Publicidade

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2010 | por Vander Morales

Falso cooperativismo

Regidas por regras próprias, as cooperativas de trabalho estão se tornando um exemplo de como uma ideia bem intencionada pode ser deturpada em benefício de uma minoria inidônea. Há tempos, estamos assistindo a proliferação de falsas cooperativas de trabalho que, por estarem isentas de obedecer às normas constitucionais, como as detalhadas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), encontraram um filão que, em última análise, prejudica os trabalhadores e exerce feroz concorrência desleal com as empresas sérias que prestam serviços nos mesmos segmentos.
Leia mais...

Mais que uma epidemia social

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Sem saber como combater a nova epidemia social, segue o crack dizimando famílias, destruído gerações, aprisionando almas e corações pelos centros urbanos e nos mais distantes grotões do Brasil.
Leia mais...

Mato Grosso que queremos

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Sérgio Guimarães

Numa campanha eleitoral onde a maior atenção é dada aos ataques pessoais, às impugnações, às articulações exclusivamente pragmáticas com vistas a chegar ao poder e onde praticamente não existem a apresentação e discussão de propostas; passou quase despercebida a divulgação, pelo Partido Verde na semana passada da “Carta Verde de Mato Grosso”; com sua visão de futuro para nosso estado.
Leia mais...

Público Diferente do Privado

Publicado em Sexta - 06 de Agosto de 2010 | por Lourembergue Alves

O lidar com os negócios públicos é bem diferente de tocar uma empresa privada. Todos sabem disso, ou deveriam saber. Embora, em época de campanha, um ou outro candidato ao Executivo teima em dizer do contrário. Pois vem com o discurso de que “o bem sucedido no particular” tem tudo para ser “um grande gestor público”.
Leia mais...

Dia D do Wilson

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010 | por Kleber Lima

Não desejaria nem ao meu mais pertinaz inimigo – se é que os tenho – o inferno astral vivido pelo tucano Wilson Santos nessa largada das eleições de 2010. Preso a uma insegurança jurídica cruel, não pôde até o momento soltar sua campanha na rua, porque, a rigor, ainda não tem certeza se será mesmo candidato a governador este ano. Esta dúvida atroz acabou por engessar sua campanha. Pelo que se observa até o momento, WS faz, por hora, apenas uma campanha de imprensa e algumas reuniões, catando santinho no chão para evitar desperdício.
Leia mais...

Fundos patrimoniais e a perenização da ação filantrópica

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2010 | por Paula Fabiani

Fundos patrimoniais (FPs) são estruturas criadas para dar sustentabilidade financeira a uma organização sem fins lucrativos. Em sua maioria, os FPs nascem com a obrigação de preservar, perpetuamente, o valor doado (chamado de principal), utilizando apenas os rendimentos resultantes do investimento desse fundo para manutenção e atividades da organização. As regras são pré-estabelecidas e podem estar descritas no estatuto da instituição.
Leia mais...

A barata voadora

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Gabriel Novis Neves

O dia 31 de Julho de 1964 marcou o meu retorno à Cuiabá após 12 anos no Rio de Janeiro. Fui para o Rio levando na minha mala de papelão algumas roupas e muita esperança. Tentaria o difícil vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina. A famosa Medicina da Praia Vermelha, logomarca de excelência no Ensino Médico. Passei no vestibular, me formei, fiz estágios em hospitais, e quando me senti pronto para o exercício da profissão, voltei.
Leia mais...

Burros e caminhos

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Onofre Ribeiro

Domingo passado estive na casa do amigo Bilo, ex-prefeito de Acorizal. Ele é um desses papos memoráveis em qualquer ocasião. E lembramos o papel dos burros na abertura dos caminhos por esse Mato Grosso histórico. Mas é preciso antes lembrar uma conversa com o empresário João Bosco Linhares Nunes, da Dunorte Papelaria. Ele tem uma fazenda na região de Bom Jardim, próximo a Cuiabá. A casa fica num vale belíssimo, mas tem uma serra na chegada. Ele teve dificuldades para abrir a estrada até que alguém da região lhe disse pra soltar um burro e seguir a trilha dele, porque burro tem a sabedoria dos GPS modernos. Não deu outra. A estrada está lá, certinha.
Leia mais...

Porque o MCCE pode impugnar "Ficha Suja"?

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Vilson Nery/Antonio Cavalcante

Causaram estranheza algumas manifestações veiculando a carência de legitimidade do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e seus dirigentes para apresentar incidentes de impugnação de políticos, sob a justificativa de enquadramento na Lei Ficha Limpa (LC 135/2010).
Leia mais...

Na Guerra Fiscal entre os Estados a vítima é o contribuinte

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2010 | por Bruno Henrique da Rocha

Não é segredo para ninguém que a principal arrecadação dos estados brasileiros se dá por meio da cobrança de ICMS. O imposto que incide sobre toda a circulação de mercadorias e sobre o transporte destas mercadorias é ferrenhamente disputado entre as diversas unidades federadas.
Leia mais...