Publicado em Sábado - 20 de Janeiro de 2024 | por Gilda Portella

Intolerância Religiosa. Mito ou Fato?

Esses números alarmantes sinalizam forças orquestradas, sistematizadas pelo racismo, preconceito, injúria racial, atuando diariamente na tentativa de apagar, invisibilizar, de desmontar, tudo que for ligado às tradições culturais e de religiões de matriz africanas e afro-brasileiras.

Leia mais...

A relação dos exercícios físicos com a saúde mental

Publicado em Sexta - 19 de Janeiro de 2024 | por João Lombardi

Existem algumas hipóteses para explicar a melhora da saúde mental com o treino e seus benefícios. Um deles é a famosa e conhecida liberação de endorfinas, que são substâncias químicas no cérebro que atuam como analgésicos naturais e elevadores de humor, promovendo a sensação de bem-estar!

Leia mais...

A conta de energia está cara

Publicado em Quinta - 18 de Janeiro de 2024 | por Victor Humberto Maizman

Também apontei que o custo de geração da energia no Brasil é um dos menos onerosos do planeta, porém a tarifa cobrada dos consumidores finais é uma das mais caras do mundo.

Leia mais...

Mudanças no corpo com a menopausa

Publicado em Quinta - 18 de Janeiro de 2024 | por Laerte Basso

Nesta situação, é necessário estar atento à alimentação, evitando alimentos ricos em gordura e açúcar refinado, assim como, manter uma rotina frequente de atividade física. Se for possível, a mulher poderá optar por atividades aeróbicas onde existe maior gasto de colorida como por exemplo, corrida e bicicleta.

Leia mais...

A lei da bala

Publicado em Quarta - 17 de Janeiro de 2024 | por Gaudêncio Torquato

No Brasil, como no Equador, as facções criminosas têm se alastrado pelas malhas da administração pública, organizando ataques, articulando ações de captação e remessa de drogas e armas, dando ordens dos seus escritórios, instalados (pasmem!) dentro das prisões.

Leia mais...

Janeiro Verde e a conscientização sobre câncer do colo do útero

Publicado em Quarta - 17 de Janeiro de 2024 | por Giovana Fortunato

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a estratégia global de eliminação do câncer de colo do útero: vacinação, rastreamento e tratamento da doença. A implementação bem sucedida destas três etapas poderia reduzir em mais de 40% o número de novos casos da doença até 2050.

Leia mais...

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Publicado em Terça - 16 de Janeiro de 2024 | por Gilda Portella

mãe-de-santo decidiu-se pela ação judicial contra seus agressores e difamadores. Mãe Gilda faleceu no ano seguinte, aos 65 anos, de um infarto fulminante, segundo sua família, em consequência dos traumas dos ataques, que a abalaram profundamente.

Leia mais...

Não é não: agora protocolo

Publicado em Terça - 16 de Janeiro de 2024 | por Rosana Leite Antunes de Barros

É de se ressaltar pontos de discordância da citada lei, a meu sentir. A uma, a exclusão peremptória no parágrafo único do artigo 2º, dos locais de cultos e eventos realizados em caráter religioso. E, a duas, a vacatio legis de 6 meses para a entrada em vigor da norma.

Leia mais...

Queijo suíço

Publicado em Segunda - 15 de Janeiro de 2024 | por Licio Antonio Malheiros

As ruas centrais da cidade e dos bairros, mais parecem um queijo suíço, em função da grande quantidade de buracos de todos os tipos e tamanho, ocasionando acidentes, provocando danos materiais aos carros; podendo ocasionar em alguns casos óbitos.

Leia mais...

O planeta em fúria

Publicado em Segunda - 15 de Janeiro de 2024 | por Gaudêncio Torquato

Temos a possibilidade de sentir seu pulso, mais lento ou mais apressado, e carimbando-os com alguns adjetivos: povoado de harmonia ou guerreiro, cheio de ódio e rancor, esperançoso e portando a bandeira da crença, ou pessimista, embalado nos panos sangrentos de guerras.

Leia mais...