Publicado em Terça - 14 de Julho de 2020 | por Onofre Ribeiro

Opinião O que está por vir

A primeira questão foi a expectativa de industrialização do estado. A tese em geral aceita é a de que a produção agropecuária deveria ser totalmente industrializada aqui antes de ser exportada interna e externamente.

Leia mais...

Opinião A emergência na educação

Publicado em Segunda - 13 de Julho de 2020 | por Luiz Henrique Lima

Ainda que tenham frequentado a escola por alguns anos, milhões de brasileiros podem ser considerados “analfabetos funcionais”, incapazes de compreender textos simples,redigir corretamente uma mensagem ou realizar uma operação matemática.

Leia mais...

Opinião Estimule seus sentidos por meio da arquitetura

Publicado em Segunda - 13 de Julho de 2020 | por Estela Takase

O que tenho notado é que procuramos cada vez mais experiências sinestésicas, que nos tragam mais para o campo físico, de certa forma, e explora nossos sentidos. É aí que a arquitetura entra, reunindo os nossos sentidos visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil.

Leia mais...

Opinião A resistência do “notório saber”

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Roberto Boaventura da Silva Sá

Para minha felicidade, no início de minha carreira, conheci colegas/amigos com esse perfil: eruditos, mesmo sem títulos. Sempre que pude, timidamente, estive por perto daquelas eminências que, de forma tão simples, perambulavam pelos corredores do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras, hoje, Instituto de Linguagens/Faculdade de Comunicação e Artes.

Leia mais...

Opinião Cuiabá e o transporte público

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Julier Sebastião da Silva

Mesmo não fazendo uso dos coletivos públicos diariamente, acompanho atentamente a gestão do modal na cidade ao longo dos últimos 20 anos.

Leia mais...

Opinião A Justiça está em crise ou a crise é objeto da Justiça? Uma análise histórica

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Gabriela Novis Neves

Com o direito romano, a aplicação prática dessa história ganhou concretude e os pretores romanos que julgavam os casos tinham o poder de controle de justiça do direito escrito ao invocar o direito natural, aplicando o justo para fazer justiça do caso concreto. Cada caso era julgado de uma forma e muitas vezes para uma mesma relação de fato eram dadas soluções contraditórias.

Leia mais...

Opinião Botox e o Lifting de Nefertiti

Publicado em Sábado - 11 de Julho de 2020 | por Aline Dalavia

Conhecida há mais de três mil anos por seus traços perfeitos, a rainha egípcia Nefertiti hoje dá nome a uma técnica dermatológica de embelezamento que usa a toxina botulínica para rejuvenescer a área do pescoço e, de quebra, evitar a formação da papada.

Leia mais...

Opinião A revisão dos contratos de franquia em tempos de pandemia

Publicado em Sábado - 11 de Julho de 2020 | por Lisiane Valéria Linhares Schmidel

A submissão contratual, por sua vez, pode ser fator de revisão e até resolução, independente de fatos extraordinários e que deixam de assim ser, como a pandemia pelo Covid-19, já a submissão contratual ampara a possibilidade de revisão contratual por onerosidade excessiva, com muito mais força jurídica do que a pandemia, se o sujeito que pretende a revisão, consiga comprovar que durante a execução do contrato, as atitudes da parte fornecedora, excedem a expectativa de prejuízo e reduz as chances de ganho daquele que se sujeita.

Leia mais...

Opinião Justiça de MT avança na digitalização de processos físicos

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2020 | por Leandro Facchin

Inovações e investimentos em tecnologia fizeram com que o Judiciário mato-grossense registrasse, em junho, 5.259 decisões colegiadas na 2ª Instância, um crescimento de 79,49% se comparado ao mesmo período de 2019, que registrou 2.930.

Leia mais...

Opinião Cabaré de cegos

Publicado em Sexta - 10 de Julho de 2020 | por Renato Gomes Nery

Você que me lê deve ter alguém da sua família ou do seu círculo de amizades que, também, foi vítima do mesmo mal. Enfim, estamos frente a uma tragédia universal e anunciada. Tivemos, aqui no Estado de Mato Grosso, tempo para nos preparar, pois foi um dos últimos estados onde a doença apareceu.

Leia mais...