Artigos Opinião
Desafios em Superação
O ano gêmeo, 2020 se aproxima do final e entra para a história como um marco desafiador para a saúde e a economia. As ondas turbulentas de um mar agitado impuseram regras temidas, algumas necessárias, outras discutíveis aos diversos setores produtivos, entre as imposições governamentais a mais temida abalou muitos pilares econômicos, a do fechamento; a restrição total ou parcial desta medida parecia cruel demais e sufocante para manter de pé uma empresa. Uma difícil equação foi imposta, como gerar desenvolvimento econômico, se o produto ou serviço não podem ser produzidos? Posteriormente veio a resposta, ou alternativa para manter vivo um CNPJ, a flexibilização. Na pratica permitiu mais fôlego para honrar salários, tributos e custos junto a fornecedores, claro que lucratividade não foi à meta, era inatingível, a sobrevivência já era o suficiente.
Bolsonaro e a vacina: as dores e o sofrimento de nosso povo
Aprendi desde criança uma expressão popular que diz: casa de pais, escola de filhos. Os sinais que o pai dá em casa, se forem invertidos, podem educar de forma trágica aqueles que estão à nossa volta.
Inteligência emocional
“Todos temos essa tendência de negar nossas falhas. É uma estratégia emocional cômoda, que nos protege do sofrimento que acarretaria reconhecer a dura verdade. A atitude defensiva assume muitas formas: minimizar os fatos, excluir informação crucial, racionalizar e encontrar boas desculpas – qualquer coisa para tirar dos fatos a sua verdade emocional”.
Amazônia, Pantanal e Cerrado
Vamos aos fatos mais destacados. Depois da pandemias do corona vírus, o mundo emerge voltado pra qualidade der vida e pro bem estar das pessoas. A fragilidade da vida vista na pandemia acabou associada às fragilidades acumuladas sobre o planeta. O meio ambiente tornou-se fundamental.
Sem lenço e sem orçamento
Como tenho sublinhado em outras oportunidades, o debate e a votação das leis orçamentárias constituem a principal responsabilidade do Poder Legislativo, eis que podem gestar soluções ou agravar carências na execução das políticas públicas.
Lições do Invisível
Foi necessário um miserável vírus para nos mostrar que o culto à celebridade é uma estupidez intelectual. Que não há nenhuma diferença entre um anônimo ou alguém que vive debaixo dos holofotes da mídia...
Não relaxem agora. Falta pouco
Esta frase de alerta, estava no fim deste artigo. Resolvi colocá-la no começo, temendo que os leitores, por falta de talento do colunista, não chegassem ao final dele.
As 256 Depressões
Doenças com mecanismos patológicos conhecidos e que causam um conjunto definido de sintomas são mais fáceis de entender e tem um tratamento mais preciso.
O que faremos no pós ódio?
Uma construção que se iniciou ainda no século passado e se consolidou no mundo na segunda década deste século vem causando um estrago enorme nas relações diplomáticas da convivência coletiva e de relacionamento individual entre as pessoas: vivemos a era do aldeamento conflituoso e odioso.
Mundo pós-pandemia
Já presenciamos uma gama expressiva de médicos, dermatologistas, dentistas, esteticistas e tantos outros profissionais com seguidores com mais de 1 milhão de seguidores em plataformas de relacionamento, como Instagran e You Tube.