Artigos Opinião
Acabou-se A Novela
Terminou a novela da escolha dos candidatos a vices. Já era em tempo. Desgaste desnecessário. José Serra que o diga. Igualmente se pode dizer com relação a Wilson Santos. Nenhum deles, entretanto, tem o companheiro de chapa ideal. Pois carecem, tanto ou mais que seus concorrentes, de expressões eleitorais. Detalhe que não foi levado em consideração pelo DEM nacional e regional.
As obras da Copa 2014
A desclassificação do Morumbi (SP) como um dos estádios da Copa do Mundo de 2014, ainda deve render muita discussão. Da mesma forma, o projeto de construir o “Piritubão”. O São Paulo não tem os recursos que o projeto de reforma determinado pela comissão da Fifa exige e, com isso prefere até ficar fora do mundial.
Pose de mais, ciência de menos
Inicio este artigo adiantando que não aprecio o futebol da maneira como ele habitualmente é visto: como paixão. É um esporte que já foi mais significativo, antes de se tornar um negócio bilionário, estritamente comercial. Vejo jogos apenas na época de copas do mundo, com reduzido interesse.
VLT é solução para mobilidade urbana em Cuiabá
A Copa do Mundo é um grande evento que nos faz parar por alguns instantes, ficar na frente de uma televisão e torcer para nosso time. Nesses momentos, eu começo a refletir como será em 2014, quando a Copa ocorrerá no Brasil e, com um frio na barriga, lembro-me que Cuiabá será também uma subsede.
Ética
A pergunta hoje é uma das mais comuns no meio da sociedade, referente aos políticos de nosso Estado, onde estão os valores da, ética e do caráter.
Um polo de riquezas
Sertãozinho é um polo disseminador de riquezas no estado de São Paulo. Com pouco mais de 110 mil habitantes, distribuídos em 418 km², a cidade é forte no segmento industrial, sobretudo no setor sucroenergético, e ocupa papel de destaque no cenário econômico nacional. Seu PIB per capita é de R$ 26.586,00, o maior da região.
Sem fim...
A minha professora Valéria está me ensinando a escrever “SEM FIM.” Estou gostando das aulas, entretanto já fui alertado por ela sobre o risco de transformar essas histórias de “sem fim” em tradição - um fato muito repetido, primeiro vira verdade, e com o passar dos anos, em tradição. Citou-me um exemplo bem corriqueiro: numa família de vários filhos é frequente ouvirmos que fulano ou fulana é o/a predileto/a do pai ou da mãe. Esta colocação, de tão recorrente transformou-se primeiramente em verdade e hoje se acredita mesmo que sempre existe um filho/a favorito. Virou tradição.
Crédito sem discriminação
Lançada há dois anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais precisamente em 12 de maio de 2008, a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi um reconhecimento tácito do governo à necessidade de fortalecer e desenvolver a indústria, bem como garantir um fluxo permanente de investimentos no setor. Afinal, a atividade manufatureira é decisiva para a multiplicação de empregos, avanço de P&D, exportações e a sustentabilidade de crescimento do PIB sem riscos de recrudescimento da chamada inflação de demanda.
Aposta no passado compromete o futuro
São animadoras as estimativas que acabam de ser divulgadas pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) quanto aos investimentos estrangeiros diretos (IED) na região em 2010. Seu volume deverá alcançar US$ 100 bilhões, retornando ao patamar verificado antes da grande crise mundial. O crescimento em relação ao ano passado deverá chegar a quase 50%.
A segurança pública e a sociedade
Um dos problemas mais afligente do Brasil de hoje é sem sombras de dúvidas, a questão da segurança pública que deixa a desejar aos anseios da população, pois em todos os lugares a violência e a criminalidade crescem em proporções imensuráveis e de maneira incontrolável pelo poder público.