Publicado em Sábado - 22 de Dezembro de 2018 | por Charles Setúbal

Opinião Quem defende bandido, pode ser chamado de quê?

É a mais pura realidade, SE e somente SE você continuar com as más companhias e/ou não souber distingui-las. Por exemplo: você será um omisso se andar com pessoas omissas, você será um oportunista se você andar com oportunistas, você será um mentiroso se andar com mentirosos, você será um ladrão se andar com ladrões e daí por diante, seguindo um raciocínio lógico. Se a pessoa for esperta, ela verá que a companhia faz mal e sairá de perto. Isso vale para qualquer um.

Leia mais...

Opinião Importância do ‘propósito’ na empresa familiar

Publicado em Sábado - 22 de Dezembro de 2018 | por Cristhiane Brandão

Um exemplo muito positivo na governança familiar é o Grupo Stefani, que foi fundado em 1954 com o nome do seu criador, e atualmente está na sua terceira geração. Mesmo reunindo várias empresas dos setores de transporte rodoviário de cargas líquidas, comercialização e distribuição de combustíveis, o grupo que possui 620 colaboradores e sede em Canoas (RS), se mantém coeso, próspero e sólido.

Leia mais...

Opinião Virei chefe, e agora?

Publicado em Sexta - 21 de Dezembro de 2018 | por Claudia Santos

Entender o contexto – sabemos que a ansiedade de conquistar a equipe, mostrar resultados e até impor um pouco de autoridade para ser respeitado, faz com que o novo chefe chegue fazendo mudanças. Muita calma nessa hora. O ideal é esperar um pouco, entender o contexto, a dinâmica da empresa, dos relacionamentos, a política e os jogos de interesse que existem dentro da companhia. Isso é essencial para que se possa tomar qualquer tipo de atitude e até mesmo propor as mudanças que o novo líder tem em seu planejamento;

Leia mais...

Opinião E a sua lista?

Publicado em Sexta - 21 de Dezembro de 2018 | por Eduardo Póvoas

Eu já fiz a minha, só que com outro nome. Ao invés de ser uma lista de pedidos como, troca de carro, emagrecer um pouco, viagens maravilhosas e outras coisas mais, será uma lista de profundo agradecimento a Deus por tudo que ele nos deu neste ano.

De agradecer por ter me dado a capacidade de respirar sem aparelhos, a capacidade de andar sem ajuda de prótese, de ter e poder se alimentar e de ter as faculdades mentais em pleno funcionamento para saber que, sem Ele e sem sua ajuda, nada poderia fazer ou receber.

Leia mais...

Opinião A democracia

Publicado em Quinta - 20 de Dezembro de 2018 | por Renato Gomes Nery

A maior e mais próspera nação do mundo foi erigida, há mais de dois séculos, sob a tutela do regime democrático. É nele onde prospera as mais avançadas nações do mundo civilizado, apesar de todos os seus defeitos e fraquezas. Foi nele onde se possibilitou a igualdade de oportunidades. Onde a pobreza e as desigualdades foram e são mais bem combatidas. De onde saiu as soluções políticas, sociais e científicas que possibilitaram meios de a civilização sair do obscurantismo e da ignorância e avançar anos luz no aprofundamento do conhecimento, das tecnologias, e de sua libertação.

Leia mais...

Opinião Igualdade e Oportunidade

Publicado em Quinta - 20 de Dezembro de 2018 | por Faissal Calil

Esse gênesis impulsionou a formação da Defensoria Pública, já no Império, em 1870, o Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou assistência jurídica aos incapacitados de arcar com o ônus advocatício. Em 1950, a Lei 1060 permitiu a gratuidade nos processos.

Na Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LXXIV, atribuiu ao Estado a obrigatoriedade e garantiu o direito ao cidadão. Em 1994, a Lei Complementar organizou a estrutura e definiu funções.

Leia mais...

Opinião O despertar de um gigante

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Eduardo Leite

O Brasil também despertou! Dizem as milhares de notícias e mensagens, em especial nas redes sociais. No dia 28 de Outubro de 2018 demos a mostra disso! Os conservadores venceram! Seria muito paranóico, mas sim, existem pessoas acreditando que ano que vem, não poderão andar nas ruas até tarde da noite; beijar em público; unir-se a uma pessoa do mesmo sexo; freqüentar cursos de ciências humanas (afinal, deixarão de existir pois eram esquerdistas); em suma o Mundo vai acabar no dia 1º de Janeiro de 2019. Nada mais fantasioso!

Leia mais...

Opinião O bombardeio sobre o Supremo

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Gaudêncio Torquato

Comecemos por aí. Desde o mensalão (Ação Penal 470), o Supremo cobriu-se com o manto de tribunal criminal por mais que sua ação tenha se estendido a outros importantes nichos temáticos. Mas o matiz político se adensou na esteira de ilações e inferências sobre condenações de figuras e partidos.

Leia mais...

Opinião Salário mínimo em 2019

Publicado em Quarta - 19 de Dezembro de 2018 | por Clemente Ganz Lúcio

Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 954. Seguindo o critério de reajuste definido em lei, em 1º de janeiro de 2019, o salário mínimo deverá ter um reajuste correspondente à variação da inflação de 2018 e um aumento real medido pela variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 (1%). O valor deverá ficar próximo de R$ 1 mil.

Leia mais...

Opinião Por que formalizar um contrato de namoro?

Publicado em Terça - 18 de Dezembro de 2018 | por Bianca Meres Silva Theer

As pessoas, de uma forma geral, buscam segurança patrimonial nas suas relações pessoais, optando por pactos nupciais nos casamentos, testamentos e, seguindo essa tendência, por contratos de namoro.

O contrato de namoro, por sua vez, é um instrumento viável e que pode ser utilizado como prova de que aquela relação amorosa não possui a intenção de constituir família e de que não preenche os requisitos da União Estável, por vontade expressa do casal.


Leia mais...