Artigos Opinião
O Brasil “barrichellizou”
No Brasil costuma-se separar as leis entre as que pegam das que não pegam. Assim também ocorre com as palavras, gírias e até siglas. No futebol, por causa do sucesso de Pelé, o jogador com a camisa número 10 costuma ser considerado o melhor do time. Romário, com a 11 e Ronaldo com a 9 tentaram mudar esses valores, mas, como as leis, não pegaram. Ainda no esporte, virou unanimidade a afirmação de que a vitória resulta só de garra, empenho e dedicação; ou se perde por falta de garra, empenho e dedicação. Todos falam isso.
A marolinha ou a decepção nacional
Uma nova crise econômica foi dada ao conhecimento do mundo nesta terça-feira. Portugal, a Irlanda, a Grécia e a Espanha não conseguem fechar suas contas, apesar das restrições adotadas durante a última tormenta.
Mixto é esquecido após eleições
Há um ano e meio, um grupo de políticos apareceu no cenário esportivo com a promessa de levar o Mixto à Série A do Campeonato Brasileiro, até 2014. Neste grupo, políticos de peso: o então governador Blairo Maggi, o deputado estadual José Riva e o então vice e hoje governador, Silval Barbosa.
Por que não privatizar a Educação?
A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva está comemorando uma importante conquista: a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, ainda, é a única cidade do projeto Parceria Votorantim pela Educação a apresentar avanços nos dois ciclos do fundamental. As notas obtidas no IDEB 2007, nos anos iniciais, era 5,1 e foi para 6,1 em 2009, superando a meta prevista para 2015; já nos anos finais, a nota foi de 4,0 para 4,7 (meta de 2011).
O resultado do Censo e os municípios
O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país.
A sujeição do preso à execração pública
Uma das mais contundentes afirmativas que se extrai da magnífica obra de Montesquieu (mais clara e fácil de compreender) é a de que “todo homem que tem poder é tentado a abusar dele; vai até onde encontra limites”. Escrita no século XVIII, a frase do autor iluminista continua atual como nunca.
Dedo na ferida
Estive refletindo sobre constantes declarações dos militares sobre "atividades subversivas" da época, com especial atenção para grupos armados. Todas as ações eram classificadas como "terrorismo". Quando a ditadura passou, relativizamos o termo "terrorismo", suavizando-o para "resistência", ainda que mortes indiscriminadas fossem cometidas.
A população estimada e a real
Já se tornou rotina. Toda vez que se divulga o resultado do Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, aparecem prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais e regionais reclamando do número habitantes apurado.
Luz para todos é ação prioritária
Foi correta a decisão do Governo Federal de prorrogar, até dezembro de 2011, o prazo de execução do “Luz para Todos” — Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica. Como se sabe, o projeto foi lançado em 2003, com a meta de acabar com a falta de energia elétrica, um problema que afetava número muito grande de famílias no País. Calculava-se, à época, a necessidade de incluir nesse benefício prioritário, até o ano de 2008, cerca de 10 milhões de pessoas, principalmente do meio rural.
Cidade do Servidor pode ser o segundo grande CPA
Na tarde desta segunda-feira, 8 de novembro, em reunião com o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, reivindicamos o maior programa de financiamento imobiliário do Estado de Mato Grosso, apresentado pelos representantes sindicais ao governo, batizado de Cidade do Servidor.