Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2010 | por Kleber Lima

"Não faça réu um inocente"

O maior escândalo político brasileiro depois do processo que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, seguramente foi o esquema de compra de votos de parlamentares da base de sustentação do presidente Lula, no seu primeiro mandato (na virada de 2005 para 2006), que ficou conhecido como Mensalão.
Leia mais...

Procura-se um presidente no Mixto

Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2010 | por Humberto Frederico

Aos desempregados, apareceu uma boa proposta de emprego. O Mixto Esporte Clube tem eleição hoje para escolher o novo presidente, mas, acredite se quiser, não tem candidatos. Imagina uma eleição sem candidato. Coisas que só acontecem com o alvinegro.
Leia mais...

A Corrupção

Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, a corrupção ressurge como temática. Na verdade, esse tema jamais saiu da pauta. Pois, diariamente, se vê ou se ouve notícia a respeito.
Leia mais...

Por que tenta demora?

Publicado em Quarta - 08 de Dezembro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Parece que o Rio de Janeiro recuperou uma parte de seu território que legalmente sempre foi seu. Difícil de entender, não? Quem acompanhou as reportagens das nossas TVs, por ocasião da "recuperação" do complexo da favela do Alemão, viu uma ação exemplar das policias militar, civil e das Forças Armadas.
Leia mais...

De pais para pais

Publicado em Terça - 07 de Dezembro de 2010 | por Onofre Ribeiro

Dirijo este artigo a outros pais que, como minha mulher Carmem e eu, passamos pela experiência de ter um filho morto prematuramente. Hoje completa seis anos que Marcelo morreu num acidente de moto em Salvado, aos 29 anos. A sua ausência tem sido um exercício diário de superação que aos poucos com o passar do tempo vimos se criar uma leve cortina entre nós e a sua ausência. Nestes anos vivenciamos muitos sentimentos até chegarmos hoje a um confortável amadurecimento. A saudade insiste em permanecer, mas muito menos dura do que antes.
Leia mais...

Memória e Esquecimento

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Lourembergue Alves

A pesquisa é reveladora. Porém, o seu resultado não deixa de ser decepcionante. Afinal, “pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições gerais deste ano, 23% dos eleitores já não lembram mais em qual candidato a deputado estadual votaram”; enquanto os que brigaram pelos cargos de deputado federal e senador, que “fugiram da memória de 21,7% e 20,6% das pessoas entrevistadas, respectivamente”.
Leia mais...

Brasil vai lançar proposta inédita de preservação e produção de alimentos na COP 16

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Kátia Abreu

O grande desafio dos  brasileiros durante a  COP-16, que começa no dia 29, em Cancún, no México, é provar que o nosso país, de forma inédita no planeta, está construindo seu desenvolvimento de forma sustentável. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e mantém 56% do seu território com vegetação nativa.
Leia mais...

Drogas, uma no cravo outra na ferradura

Publicado em Segunda - 06 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

No momento em que propõe a legalização das drogas “leves”, o governador Sérgio Cabral, corre o risco de ver cair por terra todo o prestígio adquirido durante a competente e arriscada retomada do Complexo do Alemão e de outras áreas controladas pelo tráfico, no Rio de Janeiro.
Leia mais...

Novela de Todo Verão

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

Alguém vai precisar dar um pontapé inicial para que haja mudança na postura das autoridades com vistas a solucionar alguns problemas e também para mudar os argumentos requentados e inconsistentes.
Leia mais...

IDS: Um novo horizonte para MT

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010 | por José Geraldo Riva

O pacto federativo no Brasil convive com diversos conflitos. A constituição federal de 1988 foi um esforço para “botar o país no trilho” da justiça social e, de fato, produziu um texto teórico que privilegiava a diminuição das desigualdades sociais e regionais no país dentre outros avanços, mas o que vimos, com a falta de regulamentação de várias leis da nossa carta magna foi a União ganhando poderes e concentrando receitas, o que tirou a capacidade dos Estados e dos Municípios em intervir para melhorar a condição de vida das pessoas e buscar a chamada justiça social.
Leia mais...