Publicado em Sexta - 21 de Dezembro de 2018 | por Claudia Santos

Opinião Virei chefe, e agora?

Entender o contexto – sabemos que a ansiedade de conquistar a equipe, mostrar resultados e até impor um pouco de autoridade para ser respeitado, faz com que o novo chefe chegue fazendo mudanças. Muita calma nessa hora. O ideal é esperar um pouco, entender o contexto, a dinâmica da empresa, dos relacionamentos, a política e os jogos de interesse que existem dentro da companhia. Isso é essencial para que se possa tomar qualquer tipo de atitude e até mesmo propor as mudanças que o novo líder tem em seu planejamento;

Leia mais...

Opinião E a sua lista?

Publicado em Sexta - 21 de Dezembro de 2018 | por Eduardo Póvoas

Eu já fiz a minha, só que com outro nome. Ao invés de ser uma lista de pedidos como, troca de carro, emagrecer um pouco, viagens maravilhosas e outras coisas mais, será uma lista de profundo agradecimento a Deus por tudo que ele nos deu neste ano.

De agradecer por ter me dado a capacidade de respirar sem aparelhos, a capacidade de andar sem ajuda de prótese, de ter e poder se alimentar e de ter as faculdades mentais em pleno funcionamento para saber que, sem Ele e sem sua ajuda, nada poderia fazer ou receber.

Leia mais...

Opinião A democracia

Publicado em Quinta - 20 de Dezembro de 2018 | por Renato Gomes Nery

A maior e mais próspera nação do mundo foi erigida, há mais de dois séculos, sob a tutela do regime democrático. É nele onde prospera as mais avançadas nações do mundo civilizado, apesar de todos os seus defeitos e fraquezas. Foi nele onde se possibilitou a igualdade de oportunidades. Onde a pobreza e as desigualdades foram e são mais bem combatidas. De onde saiu as soluções políticas, sociais e científicas que possibilitaram meios de a civilização sair do obscurantismo e da ignorância e avançar anos luz no aprofundamento do conhecimento, das tecnologias, e de sua libertação.

Leia mais...

Opinião Igualdade e Oportunidade

Publicado em Quinta - 20 de Dezembro de 2018 | por Faissal Calil

Esse gênesis impulsionou a formação da Defensoria Pública, já no Império, em 1870, o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou assistência jurídica aos incapacitados de arcar com o ônus advocatício. Em 1950, a Lei 1060 permitiu a gratuidade nos processos.

Na Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LXXIV, atribuiu ao Estado a obrigatoriedade e garantiu o direito ao cidadão. Em 1994, a Lei Complementar organizou a estrutura e definiu funções.

Leia mais...

Opinião O despertar de um gigante

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Eduardo Leite

O Brasil também despertou! Dizem as milhares de notícias e mensagens, em especial nas redes sociais. No dia 28 de Outubro de 2018 demos a mostra disso! Os conservadores venceram! Seria muito paranóico, mas sim, existem pessoas acreditando que ano que vem, não poderão andar nas ruas até tarde da noite; beijar em público; unir-se a uma pessoa do mesmo sexo; freqüentar cursos de ciências humanas (afinal, deixarão de existir pois eram esquerdistas); em suma o Mundo vai acabar no dia 1º de Janeiro de 2019. Nada mais fantasioso!

Leia mais...

Opinião O bombardeio sobre o Supremo

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Gaudêncio Torquato

Comecemos por aí. Desde o mensalão (Ação Penal 470), o Supremo cobriu-se com o manto de tribunal criminal por mais que sua ação tenha se estendido a outros importantes nichos temáticos. Mas o matiz político se adensou na esteira de ilações e inferências sobre condenações de figuras e partidos.

Leia mais...

Opinião Salário mínimo em 2019

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Clemente Ganz Lúcio

Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 954. Seguindo o critério de reajuste definido em lei, em 1º de janeiro de 2019, o salário mínimo deverá ter um reajuste correspondente à variação da inflação de 2018 e um aumento real medido pela variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 (1%). O valor deverá ficar próximo de R$ 1 mil.

Leia mais...

Opinião Por que formalizar um contrato de namoro?

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Bianca Meres Silva Theer

As pessoas, de uma forma geral, buscam segurança patrimonial nas suas relações pessoais, optando por pactos nupciais nos casamentos, testamentos e, seguindo essa tendência, por contratos de namoro.

O contrato de namoro, por sua vez, é um instrumento viável e que pode ser utilizado como prova de que aquela relação amorosa não possui a intenção de constituir família e de que não preenche os requisitos da União Estável, por vontade expressa do casal.


Leia mais...

Opinião Como definir metas e conquistar sonhos?

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Luciana Carreteiro

Mas como definir as metas da maneira correta para que realmente os sonhos se tornem realidade? Dois fatores são essenciais. O primeiro é ser o mais específico possível. Estudiosos já comprovaram que quanto mais específica sua meta é, mais a sua performance será afetada, ou seja, metas específicas geram maiores resultados.

Lembre-se que a sua meta precisa ser desafiadora de forma que você possa superá-la, e que ela também precisa ter um prazo determinado para que gere um comprometimento e um senso de organização da sua agenda. É essencial que a meta seja clara, para isso você pode explicar sua meta para um colega de trabalho ou um parente. Para ser ainda mais preciso, utilize o anagrama SMART: eSpecífica, Mensurável, voltada para a Ação, Relevante para você (seu trabalho ou sua vida) e baseada no Tempo.

Leia mais...

Opinião O peso da responsabilidade

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Carlos Fávaro

Confesso as minhas angústias. Conversei com muitos amigos, com políticos experientes e escutei estímulos e desânimos. No final, depois de pesar prós e contra, de ouvir a família, optei pela disputa a um cargo eleitoral. As circunstâncias acabaram por me levar à disputa de uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2018. Lá fui, com pouca experiência política e eleitoral, disputando pelo PSD, que tenho o orgulho de presidir no Estado. Enfrentei disputa muito mais polarizada do que a de governador.

Leia mais...