Artigos Opinião
O madrugador
Em 1971 eu era Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso e o Josué Montelo da do Maranhão. Eu conhecia e admirava a fabulosa e extensa obra desse maranhense. No mundo acadêmico e intelectual, Josué Montelo foi um marco. Jornalista, professor, teatrólogo, escritor, orador, fundador da Universidade Federal do Maranhão e Reitor.
“Rebolation” é ação anti-policial
A imagem, colocada na internet, de três adolescentes que teriam sido forçados por policiais a dançarem o “rebolation”, causou profundo constrangimento aos homens e mulheres que têm a importante tarefa de fazer segurança pública neste país. Nenhum custodiado, independente do que tenha cometido, pode ser submetido à tortura ou a situações vexatórias, como as veiculadas.
Restituição do Funrural dos últimos dez anos acaba no mês de julho
Não é mais novidade que o Supremo Tribunal Federal surpreendeu a todos e, logo no início de fevereiro, decidiu pela inconstitucionalidade de um importante tributo federal.
O papel do técnico na Copa do Mundo
Participar de uma competição esportiva exige determinação, disciplina e muito treino. Se essa competição for uma Copa do Mundo, a pressão é ainda maior. O jogador precisa estar preparado para executar sua melhor performance a fim de conquistar o prêmio máximo: a tão sonhada taça.
A Política e as Redes Sociais
O jogo político-eleitoral brasileiro deste ano se diferencia, e muito, dos anos anteriores. Esse diferencial se deve ao uso das redes sociais. Candidato algum pode ignorá-las. Isso em razão do grande número de pessoas que se encontra “conectado”. Quantidade que está longe de se constituir a maioria do eleitorado. Não por ora. Desprezá-la, no entanto, é mostrar-se desatualizado. Os tempos, agora, são outros. Assim, o Facebook, Myspace, Twiter, Orkut, MSN, etc., tornaram-se veículos importantíssimos na comunicação e no diálogo direto entre o votante e o candidato.
Produto sem garantia
Este ano o eleitor tem que verificar bem e observar com muita atenção os candidatos que estão postulando vagas, desde a presidência da república, senadores, até a deputados, se realmente são verdadeiros ou são produtos falsificados que, não oferecem nem uma garantia ao eleitor.
Decidir para crescer
Iniciamos nossas vidas profissionais com a convicção de que, se formos contratados por uma determinada empresa, nosso sucesso estará garantido. Pura ilusão!
O apagão profissional e o futuro do país
Falta gente qualificada para ocupar as vagas que, em virtude do forte crescimento econômico, começam a sobrar no País. A informação está presente em estudo feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do Brasil, divulgado pela imprensa no último final de semana.
Tailândia e ideais nobres
O conflito na Tailândia acende o candelabro da esperança de distribuição da riqueza no país, ainda que se faça uso do recurso derradeiro da força física. O mérito desta nação é o de deixá-lo aceso entre tantas adversidades.
A massa
Leitor, um pouco de imaginação e consideração pelo escrito é o que peço. Sem babaquices, faça a vontade de assistir a Copa do Mundo da África do Sul um canal para uma reflexão sobre o que é a massa, mais do que nunca um produto da condição social da vida humana.