Publicado em Sexta - 19 de Novembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Por que não privatizar a Educação?

A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva está comemorando uma importante conquista: a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, ainda, é a única cidade do projeto Parceria Votorantim pela Educação a apresentar avanços nos dois ciclos do fundamental. As notas obtidas no IDEB 2007, nos anos iniciais, era 5,1 e foi para 6,1 em 2009, superando a meta prevista para 2015; já nos anos finais, a nota foi de 4,0 para 4,7 (meta de 2011).
Leia mais...

O resultado do Censo e os municípios

Publicado em Quinta - 18 de Novembro de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país.
Leia mais...

A sujeição do preso à execração pública

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por José Nabuco Filho

Uma das mais contundentes afirmativas que se extrai da magnífica obra de Montesquieu (mais clara e fácil de compreender) é a de que “todo homem que tem poder é tentado a abusar dele; vai até onde encontra limites”. Escrita no século XVIII, a frase do autor iluminista continua atual como nunca.
Leia mais...

Dedo na ferida

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por Eduardo Mahon

Estive refletindo sobre constantes declarações dos militares sobre "atividades subversivas" da época, com especial atenção para grupos armados. Todas as ações eram classificadas como "terrorismo". Quando a ditadura passou, relativizamos o termo "terrorismo", suavizando-o para "resistência", ainda que mortes indiscriminadas fossem cometidas.
Leia mais...

A população estimada e a real

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Já se tornou rotina. Toda vez que se divulga o resultado do Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, aparecem prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais e regionais reclamando do número habitantes apurado.
Leia mais...

Luz para todos é ação prioritária

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2010 | por João Francisco Salomão

Foi correta a decisão do Governo Federal de prorrogar, até dezembro de 2011, o prazo de execução do “Luz para Todos” — Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica. Como se sabe, o projeto foi lançado em 2003, com a meta de acabar com a falta de energia elétrica, um problema que afetava número muito grande de famílias no País. Calculava-se, à época, a necessidade de incluir nesse benefício prioritário, até o ano de 2008, cerca de 10 milhões de pessoas, principalmente do meio rural.
Leia mais...

Cidade do Servidor pode ser o segundo grande CPA

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

Na tarde desta segunda-feira, 8 de novembro, em reunião com o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, reivindicamos o maior programa de financiamento imobiliário do Estado de Mato Grosso, apresentado pelos representantes sindicais ao governo, batizado de Cidade do Servidor.
Leia mais...

Seleção genética de trabalhadores?

Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2010 | por Eduardo Pragmácio Filho

Existe um interesse crescente sobre o debate ético nas relações entre trabalho e saúde e entre biologia humana e economia. Isto se dá em uma época em que o avanço tecnológico vem afetando as relações de trabalho, em todos os níveis, e modificando sobremaneira a sua organização dentro da empresa e na sociedade hoje dita planetária.
Leia mais...

Conversa espiritual

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Nada combinado. O papo com uma amiga evangélica – Testemunha de Jeová – aconteceu de forma espontânea e natural. Minha amiga foi ela mesma do começo ao fim da conversa. Fiquei impressionado! Durante alguns minutos bebi a sua fé.
Leia mais...

A Ordem e o respeito.

Publicado em Sábado - 06 de Novembro de 2010 | por Bruno J.R. Boaventura

Arrebatou-me, novamente: desafiando minha consciência. Tal como fora antes, aquilo que me impõe a escrever, novamente liberto: ideal da expressão no falso mundo das identidades.
Leia mais...