Artigos Opinião
A mudança está dentro de nós
Muitas vezes, acreditamos que a mudança precisa acontecer no outro, mas esquecemos que a transformação verdadeira começa dentro de nós.
A palavra depois de dita está solta ao vento: Cuidado com o que fala!
É fundamental refletirmos sobre o impacto que nossas palavras têm sobre os outros e sobre nós mesmos. O que falamos pode moldar realidades, influenciar comportamentos e até afetar relações. Quando estamos irritados ou em momentos de fragilidade emocional, é comum falarmos sem pensar, deixando que palavras impensadas escapem, mas a verdade é que, uma vez lançadas, elas não podem ser recolhidas.
Fecomércio-MT: a voz do comércio mato-grossense nas negociações coletivas
Acreditamos que o diálogo franco e transparente é o caminho mais eficaz para a construção de relações trabalhistas saudáveis e produtivas. Por isso, a Federação está sempre aberta ao diálogo e à negociação, buscando construir acordos que valorizem o trabalho e garantam a sustentabilidade das empresas.
Reorganizando a rotina alimentar
O primeiro passo para regular a alimentação pós-festas é reorganizar a rotina alimentar. Retomar a regularidade das refeições, com café da manhã, almoço e jantar bem estruturados, e incluir dois lanches intermediários pode ajudar a evitar exageros.
PIX e o impacto no cenário econômico
O sistema de pagamentos instantâneo, mais conhecido como PIX, entrou em vigor com a edição da Resolução do Banco Central nº 01.2020 em agosto de 2020.
Educação financeira nas escolas
Recebendo Educação Financeira na escola desde pequenos os alunos se tornam adultos mais seguros em relação ao uso do dinheiro, escolhas e nas suas decisões além de estarem preparados para enfrentar ou suportar diferentes cenários econômicos
Tá olhando o quê?
Levantei-me e fui ao banheiro. Na volta, percebi que o mesmo rapaz continuava me olhando. Então, decidi encará-lo diretamente. Foi quando ele gritou em voz alta: “Tá olhando o quê, veado?”. Eu quis desaparecer. A vergonha foi tão grande que só torci para que ninguém mais tivesse ouvido.
Os abismos mato-grossenses
Em suma: não se conhece o português mato-grossense e nem o português brasileiro, aliada à dependência digital, as gerações Z e Alfa estão condenadas pelos que detém o poder de decisão à cegueira (ignorância), como vaticinou Saramago em “Ensaio sobre a Cegueira”:
A Força feminina na política
Ainda que em Mato Grosso, este reflexo esteja mais fortemente registrado na vitória das 277 vereadoras. Um aumento de 21% na participação feminina nas câmaras municipais em relação a quantidade de mulheres eleitas na legislatura de 2020.
Judicialização dos benefícios previdenciários: Quando procurar a Justiça?
A judicialização deve ser considerada em situações específicas tais como a negativa de concessão do benefício, quando o INSS nega o pedido de aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, ou qualquer outro benefício previdenciário, mesmo que o segurado cumpra os requisitos legais.
