Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Alline Marques

Silval cobiça DEM para "eliminar" oposição na Assembleia

O governador Silval Barbosa (PMDB) ainda aguarda posicionamento do DEM para fechar a composição de seu staff. Apesar de estarem em lados opostos durante a eleição, o peemedebista pretende contar com o apoio dos democratas não apenas no governo, mas também na Assembleia Legislativa e ampliar a base aliada na Casa de Leis.
Leia mais...

Serys deixa Senado e "desemprega" 50 assessores; Gilberto Goellner, 19

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Pollyana Araújo

Com 50 servidores no gabinete e na segunda vice-presidência, a senadora mato-grossense Serys Slhessarenko (PT) está entre os parlamentares prestes a deixar o cargo com maior número de funcionários comissionados. Ao todo, devem exonerados 1.062 servidores dos 37 “futuros ex-senadores” até o final de janeiro.
Leia mais...

Partidos pedem para STF anular decisão que mudou quadro de deputados eleitos em MT

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010

A decisão mudou o quadro de eleitos em alguns Estados, incluindo Mato Grosso, onde o tucano Nilson Leitão, considerado eleito em 3 de outubro, com 70,9 mi votos passou a ser 1º suplente e, Pedro Henry (PP), com 81 mil votos (que disputou sob júdice) foi reeleito. Há poucos dias, o PTB nacional também ajuizou ação semelhante. Tanto o recurso petebista quando o democrata tem "abrangência nacional e não são específicos para o caso mato-grossense.
Leia mais...

3 vão disputar a sucessão de Aluízio na Ucemmat

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Patrícia Sanches

O presidente da Câmara de Nova Mutum Unírio Schirmer, o Ratinho (PR), o vereador de quarto mandato por Água Boa, Marcos Júnior Mendonça, o Marquinhos (PTB), e Gilvan Rodrigues da Silva, de São José do Rio Claro, vão disputar a presidência da União Mato-grossense das Câmaras Municipais do Estado (Ucemmat). Empurrado pelo atual presidente Aluízio Lima Pereira (DEM), vereador por Salto do Céu, Ratinho é o favorito, mas Marquinhos promete dar trabalho.
Leia mais...

Projetos aprovados na AL são mais setorizados

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Jean Campos

Embora os trabalhos do Poder Legislativo tenham sido afetados por conta das eleições, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso contabiliza saldo quantitativo positivo em 2010. Levantamento da Casa aponta que a produção em Plenário rendeu 1.158 proposições analisadas pelos parlamentares, sendo que o maior volume foi para os projetos de resolução com 502 matérias. O teor das leis aprovadas, no entanto, mostra que nem todos os projetos são de grande relevância social.
Leia mais...

ZSEE é um dos projetos de maior abrangência

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010

Um dos projetos mais importantes apreciados na Assembleia Legislativa em 2010 foi o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso. Aprovado em segunda votação em 27 de outubro, o projeto de Lei nº 273/2008, que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado, ainda não foi sancionado pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
Leia mais...

Reunião vai decidir transição na AMM

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Jean Campos

Eleito presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá (PR), irá se reunir amanhã com o atual presidente, Pedro Ferreira (PP), prefeito de Jauru, para, além da transição na administração do órgão, discutir a proposta de reforma estrutural a ser implantada a partir de fevereiro de 2011.
Leia mais...

Dilceu se mostra contra DEM assumir secretaria de Silval

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Sonia Fiori

A Executiva regional do DEM se reúne nesta semana para discutir a participação da legenda na equipe de primeiro escalão do governo do Estado. A possibilidade de fazer parte do staff, no entanto, sofre resistência interna. Cotado para assumir a presidência da sigla no Estado, o deputado estadual democrata Dilceu Dal Bosco faz parte do grupo da legenda que defende a manutenção da oposição à gestão do governador Silval Barbosa (PMDB). Dal Bosco foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos.
Leia mais...

Deputado Zé Domingos só deve Assumir Pasta em fevereiro

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Sonia Fiori

O comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SDRAF) deverá ficar com o DEM. Informações apontam entendimento entre o deputado estadual democrata, José Domingos Fraga e o governador Silval Barbosa (PMDB) para que ele assuma a Pasta, após sua posse na Assembleia Legislativa, no dia 1º de fevereiro de 2011. Até lá, a gestão da secretaria deve ficar com o atual responsável pelo setor, Jilson Francisco da Silva.
Leia mais...

MT ocupa o 21º lugar no ranking da transparência

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Rafael Costa

Com nota de 3,93%, Mato Grosso é o 21º na relação dos estados que tratam de forma transparente as despesas feitas pelo poder público. O ranking é estipulado pelo "Índice de Transparência" que avalia as obediências dos estados a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que determinou a União, Estados, Distrito Federal e municípios a divulgação em tempo real de informações detalhadas sobre execução orçamentária e financeira.
Leia mais...