Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Eduardo Pragmácio Filho

O Caso dos Explorados da Caverna

A grande mídia noticiou, recentemente, o infortúnio acontecido com o soterramento de 33 trabalhadores de uma mina no Chile. Esse acidente emblemático provoca uma reflexão sobre a proteção ao meio ambiente do trabalho sadio, dever que pertence às empresas, aos empregados e ao Estado.
Leia mais...

Um exercício para se pensar

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Está perto do 3 de outubro. Faltam treze dias. Tempo bastante para se decidir em quem se deve votar. Voto que tem o sentido de procuração. Pois através desse ato, políticos passam a falar, reivindicar e a cuidar dos negócios públicos em nome da população.
Leia mais...

Maus pms são uma praga

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Embora seja uma praga, essa frase é do comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro numa entrevista publicada nas páginas amarelas pela revista Veja da última semana.
Leia mais...

Grandes farsas ambientalistas

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Paulo Zaviasky

Em 1974, o governo estadual sob o comando de Fragelli demonstrou uma visão fora do comum perante as grandes farsas políticas que comandavam Mato Grosso diante de nossas riquezas naturais abandonadas e sem aproveitamento turístico algum.
Leia mais...

A Lei Maria da Penha e as eleições

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Nunca fiquei tão decepcionado em uma eleição como estou nessa, principalmente com os eleitores do estado de São Paulo, onde voto. Sempre tive orgulho desta terra fértil e deste povo forte e valente. Porém, diante de mim, as pesquisas eleitorais apontam que elegeremos um agressor de mulheres para cuidar de nossas leis. E, pior - sim, é possível ser pior -, o agressor pertence a um partido de esquerda. Dizer o que: não se fazem mais comunistas como antigamente? Os comunistas do Brasil deveriam se envergonhar de tê-lo em suas fileiras. Também seus simpatizantes, pois transmitem ao país uma mensagem política retrógrada.
Leia mais...

Da agonia á extinção

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Escrevi tempos atrás, um artigo intitulado “Agonia de uma ave”, no qual demonstrava toda minha preocupação com relação ao sumiço de um dos mais belos exemplares da nossa fauna. Comentando com amigos, concordaram comigo, mas acharam uma certa dose de pessimismo na minha preocupação.  Como, ponderei eu, se há cerca de alguns poucos anos atrás já via essa real possibilidade de sua extinção e hoje parece não haver mais dúvida, afirmei.
Leia mais...

A presunção da inocência tem sido esquecida no Brasil

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Um crime e a conseqüente prisão preventiva dos acusados são fatos que atraem ampla atenção da mídia e da opinião pública. A sociedade supõe que o suspeito é culpado e a presunção da inocência é descartada, por ser uma espécie de “estraga prazer” da catarse coletiva. De acordo com o advogado José Nabuco Filho, “o processo torna-se mera formalidade a ser cumprida”.
Leia mais...

Mais oportunidades para as empresas emergentes

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Juan Quirós

Foi grande e justificado o alarde que se fez ante a recente divulgação de que a remessa de lucros das multinacionais constituiu-se na principal causa de o País ter registrado este ano o pior resultado, desde 1947, nas suas contas externas no acumulado do primeiro semestre. Mais grave ainda é a estimativa do Banco Central de que os ganhos expatriados podem superar o Investimento Estrangeiro Direto (IED), alcançando US$ 32 bilhões no final do exercício, o que significaria crescimento de 27% em 12 meses.
Leia mais...

O aceno à velha política

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2010 | por Kleber Lima

É curioso como alguns processos políticos se repetem, como um pião girando em torno de seu próprio eixo. O discurso eleitoral de quem está começando é um desses casos. No afã de diferenciar-se dos que já estão estabelecidos, os noviços praguejam quem já está nas lides políticas há mais tempo excomungando-os como se fossem verdadeiros anti-cristos. Se esquecem que ao nivelar tudo por baixo acabam prejudicando-se a si mesmos, ou, em outra hipótese, não têm divergências concretas contra quem criticam. Apenas e tão somente desejam seus lugares.
Leia mais...

Cachimbo da paz

Publicado em Quarta - 15 de Setembro de 2010 | por Eduardo Mahon

Na televisão por assinatura, há um canal de filmes antigos. Para não falar "velho", o marketing chamou de "cult", ainda que alguns de cultura não tenham nada. De qualquer forma, são clássicos que merecem ser revisitados. Para os cinéfilos, vale a pena pontuar determinada ótica do diretor, como alcançava efeitos inesperados com escassa tecnologia; para os menos engajados, simplesmente o prazer de rever uma cena, uma história, relembrando de si próprio à época da estreia do filme.
Leia mais...