Publicado em Sexta - 11 de Janeiro de 2019 | por Marcelo Ferraz

O discurso do ódio e o tiroteio

O magistrado fundamentou a sua decisão sobre os aspectos no que tange ao primeiro efeito da posse, chamado de legítima defesa, desforço imediato ou autodefesa da posse, direito este que está ressaltado no parágrafo primeiro do artigo 1.210 do Código Civil , o qual diz; “o possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse”.

Leia mais...

A ânsia do propósito

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Camila Tardin

Com a internet temos acesso a inúmeras informações e oportunidades. Acho incrível morar no meio mapa do Brasil, onde é possível ver um jacaré atravessar sobre uma faixa de pedestre, e, ao mesmo tempo, poder me conectar e aprender com gente do mundo todo. Pela internet compartilhamos palavras fortes como gratidão, talento, legado, empoderamento, criatividade, inovação, ideias disruptivas...

Leia mais...

Vai feder chifre queimado

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

Despesas com fornecedores ou duodécimos não se pagam no mesmo exercício fiscal, vai para o próximo ano. Uma tabela mostra o débito de cada ano de restos a pagar entre 2012 e 2017. Chegou-se a essa situação financeira por causa dos planos de carreiras aprovados de 2007 a 2014, empréstimos para a Copa e a dívida dolarizada.

Leia mais...

Governo de decepção

Publicado em Quarta - 09 de Janeiro de 2019 | por José Bussiki

Nesse contexto, o povo mato-grossense, que é quem paga tributos e mantém a máquina pública, foi o único prejudicado com a política fiscal adotada por esses governantes, visto que o Estado vem diminuindo consideravelmente os investimentos e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, para garantir o pagamento de elevados duodécimos a uma minoria de privilegiados.

Leia mais...

Redução da carga tributária

Publicado em Terça - 08 de Janeiro de 2019 | por Ricardo Bertolini

A Reforma Tributária (PEC 293-A, de 2004), aprovada na comissão especial da Câmara dos Deputados, reduz a burocracia, cria o Imposto sobre Bens e Serviços IBS e elimina nove impostos. Entendo que alguns pontos da proposta que visam a redução da guerra fiscal, o combate à sonegação, a facilitação da cobrança e a redução dos contenciosos podem inclusive fortalecer a autonomia dos entes federados.

Leia mais...

Imposto sobre grandes fortunas

Publicado em Segunda - 07 de Janeiro de 2019 | por Edivaldo de Sá Teixeira

Logo, ao invés de taxar o agronegócio, setor imprescindível para o crescimento nacional, e manutenção de nossa balança comercial, entre outros benefícios, devem os governos lançar mão das ferramentas existentes para aumentar suas receitas, e o imposto sobre grandes fortunas pode ser uma fonte rentável de recursos.

Leia mais...

Era Bolsonaro, Língua de Sinais e políticas de Educação inclusiva

Publicado em Segunda - 07 de Janeiro de 2019 | por Ivete Barros

Também necessita da atenção da administração pública um amplo espectro de deficientes físicos e mentais, logo, o Estado deve estar impecavelmente adaptado às singularidades de todos esses cidadãos. No meu cotidiano como educadora, assisto à evolução de alunos com deficiência e aprendi a entender que cada ser humano, seja ele deficiente ou não, tem um tempo de aprendizagem.

Leia mais...

Você importa

Publicado em Segunda - 07 de Janeiro de 2019 | por Michelle Leite de Barros

Evite relações tóxicas, ou seja, aquelas que, mesmo sendo um parente, um amigo, um companheiro, te deixem para baixo e te façam se sentir inferior, porque você não é. Nenhuma de nós somos e não é justo consigo mesma se sentir insignificante. Olhe ao seu redor e perceba quantos e quantas já precisaram de você e mais ainda, o quanto você precisa de si própria.

Leia mais...

Embriaguez ao volante: médica, procuradora, bióloga, cadê a consciência?

Publicado em Sábado - 05 de Janeiro de 2019 | por Izabela Araújo

Letícia é médica dermatologista, após uma festa, atropelou e matou um vendedor ambulante. Está solta. Luíza é procuradora aposentada, atropelou um gari e o deixou sem uma perna. Está solta. Já Rafaela é bióloga, atropelou três pessoas, matou duas e uma luta pela vida em um hospital de Cuiabá. E está solta.


Leia mais...

Blairo Maggi fez por MT e pelo Brasil

Publicado em Sexta - 04 de Janeiro de 2019 | por Edésio Adorno

As exportações do estado melhoraram a vida em muitos municípios e tiveram peso significativo no aumento da arrecadação de impostos. O agro sustenta a economia de Mato Grosso, gera emprego e garante renda para boa parte da população. O agro movimenta o comércio, a indústria, a prestação de serviços e aquece a economia.

Leia mais...