Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2021 | por Sebastião Carlos Gomes de Carvalho

Opinião A fila do osso

Afinal as filas imensas, famintas e ansiosas, fotografadas e televisionadas eram a de um país devastado por uma guerra ou vítima de uma catástrofe provocada pela força da natureza? Não, meu caro leitor.

Leia mais...

Opinião Maria da Penha

Publicado em Quarta - 11 de Agosto de 2021

A conscientização acerca do crime vai além da ideia de uma punição por si só, mas, também, traz para as vítimas a consciência sobre a violência que sofrem, seja ela psicológica, moral, patrimonial, sexual ou física.

Leia mais...

Opinião Desenvolvimento sobre trilhos

Publicado em Terça - 10 de Agosto de 2021 | por Mauro Mendes

Em uma iniciativa pioneira e histórica, lançamos o edital para a construção da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que vai interligar a capital Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, que são importantes polos de produção, além de se conectar com a malha ferroviária nacional.

Leia mais...

Opinião Voto impresso e tributos

Publicado em Terça - 10 de Agosto de 2021 | por Victor Humberto Maizman

A tributação do consumo no Brasil é da ordem de 50% a 60 % do preço das mercadorias contra 33% dos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

Leia mais...

Opinião Ferrovias: olhar futuro

Publicado em Terça - 10 de Agosto de 2021 | por Onofre Ribeiro

Uma ferrovia gera um enorme movimento de cargas, de serviços e de negócios, sem contar os empregos. Uma composição ferroviária com 50 vagões de 60 toneladas cada transporta 3 mil toneladas, ou o equivalente a 100 caminhões com 30 toneladas cada.

Leia mais...

Opinião Violência letal

Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2021 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Segundo o levantamento, 51% das mulheres vítimas de violência letal foram assassinadas por meio de arma de fogo. As informações foram colhidas pelos sistemas de notificações de violência do Ministério da Saúde. E existe um perfil maior identificado, apontando para a maioria de mulheres negras (70,5%).

Leia mais...

Opinião Desejo e vontade

Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2021 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Os rituais se sucedem e com eles a pouco reflexão sobre a dimensão e o verdadeiro alcance de seus termos. São códigos para neutralizar qualquer “rebeldia” e enquadrar a quem se dirigem numa quadra preestabelecida de modelos comportamentais.

Leia mais...

Opinião Pente fino do INSS e corte de benefícios

Publicado em Segunda - 09 de Agosto de 2021 | por Gisele Nascimento

Assim, novamente, mais de 170 mil segurados passarão por nova perícia médica, sendo que desde julho do corrente ano, já vinha sendo encaminhada cartas de revisão aos segurados.

Leia mais...

Opinião Ferrogrão

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2021 | por ARNO SCHNEIDER

Uma delegação internacional desembarca dia 15 de agosto no Brasil para pressionar contra a construção da ferrovia Ferrogrão, que ligará Sinop no Mato Grosso ao porto de Miritituba no Pará, com 933 km de extensão.

Leia mais...

Opinião Maria da Penha

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2021 | por FRANKLIN EPIPHANIO

Nesta semana a Lei Maria da Penha completa 15 anos em vigor. Promulgada em agosto de 2006, a lei 11.340, batizada de Lei Maria da Penha em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher tornada paraplégica por repetidos espancamentos e duas tentativas de assassinato pelo então marido, foi criada com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Leia mais...