Publicidade

Publicado em Domingo - 05 de Setembro de 2021 | por Wilson Carlos Fuáh

Os dias não são iguais

Somente o choque motivacional com a vontade de buscar o desconhecido, já provoca um estado de felicidade e fazendo com que pessoas reclusas nos casulos e amarradas aos costumes ou tradições ficam vivem do seu torpor mental, o importante é manter o foco e por a cara na janela e ver que lá fora existe vida e muitas opções de possibilidade de crescimento.

Leia mais...

Fatos reais

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2021 | por Gisele Nascimento

Esse caso muito me marcou, mas, igualmente, já aconteceram vários outros, vez que advogar no direito previdenciário, lida-se, constantemente, com idosos, doentes, deficientes físicos e mentais, etc.

Leia mais...

Danos, Árvores e Sementes

Publicado em Sábado - 04 de Setembro de 2021 | por Emanuel Filartiga

De ver, eles me diziam das árvores que estavam ali antes e as que vieram depois, as florestas secundárias, sabiam disso pela altura e nome dos vegetais… eu disse: viam-nas como amigas!

Leia mais...

Ferrovias para o futuro

Publicado em Sexta - 03 de Setembro de 2021 | por Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

Trata-se de uma enorme oportunidade também para outros estados, que podem, respeitando a legislação federal e também a soberania dos entes subnacionais, implantar leis semelhantes e expandir suas malhas férreas, inclusive utilizando capital privado.

Leia mais...

Um dia viro anjo

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Renato Gomes Nery

Se afetado, não confie na memória – que certamente estará comprometida - ponha uma pessoa para cuidar dos horários de sua medicação. Não esqueça que, no inverno, temos aqui um clima de deserto, o que agrava os sintomas desta doença.

Leia mais...

É tempo de seca e também de Olho Seco Evaporativo. Cuide-se!

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Renan Ferreira

As pessoas mais suscetíveis são os idosos, os usuários de lentes de contato, os pacientes alérgicos e as pessoas que trabalham em frente ao computador, pois tendem a piscar menos e piorar o processo evaporativo da lágrima.

Leia mais...

ICMS e a bandeira vermelha

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por VICTOR MAIZMAN

Portanto, o objetivo do sistema de bandeiras tarifárias é trazer transparência para a massa consumidora com relação ao custo da energia e forçar a população a contribuir para o uso eficiente de tal consumo.

Aliás, é assustador saber que a energia gerada pelas Termelétricas é mais custosa devido à utilização dos combustíveis como o carvão, o gás natural, o óleo combustível e o diesel, pois o custo de geração sobe, além de que o quando o nível dos reservatórios sobe e se faz necessário armazenar água, as térmicas podem ser desligadas, reduzindo o custo total de geração.

De todo modo, conclui-se que a injurídica incidência do ICMS sobre o adicional tarifário representado em especial pela bandeira vermelha gera um ônus desproporcional na conta de consumo do consumidor, que é o destinatário final da energia elétrica, posto que sem consumir de forma efetiva e concreta, suporta o custo do risco do empreendimento ou do negócio das distribuidoras de energia elétrica.

E mesmo que fosse possível a incidência do ICMS sobre tal adicional, é certo afirmar que a própria Constituição Federal assegura que quando mais essencial o produto ou serviço, menor deverá ser a incidência fiscal.

Victor Humberto Maizman é advogado e consultor jurídico tributário.

Leia mais...

Dinheiro público e o parlamento

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por ALFREDO DA MOTA MENEZES

O Brasil deve ser o país no mundo que mais gasta com sua classe politica. Não existia nada disso antes e, mesmo sem essa montanha de dinheiro, o parlamento dava maiores respostas à sociedade e, mostra a história, era mais respeitado do que agora. Será que tanto dinheiro é que ajudou a amortecer a atuação do Legislativo?

Leia mais...

Independência ou morte!

Publicado em Quinta - 02 de Setembro de 2021 | por Ana Adélia Jácomo

Uma frase tem sido dita: “Não é meu (ou seu) lugar de fala”. Quando se perpetua tal mentalidade, se separa pessoas que deveriam se sentir iguais, pois a igualdade gera empatia. Se colocar no lugar do outro, gera compaixão.

Leia mais...

A missão de Primeira-Dama

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2021 | por JOÃO PEDRO MARQUES

Pode ser que em outros momentos o papel da primeira-dama no governo de Mato Grosso não tenha sido cumprido exatamente como mandam hoje os novos tempos.

Leia mais...