Artigos
Opinião Onde perdemos o rumo?
Deve ter sido lá atrás, quando éramos acostumados com a escravidão. Foram mais de trezentos anos, no campo e na cidade, em todas as regiões do país, a presença dos negros escravizados, trabalhando, produzindo, carregando, limpando, cabeça baixa, sem reclamar pra o dono não ser obrigado a castigar. Foi nesse tempo, aliás, que um conceito muito torto de “bondade”, “generosidade" foi se formando.
Opinião Dia de Reis
Agora, muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso tempo atrás e a imprensa falou: sem provas, o presidente. O que aconteceu ontem é a continuação de uma campanha de Trump para minar o processo democrático dos Estados Unidos. Ao não reconhecer a derrota, ir para as redes sociais alegar fraude, pressionar autoridades a mudar os resultados e atrapalhar o andamento do processo democrático.
Opinião O mito da imparcialidade
O que expõe maior distância entre as duas deusas é a imagem da espada e da balança. Enquanto a representação grega se encontra com a balança em uma mão e a espada em outra, Justiça, ou Iustitia, prefere a prática do ‘jus-dicere’, tendo a balança segurada nas duas mãos. Em consequência, a espada é apenas apoiada, em posição de inércia, podendo ser utilizada quando for preciso.
Opinião A palavra do ano 2020
Dicionários mundo afora elegem, ano a ano, palavras para representar aquele período de tempo. Em anos anteriores, o inglês Oxford “elegeu” termos como “pós-verdade” e “emergência climática”. 2020 foi tão atípico que importantes dicionários britânicos, como o Merriam-Webster e o Collins, além do Oxford, dividiram-se entre “pandemy”; “lockdown”; “Black Lives Mattar”.
Opinião Os deuses foram Pilatos
Mas só teria essa postura quem, de fato, havia internalizado a dimensão da tragédia vivida, não apenas pelas vítimas diretas da covid-19, em especial pelas que saíram dos hospitais em caixões lacrados e sem velório, mas por todos os familiares e amigos de cada uma dessas vítimas fatais. Em menos de um ano, foram quase 200 mil! Como foi lembrado por um telejornal, número que não é encontrado em 97% de nossas cidades.
Opinião O poder da autoestima
Para que a autoestima se firme na sua vida, você precisa entender que o respeito com o próximo é importante. Grande parte das pessoas que possui uma bela autoestima tem um grandioso respeito por elas e pelas outras pessoas.
Opinião Cuiabá, um bom lugar
Seria óbvio assinalar que esta posição estratégica requer visões de governantes estadistas. Nenhuma cidade no mundo atual cresce sem olhar pra sua carteira de identidade e saber de onde veio e pra onde vai. Quanto mais a cidade for vista nesse panorama, mais importante será para os negócios, e muito melhor pra quem mora nela.
Opinião Os novos desafios para os prefeitos eleitos de Mato Grosso
Os prefeitos reeleitos e também os novos eleitos de Mato Grosso terão pela frente muitos desafios na gestão das áreas de Saúde, Educação, Social e Infraestrutura nos municípios. São setores estratégicos para a administração municipal, que concentra diversas atribuições e exige extrema responsabilidade para atender as demandas locais e principalmente a expectativa dos cidadãos, que certamente vão cobrar o cumprimento das metas de cada gestor.
Opinião Mudaria o natal ou mudei eu
No Natal é festejada e comemorado como mudança, com o nascimento de uma vida que iria mudar para sempre o destino da sociedade ocidental. A sua comemoração é a celebração de uma nova vida e de um novo tempo, pois vida nova é a renovação, o que implica na revisão das formas de ser e viver.