Publicado em Sábado - 18 de Dezembro de 2010 | por Paulo Skaf

Desafio para estadistas

A indústria foi uma das responsáveis pela rápida recuperação do Brasil, um dos primeiros países a vencer a grande crise mundial de 2008 e 2009. Contudo, o setor é o mais exposto às danosas consequências da sobrevalorização do Real, que está exacerbando as desvantagens competitivas de nossos produtos, abrindo espaço a volumes crescentes de importações, em detrimento da produção nacional.
Leia mais...

Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadão

Publicado em Sábado - 18 de Dezembro de 2010 | por Marcus Vinicius Furtado Coêlho

Exame da Ordem é constitucional e protege o cidadãoPor Marcus Vinicius Furtado CoêlhoO exame para ingresso nos quadros da OAB, habilitando-se ao exercício da advocacia, é autorizado pela Constituição Federal, exigido por lei e objetiva proteger o cidadão contra profissional que não possui o mínimo de conhecimento jurídico para exercer a profissão. Também possui a utilidade de controlar as fabricas de diplomas de curso de direito sem qualidade.
Leia mais...

Brasil da desigualdade salarial

Publicado em Sexta - 17 de Dezembro de 2010 | por Carlos Alberto de Almeida

É impressionante que a votação do Congresso Nacional seja ágil nos casos em que o interesse é o próprio bolso, enquanto numa escala desigual, trabalhadores de todo o Brasil sofrem para encostar o salário mínimo nos singelos R$ 600.
Leia mais...

Democracia é!...Liberdade de expressão

Publicado em Sexta - 17 de Dezembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

A imprensa têm, responsabilidade imensa sobre a conquista e a manutenção do Estado Democrático de Direito, porque, sem a imprensa livre e independente não conseguiríamos ter uma democracia plena, assim foi nas diretas já e no impitima, do ex. Presidente Collor, e outros acontecimentos históricos em nosso País. 
Leia mais...

Deputados, 61,8%... para todos

Publicado em Sexta - 17 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Além dos deputados e senadores, beneficiam-se do reajuste o presidente da República (que até hoje ganha R$ 11.240,21 e será reajustado em 133,96%) o vice-presidente e os ministros (que terão reajuste de 148,63%) e todos os deputados estaduais das 27 unidades federadas (credores de até 75% do que recebem os federais) e os vereadores dos 5566 municípios brasileiros, cujos salários podem variar de 20 a 75% do que ganham os deputados estaduais.
Leia mais...

Abismo e desempenho

Publicado em Sexta - 17 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Na quarta-feira (15), os parlamentares federais deram exemplo de presteza e de dedicação. Não houve trancamento da pauta, nem falta de quórum. A votação foi estendida para o bem dos trabalhos. Também, pudera, o projeto era digno de tamanho empenho. Pois se tratava do reajuste de seus próprios salários, assim como do presidente e do vice-presidente da República.
Leia mais...

O xadrez do secretariado

Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

Imaginando que tenho ou mantenho relações estreitas com o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) - de quem sou amigo e a quem apoiei pessoal e familiarmente nas últimas eleições, com todo o meu entusiasmo - muitas pessoas têm me procurado com uma pergunta em punho: "Quem vai ser o que no novo governo?". Até desenvolvi uma resposta-padrão: "Não sei quem Silval vai nomear, mas sei quem ele deveria demitir".
Leia mais...

Chega de imposto! Gestão já!

Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Há um mês, escrevia um artigo protestando contra a intenção da presidente eleita em ressuscitar a CPMF, conhecido como imposto do cheque. E chamava a sociedade organizada a repelir qualquer tentativa de aumentar qualquer imposto ou contribuição. Mas eis que surge o atual presidente em discursos terroristas para criar um ambiente favorável ao aumento de impostos. Falar de melhoria da gestão, não se ouve nada, né?
Leia mais...

O Peso Político no Governo

Publicado em Quinta - 16 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Nesta reta final do ano, centenas de especulações em torno do secretariado do governo estadual. A maioria de tais especulações, alimentada pelo próprio peemedebista-governador, ou quem lhe é próximo ou por alguém que deseja se apossar de uma das pastas.
Leia mais...

WikiLeaks, a guerra via internet

Publicado em Quarta - 15 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A ficção parece atropelar a realidade. A reação dos hackers à prisão do idealizador e operador do site WikiLeaks (aquele que divulgou documentos constrangedores da diplomacia norte-americana e de outros países, inclusive do Brasil) parece ter saído dos filmes de alta geração, rodados com a mais alta tecnologia e deslumbrantes efeitos especiais, sobre inteligência artificial e esquemas onde a máquina subjuga o homem.
Leia mais...