Publicidade

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Cristhiane Brandão

Opinião Mulheres na governança familiar

Por conta disso, são importantes na elaboração do protocolo familiar e na criação do conselho da família, por exemplo. As habilidades femininas em liderar, conciliar, organizar e administrar projetaram nos últimos anos grande parte das mulheres para novos papeis e elas hoje têm cada vez mais espaço nas empresas.

Leia mais...

Opinião Um ano de Reforma Trabalhista: e ai?

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Ederaldo Lima

Um dado importante da reforma trabalhista é o acordo legal, este que na legislação anterior não existia e que foi uma das grandes novidades junto as mudanças que estão no mercado de trabalho, de acordo com o TST, proporcionou no total até outubro de 2018 125.621 desligamentos negociados por esta ferramenta.

Leia mais...

Opinião A prescritibilidade de reparação de danos ambientais

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Alberto Scaloppe

Assim, quando julgado no Supremo Tribunal Federal o mérito da repercussão geral, serão definidos parâmetros de prescrição para garantir segurança jurídica tanto aos danos praticados anteriormente ao estabelecimento da Constituição Federal (CF) de 1988 (cujo prazo prescricional era de cinco anos,

Leia mais...

Opinião Inoportuno!

Publicado em Quarta - 14 de Novembro de 2018 | por Faissal Calil

Refiro-me aos senadores que aprovaram recentemente por 41 votos a 16, projeto que aumenta em 16% os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o reajuste, os subsídios dos magistrados passarão de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mi.

Leia mais...

Opinião Cavalo de Troia no Enem

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2018 | por Percival Puggina

O cavalo de troia tem o poder de agir nacionalmente e de influenciar a quase totalidade dos estabelecimentos de ensino médio do país, mobilizando algo entre 5 e 7 milhões de estudantes por edição. O atrativo que oferece e a pressão de demanda que determina, leva as escolas a condicionarem seus conteúdos às pautas do ENEM. Desse modo, a burocracia do MEC dá o tom ideológico que devem entoar as salas de aula de todo o país. E depois – imenso paradoxo! – esses cavalheiros que impõem regras a todos, agitam suas bandeirinhas vermelhas em defesa da liberdade de cátedra e da autonomia do professor... Dá-me forças, Senhor!

Leia mais...

Opinião Prisão após segunda instância e o remédio para a doença errada

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2018 | por Vinícius Segatto

O princípio da presunção de inocência que tutela a liberdade dos indivíduos é previsão expressa pelo inciso LVII do artigo 5º da Constituição de 1988. Sem adentrar as questões meramente jurídicas e aproveitando para reproduzir parte do discurso de Ulysses Guimarães, quanto à Carta Magna divergir sim, entretanto, de modo algum descumprir ou afrontá-la.

Leia mais...

Opinião Caleidoscópio político

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2018 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Tudo indica que neste ano começaremos a modificar o “status quo” que permaneceu inalterado em nosso universo político devido ao processo de conscientização que tomou conta do país a partir do cerne das famílias brasileiras no momento em que tivemos coragem de enfrentar a degradação moral e civica por que estamos passando desde 1988, quando da promulgação daquela que deveria ser a Constituição Cidadã.

Leia mais...

Opinião Fim das ideologias?

Publicado em Sábado - 10 de Novembro de 2018 | por Roberto de Barros Freire

Se for doutrinação um professor pregar a liberação sexual, também seria doutrinação se um professor pregasse a castidade ou a abstenção até o casamento. Se quisermos proteger nossos rebentos da ideologia, seria bom protegê-los de todos os que apresentam crenças como fatos, inclusive dos que oferecem as crenças da ideologia cristã dominante como se fossem conhecimentos estabelecidos.

Leia mais...

Opinião Armadilhas do ego

Publicado em Sexta - 09 de Novembro de 2018 | por Cynthia Lemos

Sarah não tinha essa sabedoria, e em prol, segundo sua visão, de ser respeitada e aprovada como tal, ela compra um carro melhor do que o da dona da empresa, parcelado em 72 vezes, comprometendo cerca de 70% por cento do seu novo aumento por seis anos com aquela aquisição.

Leia mais...

Opinião Robotização da função fiscal

Publicado em Sexta - 09 de Novembro de 2018 | por icardo Varrichio e Bruno Brandão

A automação por meio de robôs de plataformas digitais pode se seletiva, focando em áreas de atividade específicas da função fiscal e não necessariamente em todo o departamento.

Leia mais...