Publicado em Segunda - 29 de Novembro de 2010 | por Eduardo Mahon

Lambaris e tubarões

Por anos, fui considerado persona non grata pelo Ministério Público. Talvez porque lancei livro criticando o poder investigativo, talvez por sublinhar algumas incoerências em muitos artigos. A verdade é que não faltaram motivos. Compreendo perfeitamente. Contudo, percebemos que houve um amadurecimento substancial do órgão fiscalizador ao longo dos anos e, por coerência, devo reconhecer publicamente esse caminhar ministerial.
Leia mais...

Outras Heresias

Publicado em Domingo - 28 de Novembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Em artigo anterior, apresentei as heresias que os primeiros cristãos tiveram que enfrentar. Meu objetivo é que os cristãos de hoje entendam que estudar a Bíblia não significa memorizar suas palavras, mas entender a Palavra e não cometer as novas heresias que vemos, como alguns cristãos que alegam ter uma oração que "obriga" Deus a fazer o que queremos e defendem o aborto, isso mesmo, cristãos favoráveis à matança dos indefesos.
Leia mais...

Quem são os nossos Bandidos de cada dia?!

Publicado em Domingo - 28 de Novembro de 2010 | por Kharina Nogueira

Frios, manipuladores, cruéis e destituídos de compaixão, culpa ou remorso. Utilizam-se de seu charme e inteligência para impressionar, seduzir e enganar quem atravessa o seu caminho. Estão camuflados de executivos bem-sucedidos, bons políticos, bons amigos, "pais e mães de família" e não costumam levantar suspeitas sobre quem realmente são.
Leia mais...

Exumação

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por Eduardo Mahon

A independência nacional passou a ser, em Mato Grosso, uma data atípica. É lembrado, sem medalhas e desfiles, o juiz Leopoldino Marques do Amaral, ilustradamente culto, mais conhecido pelas atribulações do fim da vida do que pelo brilhantismo intelectual.
Leia mais...

Direito penal simbólico ou demagogia pura?

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Neste período pós-eleitoral, muitas análises já foram feitas sobre os rumos políticos do país e sobre a campanha política. Muitas vezes, o papel do parlamento é tão enfocado sob o aspecto da política econômica, que sua função genuinamente legislativa acaba ficando em segundo plano.
Leia mais...

Lusco-fusco

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2010 | por Kleber Lima

O leitor já deve ter vivido a experiência de dirigir ao amanhecer ou ao entardecer. A vista fica meio embaralhada, principalmente ao anoitecer. Até a gente se acostumar com a luz do farol, a estrada vira um perigoso vulto, e os veículos que cruzam pelo nosso são como duas bolas de fogo flutuantes sobre essa calha nem clara nem escura.
Leia mais...

Rasqueado Cuiabano, não pode morrer!

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Quando mantemos usos, costumes e valores, herdados dos nossos antepassados, dizemos que é uma tradição.
Leia mais...

Dilma e Joana

Publicado em Terça - 23 de Novembro de 2010 | por Alexandre Garcia

A enfermeira do Hospital de Base de Brasília, Joana Fernandes, descobriu há dois meses que tem o mesmo câncer da presidente eleita. No mesmo dia em que Dilma fazia uma revisão clínica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Joana se desesperava porque a farmácia pública não tinha o rituximab, que faz parte da quimioterapia, para controlar o linfoma e os médicos diziam que a falta do medicamento poder causar uma progressão da doença.
Leia mais...

Sustentabilidade e Trabalho

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

A "sustentabilidade" é o mote do estágio atual do capitalismo. É difícil não encontrar o termo no discurso de qualquer político convincente. Seu emprego, contudo, é a tentativa derradeira de encobertar a perfídia do sistema econômico vigente, que escraviza as pessoas e denigre a natureza.
Leia mais...

O conselho e a verba publica

Publicado em Segunda - 22 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Brasil perdeu 11.214 leitos hospitalares nos últimos quatro anos. A revelação, feita pelo IBGE, justifica o caos, cada dia maior, instalado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. O assustador, no entanto, é o discurso das autoridades, que têm como positiva a atuação nessa importante área. A incompetência está explícita e revela, até, nos planos particulares de saúde, que o cidadão adquire a elevado preço para fugir à fila do serviço público e, hoje, também impõe filas e restrições aos seus usuários.
Leia mais...