Artigos Opinião
A Constitucionalidade do Exame de Ordem
À despeito da aplicação do Exame de Ordem, outros conselhos profissionais como o de Contabilidade e Conselho de Medicina já começaram a implantar o mesmo sistema para aferir melhor qualidade técnica de seus profissionais.
O novo e o velho na política
Atuei em diversas campanhas algumas mais ativamente como a do falecido Deputado Federal Homero Pereira e agora da Senadora Selma Arruda. Quem me conhece, sabe dessa trajetória e sabe também que a minha escolha é trabalhar com candidatos cuja a proposta eu acredito. Modéstia parte, sei bem como atuar, em se tratando de política no Estado de Mato Grosso.
Dados assustadores
O curioso é que uma a cada cinco mulheres afirma ter sido agredida por vizinho. Essa estatística que nem aparecia em pesquisas anteriores. Dessa vez o apontamento aconteceu pelas mulheres relatarem em outras opções, os vizinhos.
Desastres e o desmonte do estado
Um dos motivos da tragédia foi o desmonte da estrutura estatal de fiscalização, fato que deixa toda a decisão sobre o risco da atividade apenas nas mãos das empresas. O problema é que as empresas nem sempre irão priorizar o meio ambiente e a segurança em detrimento dos lucros. A seguir será detalhado um pouco sobre o lastimável cenário nacional em relação a fiscalização.
Impactos das atualizações tributárias no agro
Ainda foi oferecida uma nova alternativa: desde janeiro deste ano, os empresários rurais têm a possibilidade de escolher se farão o pagamento do Funrural baseado na receita bruta da empresa (com redução da alíquota) ou se optam por fazer o recolhimento com base no salário dos empregados.
De remendo em remendo
O ensino de uma maneira geral é péssimo e precisa ser recuperado e refeito. Não existiriam “cursinhos” se o 2º grau fosse de qualidade. E nem “Exame de Ordem” se as faculdades de direito fossem boas. O CRM não cogitaria em criar um “exame” para os bacharéis médicos se todos eles fossem bem formados.
A cruel ruína de reputações
Diante disso, no intento de preservar a liberdade, a igualdade e a dignidade atreladas a esse renome pessoal, resguardando os valores essenciais de convivência humanitária, a Constituição Federal de 1988 consagrou expressamente o princípio da presunção de inocência, através do artigo 5ª, LVII que consigna: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
Terror cotidiano
Toda essa cena apresentada poderia ser diferente se houvesse um pouco mais de empatia de quem administra as contas públicas. Inúmeras são as reclamações do serviço de transporte público prestado em Cuiabá. A Capital dos 300 anos ainda vive no passado, com ônibus velhos e sucateados.
Como se separar saudavelmente
Então, para obter sucesso na relação conjugal é necessário ter maturidade para lidar com uma série de questões, por isso, ainda que haja problemas, como profissional da área, eu acredito que é possível evitar a ruptura. Mas, para isso, o casal em comum acordo deve querer olhar para o relacionamento e lidar com os conflitos e crises.