Artigos Opinião
Reprises e Certezas
É grande a movimentação em torno das disputas eleitorais de 2012. Reuniões são realizadas e reencontros são agendados. Os líderes se encontram, independentemente de suas correntes partidárias. Afinal, contam-se muito mais os projetos pessoais. Daí a correria. Inclusive para atravessar a ponte que divide cidades. Pois pessoas buscam outros domicílios eleitorais, onde possam ter melhor sorte; enquanto outras, que perderam recentemente o emprego, fazem suas escolhas partidárias.
Vozes que se alçam
A voz de abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) conquistou espaço nalguns dos principais jornais do mundo. E não é porque a proferidora das palavras iniciais tenha recebido sapatadas, tapas ou agressões de outro tipo. A vibração nas membranas da laringe transformou-se em contornos textuais de manchetes.
Deputados de São Paulo sob suspeita
Da forma que foram produzidas e divulgadas, as gravíssimas declarações do deputado Roque Barbiere (PTB) – de que deputados estaduais paulistas “vendem” suas emendas ao orçamento para um esquema de empreiteiras e prefeitos – colocam sob suspeita a totalidade dos 94 detentores de mandatos na Assembléia Legislativa de São Paulo e carecem de profunda investigação. Experiente, já está no seu sexto mandato, o parlamentar deve saber o vespeiro em que mexeu e dispor de provas suficientes para sustentar suas denúncias.
Sustentabilidade corporativa: um reporte dos avanços globais
A KPMG International, em conjunto com a Economist Intelligence Unit, divulgou recentemente um estudo sobre a importância da sustentabilidade dentro do ambiente de negócios e a atitude dos executivos em relação ao tema. Esta pesquisa global entrevistou 378 gestores de empresas em uma série de indústrias, abrangendo a América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, América do Sul, África e Oriente Médio.
Um pouco de ar fresco permite novos olhares
Caso você ache que seus problemas vão sufocar toda sua esperança de ter uma vida com mais qualidade, quem sabe um pouco de ar fresco pode ajudá-lo a ver as coisas de um modo diferente. Erga sua cabeça e olhe para o céu que, mesmo com nuvens, tem muito a ensinar. Você vai ver que, quando abaixar novamente sua cabeça, novas ideias estarão povoando seus pensamentos.
Má qualidade do ensino
Este é um daqueles problemas brasileiros que todos os diagnósticos já foram publicados assim como todos os prognósticos. Todas as causas e os efeitos são totalmente conhecidos, mas a cada dia que passa só piora e, de novidade, só as justificativas banais das autoridades e algumas medidas exóticas para camuflar a gravidade do problema
INPE vai ao interior da Antártica
Nos últimos meses o INPE voltou a surpreender por suas pesquisas audaciosas e inovadoras, apesar da instabilidade que o governo jogou a instituição, que continua sem uma política de reposição de recursos humanos e sem política salarial. Alguém precisa acordar o país e tornar a prioridade do discurso em prioridade nas ações.
O direito de greve e o grevismo profissional
"É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei". Com esse texto, o artigo 9º da Constituição Federal garante o direito à greve, já reconhecido anteriormente na Carta de 1946.
O Pior Cego Ignora os Erros
A transparência é tão importante que, a ausência dela, provoca desgastes gigantescos a administração pública. Situação que pode levar quaisquer governos ao descrédito. Ainda não se chegou a isso. Mas a estampa que se visualiza apresenta o dito perigo. Tanto que, sequer, a maquiagem utilizada já não consegue mais escondê-lo. Nem mesmo disfarçá-lo. Pois são nítidos os traços de seu desenho. Desenho que tende a aumentar, caso persista a falta de alguém capaz de servir de ponte entre o governo estadual e a sociedade mato-grossense.
Os invejosos na ausência do líder
Havia um velho sábio que por anos a fio observava, de cima de uma grande pedra, os acontecimentos de sua comunidade. À sua proximidade: um velho e rabugento invejoso. Quando o sábio se levantava, o invejoso, de imediato, passava a espioná-lo na esperança de conseguir aquele espaço na pedra. O sábio não sabia daquela espreita. E quando resolveu se ausentar, logo o invejoso correu para aquele lugar.