo o dia, no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária (Unemat).
Leia mais...

Consema nega recursos contra crimes ambientais em MT

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Alexandre Alves/De Sinop

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) publicou no Diário Oficial do Estado os acórdãos sobre julgamento de recursos impetrados por empresas, fazendas, madeireiras e pessoas cíveis, acusados de cometerem crimes ambientais. Ao todo, na última reunião do Consema, em 12 de maio, foram julgados 25 recursos contra autos de infração e multas emitidas entre 2002 e 2009.
Leia mais...

Dia Mundial do Meio Ambiente - A Participação das empresas em relação ao desenvolvimento sustentável

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Simone Arrifano

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, assunto que a cada dia vem despertando o interesse da mídia e da sociedade, preocupada com o futuro do planeta e nossas reservas naturais.
Leia mais...
Cerca de mil bonecos de gelo são derretidos em Berlim, na Alemanha, em protesto do grupo WWF
Cerca de mil bonecos de gelo são derretidos em Berlim, na Alemanha, em protesto do grupo WWF

Explicar aquecimento é difícil, diz cientista

Publicado em Quarta - 26 de Maio de 2010 | por Dayanne Mikevis

A discussão sobre o aquecimento global e seus efeitos entrou definitivamente na agenda política, mesmo que um acordo "salvador" não tenha saído da reunião de Copenhague, que ocorreu em dezembro de 2009 na Dinamarca. Na opinião do climatólogo francês Hervé Le Treut, diretor do Instituto Pierre- Simon Laplace e do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), esse é um dos principais ganhos que a discussão do assunto recebeu desde a reunião do Rio em 1992. No entanto, apesar de ter entrado de vez na agenda política, a discussão sobre a mudança climática também enfrenta cada vez mais resistências.
Leia mais...

Cargueiro naufraga e derrama 15 mil barris de petróleo em Cingapura

Publicado em Terça - 25 de Maio de 2010 | por Efe

Um navio cargueiro da Malásia naufragou nesta terça-feira após chocar-se contra outra embarcação junto à costa oriental de Cingapura, derramando quase 15 mil barris de petróleo de um de seus tanques, informou a Autoridade Portuária cingapuriana.
Leia mais...

Falha em tampa de poço pode ter causado acidente no golfoda

Publicado em Terça - 25 de Maio de 2010

Um defeito numa tampa de cimento pode ter contribuído para a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, de onde ainda está vazando petróleo, mais de um mês depois do acidente.
Leia mais...

Petrolífera aceita pagar indenização milionária por vazamento no golfo do México

Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010

A petrolífera britânica BP (British Petroleum) aceitou pagar uma indenização além de US$ 75 milhões pelo vazamento de óleo no golfo do México causado pela explosão e afundamento há um mês de uma plataforma petrolífera, operada pela companhia.
Leia mais...

Óleo atinge manguezais, apesar das boias de contenção

Publicado em Domingo - 23 de Maio de 2010

O impacto do derramamento maciço de óleo no golfo do México se fez sentir neste domingo nas ilhas empapadas de petróleo da Louisiana, onde pelicanos fazem seus ninhos. Várias das aves caíram na água e começaram a se limpar, aparentemente tentando tirar o óleo dos pés e das asas.
Leia mais...

No dia da biodiversidade, secretário da ONU alerta para perigo de extinções

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste sábado (22) que a perda de espécies está chegando a um ponto sem volta, informou o site de notícias da CNN.
Leia mais...